A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FILOSOFIA DE DAVID HUME 1711-76. TESES CENTRAIS NOSSAS IDEIAS SOBRE O REAL SE ORIGINAM DE NOSSA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. A PERCEPÇÃO É CONSIDERADA COMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FILOSOFIA DE DAVID HUME 1711-76. TESES CENTRAIS NOSSAS IDEIAS SOBRE O REAL SE ORIGINAM DE NOSSA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. A PERCEPÇÃO É CONSIDERADA COMO."— Transcrição da apresentação:

1 A FILOSOFIA DE DAVID HUME

2

3 TESES CENTRAIS NOSSAS IDEIAS SOBRE O REAL SE ORIGINAM DE NOSSA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. A PERCEPÇÃO É CONSIDERADA COMO CRITÉRIO DE VALIDADE DESSAS IDÉIAS, QUE, QUANTO MAIS PRÓXIMAS DA PERCEPÇÃO QUE AS ORIGINOU, MAIS NÍTIDAS E FORTES SÃO

4 A ORIGEM DAS IDÉIAS TODOS OS CONTEÚDOS DA CONSCIÊNCIA, CONSTITUEM PERCEPÇÕES: 1) AS PERCEPÇÕES QUE PENETRAM COM MAIOR FORÇA E EVIDÊNCIA NA CONSCIÊNCIA CHAMAM- SE IMPRESSÕES: OUVIR UMA MÚSICA 2) AS IMAGENS ENFRAQUECIDAS DESTAS IMPRESSÕES CHAMAM-SE IDÉIAS OU PENSAMENTOS: LEMBRAR A MÚSICA

5 A DIFERENÇA ENTRE IMPRESSÃO E IDEIA É, POR EXEMPLO, A QUE EXISTE ENTRE A DOR DE UM CALOR EXCESSIVO E A IMAGEM DESSA DOR NA MEMÓRIA. A IDÉIA NUNCA PODE ALCANÇAR A VIVACIDADE E A FORÇA DA IMPRESSÃO. TODA IDEIA DERIVA DA IMPRESSÃO CORRESPONDENTE E NÃO EXISTEM IDEIAS OU PENSAMENTOS DE QUE SE NÃO TENHA TIDO PRECEDENTEMENTE A IMPRESSÃO.

6 AS ASSOCIAÇÕES DE IDÉIAS OS PROCESSOS COGNITIVOS DO ENTENDIMENTO OCORREM QUANDO A MENTE REÚNE, JUNTA, CONECTA MAIS DE UMA IDÉIA TODA A REALIDADE DEVE REDUZIR-SE ÀS RELAÇÕES COM QUE SE UNEM ENTRE SI AS IMPRESSÕES E AS IDEIAS.

7 TRÊS TIPOS DE ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS SEMELHANÇA: QUANDO UMA PESSOA VÊ UM RETRATO, PENSA NO QUE ESTÁ RETRATADO CONTIGUIDADE NO TEMPO E NO ESPAÇO: PELA QUAL A IDÉIA DE NUVEM FAZ PENSAR NO BRANCO, POIS NEVE E BRANCO SÃO IDÉIAS PRÓXIMAS OU CONTÍGUAS CAUSALIDADE: PELA QUAL A IDÉIA DE FERIMENTO LEVA A PENSAR NA IDÉIA DE DOR, COMO UMA RELAÇÃO DE CAUSA (FERIMENTO) E EFEITO (DOR).

8 A CRENÇA E O HÁBITO A AFIRMAÇÃO QUE TODO EFEITO DEVE TER UMA CAUSA COMO PRINCÍPIO RACIONAL NÃO PASSA DE UMA FICÇÃO RACIONALISTA, POIS AS CAUSAS E OS EFEITOS NÃO SÃO DESCOBERTOS PELA RAZÃO, MAS PELA EXPERIÊNCIA.

9 CETICISMO COMO EXPLICAR QUE O SOL NASCERÁ AMANHÃ, SIMPLESMENTE PELO FATO DE QUE ISSO SEMPRE OCORREU? COMO EXPLICAR QUE A ÁGUA SEMPRE PASSARÁ DO ESTADO LÍQUIDO PARA O GASOSO A 100 GRAUS CELCIUS? PARA HUME A RELAÇÃO ENTRE CAUSA E EFEITO NUNCA PODE SER CONHECIDO A PRIORI, ISTO É, COM O PURO RACIOCÍNIO, MAS APENAS POR EXPERIÊNCIA.

10 TUDO AQUILO QUE SABEMOS POR EXPERIÊNCIA É QUE, DE CAUSAS QUE NOS PARECEM SEMELHANTES, ESPERAMOS EFEITOS SEMELHANTES. ESTA EXPERIÊNCIA DIZ SEMPRE RESPEITO AO PASSADO, NUNCA AO FUTURO.

11 CONCLUSÃO A CERTEZA É NA VERDADE UMA CRENÇA QUE SE DEVE A REGULARIDADE COM QUE NOSSAS EXPERIÊNCIAS SE REPETEM, GERANDO O COSTUME OU HÁBITO O HOMEM NÃO PODE ALCANÇAR, NEM MESMO NOS LIMITES DA EXPERIÊNCIA, A ESTABILIDADE E A SEGURANÇA DE UM SABER AUTÊNTICO. O SABER HUMANO É NO MÁXIMO PROVÁVEL.

12

13 EXEMPLO DE RACIOCÍNO DEDUTIVO: DO GERAL PARA O PARTICULAR TODO HOMEM É MORTAL, JOÃO É HOMEM, LOGO, JOÃO É MORTAL TODO BRASILEIRO É MORTAL, TODO PAULISTA É BRASILEIRO, LOGO, TODO PAULISTA É MORTAL.

14 EXEMPLO DE RACIOCÍNIO INDUTIVO: DO PARTICULAR PARA O GERAL O FERRO CONDUZ ELETRICIDADE, O OURO CONDUZ ELETRICIDADE, O CHUMBO CONDUZ ELETRICIDADE, ETC.... LOGO, TODO METAL CONDUZ ELETRICIDADE.

15 TODO CÃO É MORTAL. TODO GATO É MORTAL. TODO PEIXE É MORTAL. TODO CAVALO É MORTAL. LOGO, TODO ANIMAL É MORTAL.


Carregar ppt "A FILOSOFIA DE DAVID HUME 1711-76. TESES CENTRAIS NOSSAS IDEIAS SOBRE O REAL SE ORIGINAM DE NOSSA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. A PERCEPÇÃO É CONSIDERADA COMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google