A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O bicho homem ataca Deixando a modéstia de lado, vamos admitir que nós, os seres humanos, somos realmente incríveis: construímos cidades, criamos teorias,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O bicho homem ataca Deixando a modéstia de lado, vamos admitir que nós, os seres humanos, somos realmente incríveis: construímos cidades, criamos teorias,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O bicho homem ataca Deixando a modéstia de lado, vamos admitir que nós, os seres humanos, somos realmente incríveis: construímos cidades, criamos teorias, inventamos máquinas… Mas será que a Natureza também acha que somos tão bonsassim? Provavelmente não! Afinal, a grande maioria dos problemas que o planeta enfrenta são causados pelo bicho homem!

3 O bicho homem ataca A Terra seria totalmente capaz de preservar a sua biodiversidade, sem precisar de protecção extra, se o homem não insistisse em interferir e modificar a Natureza. O homem elege o planeta como espécie de escravo que existe para servir e ser explorado, sem receber nada em troca. Por causa desses homens a biodiversidade está ameaçada e necessita de ajuda.

4 O bicho homem ataca Antes do homem aparecer, os seres vivos viviam num ecossistema equilibrado. Depois chega o homem e constrói uma cidade sobre esse ecossistema. O que acontece? Cimento, asfalto, carros, fábricas A maioria das espécies não consegue adaptar-se à mudança e morre. Se o desaparecimento de uma espécie altera o equilíbrio do ecossistema imagine-se o desaparecimento da maioria. O ecossistema não aguenta e MORRE !

5 O bicho homem ataca Um ecossistema é como um jogo de xadrez gigante. Cada ser vivo é uma peça, com lugar e função definidas. É a movimentação de cada um desses seres que é fundamental para o jogo da vida! Mas… e se uma nova peça é colocada no jogo? Se alguém resolve soltar tigres num local onde existem outros felinos? Eles vão competir e desequilibrar o ecossistema. E as plantas? Uma espécie exótica pode causar graves problemas num ecossistema., porque junto com estas espécies vêm também doenças exóticas.

6 O bicho homem ataca Por mais que a Natureza seja incrível, ela não é inesgotável. Se, por exemplo, uma espécie de árvore é continuamente derrubada, ou um animal é sistematicamente caçado, um dia eles serão exterminados.

7 O bicho homem ataca Será que, quando o primeiro homem apareceu à face da Terra, encontrou uma placa dizendoPropriedade dos Seres Humanos? Claro que não! Nenhuma espécie é dona do planeta e, todas são. Então, tem cabimento o homem destruir as espécies para satisfazer as suas necessidades? É preciso respeitar a vida. Sem biodiversidade não é possível!

8 O bicho homem ataca Estás com gripe? Precisas de um xarope? Mas… de onde vêm os ingredientes do xarope? Quem pensou na Natureza acertou! Parte dos medicamentos que o homem usa vem dos animais e das plantas. Para teres uma ideia 40% dos medicamentos produzidos são extraídos da Natureza. A aspirina tem um pezinho na floresta, uma das substâncias mais importantes desse medicamento é derivada do salgueiro.

9 O bicho homem ataca Ai que fome! Adivinha só o que é o almoço? Muitos produtos da biodiversidade! Ou pensaste que a comida nasce no supermercado? A carne e os vegetais que comemos não estão ameaçados de extinção porque são resultantes da actividade agrícola e agropecuária, mas também dependem da biodiversidade.

10 O bicho homem ataca Já paraste para pensar quantas espécies de seres vivos existem no planeta? Na tua casa podes ter: cão, gato, galinhas, moscas, baratas, vacas, ervas daninhas, flores etc. Isto é só um pedacinho da

11 O bicho homem ataca Poluição – Qualquer alteração, indesejável, nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, água, solo ou alimentos que afecte negativamente a sobrevivência, saúde ou actividade dos organismos vivos. Poluente – Substância química ou forma de energia, por norma de origem antrópica, causadora de impacte ambiental negativo.

