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BRILHANTES 2 0 0 6 Grupo 1 (Mesas 1 e 2) - Escola E. B. 2,3 Tarouca - Escola E. B. 2,3 Sátão - Escola E. B. 2,3 Mortágua - Escola E. B. 2,3 Oliveira de.

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1 BRILHANTES Grupo 1 (Mesas 1 e 2) - Escola E. B. 2,3 Tarouca - Escola E. B. 2,3 Sátão - Escola E. B. 2,3 Mortágua - Escola E. B. 2,3 Oliveira de Frades Grupo 2 (Mesas 3 e 4) Grupo 3 (Mesas 5 e 6) Grupo 4 (Mesas 7 e 8) - Escola E. B. 2,3 Tabuaço - Escola E. B. 2,3 Cinfães - Escola E. B. 2,3 Viseu (Grão Vasco) - Escola E. B. 2,3 Abraveses - Escola E. B. 2,3 Penalva do Castelo - Escola E. B. 2,3 Repeses - Escola E. B. 2,3 Campo de Besteiros - Escola E. B. 2,3 Mangualde - Escola E. B. 2,3 Lajeosa do Dão - Escola E. B. 2,3 S. Pedro do Sul - Escola E. B. 2,3 Cabanas de Viriato - Escola E.B. 2,3 Santa Comba Dão

2 BRILHANTES INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA

3 BRILHANTES Nove paragens de autocarro estão igualmente espaçadas ao longo do trajecto. A distância da primeira à terceira paragem é 600 metros. Que distância percorre o autocarro desde a primeira à última paragem? a) 1500 m b) 1800 m c) 2400 m d) 2700 m

4 BRILHANTES Um automóvel percorre a seguinte estrada: O comprimento desta estrada é igual ao comprimento de: b) c) a) d)

5 BRILHANTES Qual o próximo número da sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8,... b) 9 c) 13 a) 10 d) 40

6 BRILHANTES Se uma máquina produz 150 objectos por minuto quantos produz em 10 segundos? b) 25 c) 30 a) 15 d) 50

7 BRILHANTES Pretendo, com cubos de madeira todos iguais, formar uma torre como a da figura. De quantos cubos necessito? b) 25 c) 35 a) 15 d) 45

8 BRILHANTES Quantos fósforos são precisos para formar o oitavo termo da seguinte sequência: b) 24 c) 27 … d) 30 a) 21

9 BRILHANTES Esta semana, enquanto se penteava, a Laura reparou que o relógio de parede colocado atrás dela se reflectia no espelho. O relógio está parado – disse ela – marca quatro horas menos cinco minutos. A Laura enganou-se! Que horas eram na realidade? b) 4h 55m c) 7h 55m a) 4h 05m d) 8h 05 m

10 BRILHANTES Utilizando uma e uma só vez cada um dos algarismos 1, 2, 3 e 4 posso escrever diferentes números como, por exemplo, Qual é a diferença entre o maior e o menor dos números assim fabricados? b) 2889 c) 3003 a) 2203 d) 3087

11 BRILHANTES Quantos eixos de simetria tem um quadrado? b) 3 c) 2 a) 4 d) 1

12 BRILHANTES Pintam-se de preto as 6 faces de um cubo de madeira. Se dividirmos este cubo em 27 cubos iguais, quantos dos cubos pequenos terão, exactamente, duas faces pintadas? b) 8 c) 12 a) 6 d) 27

13 BRILHANTES Qual dos anéis, ao ser cortado, permite separar os outros três? d) D a) A b) B c) C B A C D

14 BRILHANTES Um bidão cheio pesa 34 Kg. Quando tem leite até metade pesa 17,5 Kg. Quanto pesa o Bidão sem leite? a) Não há dados suficientes b) 1 Kg d) 1,5 Kg c) 2 Kg

15 BRILHANTES Qual dos rectângulos (A, B, C ou D) pode ser coberto pelo modelo da direita de tal maneira que o resultado seja um rectângulo totalmente preto? a) A b) Bd) D c) C A B C D

16 BRILHANTES Cortamos um vértice de um cubo. Qual das planificações apresentadas é a planificação do sólido resultante? a) A b) Bd) D c) C A B C D

17 BRILHANTES Considera uma folha de papel dividida em 16 quadrados, numerados como mostra a figura: a) 1 b) 4d) 11 c) 9 Fazemos, sucessivamente, as seguintes dobragens: - Dobramos a metade de cima sobre a metade de baixo; - Dobramos a metade de baixo sobre a metade de cima; - Dobramos a metade da direita sobre a metade da esquerda; - Dobramos a metade da esquerda sobre a metade da direita. Depois destas operações ficamos com os quadrados empilhados uns em cima dos outros. Qual o número que está escrito no quadrado de cima?

18 BRILHANTES INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA FIM PARTE II

19 BRILHANTES INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA PARTE III

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