A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Museu da Pessoa: uma metodologia e uma implementação para preservar a nossa herança cultural oral Ana Grudzinski Jorge Gustavo Rocha Pedro Rangel Henriques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Museu da Pessoa: uma metodologia e uma implementação para preservar a nossa herança cultural oral Ana Grudzinski Jorge Gustavo Rocha Pedro Rangel Henriques."— Transcrição da apresentação:

1 Museu da Pessoa: uma metodologia e uma implementação para preservar a nossa herança cultural oral Ana Grudzinski Jorge Gustavo Rocha Pedro Rangel Henriques Susana Correia npMP Dep. de Informática - Universidade do Minho

2 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )2 Motivação Apresentação de um projecto inédito em Portugal,, que visa preservar a nossa Herança Cultural, transmitida por via oral, com base na captação e tratamento de Histórias de Vida, Que nos parece ter grande afinidade com este projecto de Memória das T e dos SI

3 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )3 Organização Apresentação geral do np-MP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão

4 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )4 Quem somos? O Museu da Pessoa é um projecto de Memória Oral que se insere na actual corrente que defende a capacidade de intervenção social resultante da recuperação da identidade cultural inerente à preservação da tradição oral.

5 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )5 Quem somos? O Museu da Pessoa é um Museu Virtual (suportado na Internet e na WWW) que mostra histórias de vida relacionadas entre si de diferentes formas (temas, eventos,…)

6 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )6 Quem somos? O Núcleo Português do Museu da Pessoa ( np-Mp ), criado em 1999, por um grupo de docentes do Departamento de Informática da Universidade do Minho, é uma ramificação do Museu da Pessoa de São Paulo, Brasil, que foi fundado em 1992.

7 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )7 Que fazemos? Recolhemos e tratamos depoimentos de pessoas, célebres e anónimas, para perpetuar a sua história, e devolver à própria sociedade a experiência de cada um. Interessamo-nos pelo Eu, pelo homem comum, pelas experiências e acontecimentos que cada um vive.

8 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )8 A partir da história do Indivíduo construimos: histórias das famílias, das instituições, das comunidades... Enfim, preservamos a memória! O que conseguimos?

9 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )9 Organização Apresentação geral do NPMP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão

10 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )10 Memória Oral e Histórias de Vida A História Oral baseia-se na pesquisa sobre material gravado, entrevistas de carácter histórico e documental, com testemunhas de acontecimentos, conjunturas, movimentos, instituições e modos de vida da história contemporânea.

11 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )11 Memória Oral e Histórias de Vida A utilização da Memória Oral, em tempo mais remotos, como meio de preservar a História e as tradições culturais dos povos. O objectivo de tornar a História uma disciplina científica, a partir do século XIX, fez com que a sua veracidade fosse questionada. No século XX, principalmente a partir dos anos 50, sentiu- se um crescente interesse pelo uso da História Oral, como metodologia de pesquisa histórica.

12 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )12 Memória Oral e Histórias de Vida A História de Vida refere-se a relatos de experiências vivenciadas por um sujeito individual. Os relatos de História de Vida não devem ser vistos como versão única da História, eles representam, como outras fontes históricas, pistas do passado... Como tal passará por uma intensa investigação e avaliação até se chegar a uma interpretação aproximada do que tenha ocorrido no passado.

13 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )13 Organização Apresentação geral do NPMP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão

14 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )14 Metodologia 1ª Fase - Preparação Pesquisa Concepção do guião da entrevista

15 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )15 Metodologia 2ª Fase - Aquisição Captação das Histórias de Vida Recolha de material anexo (fotografias, documentos, diplomas, objectos,...)

16 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )16 Metodologia 3ª Fase - Tratamento das Histórias de Vida Transcrição da Entrevista Edição e Anotação da Entrevista Arquivo: catalogação (criação de índices) e armazenamento

17 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )17 Metodologia 4ª Fase – Divulgação Distribuição em WWW Publicação em livro Etc...

18 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )18 Organização Apresentação geral do NPMP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão

19 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )19 Que Desenvolvemos? Projectos de: Valorização de regiões, cidades, locais e comunidades; Valorização de ofícios e artes; Índole Pedagógica; Marketing institucional.

20 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )20 Projectos Desenvolvidos Memórias da Cidade do Porto – Porto 2001; Barroso e as suas histórias de vida; Projectos de Famalicão: Centro de Dia de Joane; Memórias da Universidade do Minho; Café A Brasileira, suas memórias; Percursos de Vida nos Transportes Colectivos do Porto – Museu do Carro Eléctrico; Vidas Galp – Galp Energia.

21 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )21 Conclusão É importante alimentarmos o hábito de contar e ouvir Histórias e de as registarmos para que as gerações vindouras possam, indirectamente, sentir e viver experiências dos seus antepassados. Com a metodologia do np-MP é possível contribuir também para a memória das Tecnologias e Sistemas de Informação…

22 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )22 Preservar o passado… …nas tecnologias do presente… …para relembrar no futuro!

23 menTSI / 2005.Jan.27np do Museu da Pessoa ( DI/UM )23 Contactos Núcleo Português do Museu da Pessoa Departamento de Informática Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710 – 057 Braga Tel. : Fax: Web: ou


Carregar ppt "Museu da Pessoa: uma metodologia e uma implementação para preservar a nossa herança cultural oral Ana Grudzinski Jorge Gustavo Rocha Pedro Rangel Henriques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google