12 O bicho homem ataca Poluição da atmosfera: Efeito de estufa Redução da camada de ozono Chuvas ácidas Poluição da água Poluição do solo

13 O bicho homem ataca O equilíbrio da vida na Terra depende muito do clima. A maioria dos seres vivos não consegue sobreviver nem com muito calor nem com muito frio. A poluição está transformando o clima do planeta e a Terra está a ficar parecida com uma estufa.

14 O bicho homem ataca O chamado efeito de estufa deve-se à presença na atmosfera de certos gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água, os quais impedem a libertação para o espaço das radiações infravermelhas emitidas pelo Sol e reflectidas pela superfície terrestre. Como consequência deste fenómeno temos o aquecimento da superfície do nosso planeta e das camadas inferiores da atmosfera. O efeito de estufa, quando dentro dos valores normais, é benéfico, permitindo a existência de vida na Terra. Assim o problema não é o efeito de estufa, mas sim o seu aumento anormal e as consequências do mesmo.

15 O bicho homem ataca O aparecimento da camada de ozono nas altas camadas da atmosfera permitiu que os seres vivos pudessem começar a colonizar os ambientes continentais. O Sol emite diversos tipos de radiações, entre as quais as ultravioletas, que são letais para os seres vivos. O ozono existente entre os 12 e os 50 Km de altitude, impede a entrada dessas radiações, protegendo os seres vivos. Nos últimos anos tem-se verificado uma redução na camada de ozono, fenómeno conhecido por buraco do ozono o que pode ter consequências dramáticas.

16 O bicho homem ataca Actualmente verificam-se já situações que são consequência do aumento do efeito de estufa: fusão progressiva de glaciares como o Upsala e campos de gelo que põem em risco muitas espécies como o urso- -branco, focas e pinguins. Caso não sejam tomadas medidas que permitam diminuir a emissão de gases com efeito de estufa, pode vir a ocorrer uma maior fusão dos glaciares e campos de gelo. Então o nível médio dos oceanos subirá, ameaçando as regiões costeiras.

17 O bicho homem ataca O buraco do ozono não é, na realidade um buraco. É uma redução da camada de ozono que ocorre anualmente sobre a Antárctida e também sobre o Árctico, reconstituindo-se na Primavera seguinte. O ciclo do ozono, caso não ocorresse qualquer perturbação, estaria em equilíbrio.

18 O bicho homem ataca Todas as pesquisas confirmam (desde 1974) que os denominados clorofluorcarbonetos (gases CFC) são os grandes responsáveis pela destruição da camada de ozono. A permanência dos CFC na alta atmosfera é longa. A posição dos cidadãos é fundamental na resolução do problema considerado.

19 O bicho homem ataca Efeitos da diminuição da camada de ozono Saúde humana: Queimaduras solares profundas Maior número de cataratas oculares Enfraquecimento do sistema imunitário Alimentação e floresta: Diminuição de colheitas Redução de espécies piscícolas Diminuição da produtividade florestal Aquecimento global: Aceleração do aquecimento devido à menor capacidade do Oceano retirar o dióxido de Carbono da atmosfera através do fitoplâcton.

20 O bicho homem ataca As chuvas ácidas são essencialmente resultantes da emissão para atmosfera de dióxido de enxofre, e de dióxido de azoto pelas centrais termoeléctricas e pelos veículos automóveis. Estes gases combinam-se com o vapor de água atmosférico, originando ácido sulfúrico e ácido nítrico. Como resultado formam-se as chuvas ácidas, que são nocivas para a vegetação, para o fitoplâncton e para os restantes seres vivos, além de provocarem corrosão nos monumentos e estátuas.

21 O bicho homem ataca Efeitos: Dores de cabeça Desconforto Asma Bronquite Cancro Problemas de coração Cansaço

22 O bicho homem ataca

23 Algumas Medidas Preventivas: Utilizar os transportes colectivos Utilizar fontes de energia menos poluentes Fabricar automóveis equipados com conversores catalíticos, que não permitem a libertação de gases tóxicos. Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre

24 Poluição da Água A água é um dos bens naturais mais utilizados, sendo fundamental para a manutenção da vida. As actividades humanas têm provocado graves perturbações nos ecossistemas aquáticos e na vida humana. A água está poluída quando a sua composição é alterada por substâncias ou formas de energia que impeçam a sua normal utilização.

25 Poluição das Águas Subterrâneas

26 Poluição da água – Principais causas Agentes infecciosos Altos níveis de nutrientes Substâncias químicas tóxicas Excesso de calor

27 Poluição da água - Continuação Muitos poluentes tóxicos, como certos pesticidas, causam graves problemas nos ecossistemas, mesmo quando atingem a água em baixas concentrações. Ex: DDT. Armazenados nos tecidos dos seres vivos, os poluentes tóxicos podem também passar para a descendência através dos ovos ou do leite das mães. Podem continuar a actuar ao longo de gerações, mesmo depois de deixarem de ser aplicados.

28 Poluição da água – Cont. DDT – Diclorodifeniltricloroetano As propriedades do DDT foram descobertas em 1939 por Paul Müller, o que lhe valeu posteriormente o Prémio Nobel da Medicina, devido ao uso do DDt no combate à malária. O DDT também foi utilizado na Segunda Guerra Mundial para prevenção de tifo em soldados, que o utilizavam na pele para combate aos piolhos. Posteriormente foi usado na agropecuária, devido ao baixo preço e elevada eficiência.

29 Poluição dos Solos A poluição dos solos é preocupante, já que tem vindo a aumentar, devido à infiltração de águas poluídas ao uso de agrotóxicos e à acumulação de materiais sólidos. São vários os sectores da actividade humana envolvidos na poluição dos solos, contribuindo para a sua degradação.

30 Poluição dos Solos Agricultura intensiva Utilização de uma quantidade excessiva de fertilizantes e pesticidas que para além da poluição ainda podem contribuir para a diminuição da fertilidade do solo.

31 Poluição dos Solos Indústria Infiltração, no solo, de produtos tóxicos provenientes de refinarias de petróleo e de fábricas de produtos químicos entre outras, modificando a sua composição.

32 Poluição dos Solos Postos de combustíveis Depósitos subterrâneos de combustíveis, podem derramar, para o solo, produtos altamente tóxicos, quando não são devidamente conservados.

33 Poluição dos Solos Exploração mineira As escombreiras a céu aberto, quando não são controladas, podem originar problemas graves de poluição do solo.

34 Poluição dos Solos Poluição doméstica A acumulação de materiais sólidos também contribui para a poluição dos solos. O lixo doméstico é composto por resíduos gerados no dia- a-dia nas nossas casas, e por extensão, nos restaurantes, hospitais, locais de trabalho etc.

35 Destruição de habitats A expansão das actividades sócio – económicas da nossa espécie tem sido a principal responsável pela modificação e/ou destruição de muitos habitats. Em todo o Mundo a destruição da vegetação nativa, para exploração de madeira ou para uso da terra, tem atingido níveis alarmantes.

36 Desflorestação O que é a desflorestação? É a devastação de florestas e locais de vegetação abundante, fundamentalmente causada pela actividade humana.

37 Causas da desflorestação Incêndios florestais Chuvas ácidas Abate de árvores pelo elevado valor económico das madeiras.

38 Consequências da desflorestação Erosão acelerada dos solos. Diminuição da humidade atmosférica o que altera o regime de chuvas. Destruição de habitats, pondo em risco a vida de muitas espécies. Aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera e consequente aumento do efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global.

39 Tu podes fazer a diferença! A salvaguarda das florestas e a preservação das espécies depende do comportamento de cada um de nós.


Carregar ppt "O bicho homem ataca Deixando a modéstia de lado, vamos admitir que nós, os seres humanos, somos realmente incríveis: construímos cidades, criamos teorias,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google