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BRILHANTES 2 0 0 6 Grupo 1 (Mesas 1 e 2) - Escola E. B. 2,3 Tarouca - Escola E. B. 2,3 Sátão - Escola E. B. 2,3 Mortágua - Escola E. B. 2,3 Oliveira de.

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1 BRILHANTES 2 0 0 6 Grupo 1 (Mesas 1 e 2) - Escola E. B. 2,3 Tarouca - Escola E. B. 2,3 Sátão - Escola E. B. 2,3 Mortágua - Escola E. B. 2,3 Oliveira de Frades Grupo 2 (Mesas 3 e 4) Grupo 3 (Mesas 5 e 6) Grupo 4 (Mesas 7 e 8) - Escola E. B. 2,3 Tabuaço - Escola E. B. 2,3 Cinfães - Escola E. B. 2,3 Viseu (Grão Vasco) - Escola E. B. 2,3 Abraveses - Escola E. B. 2,3 Penalva do Castelo - Escola E. B. 2,3 Repeses - Escola E. B. 2,3 Campo de Besteiros - Escola E. B. 2,3 Mangualde - Escola E. B. 2,3 Lajeosa do Dão - Escola E. B. 2,3 S. Pedro do Sul - Escola E. B. 2,3 Cabanas de Viriato - Escola E.B. 2,3 Santa Comba Dão

2 BRILHANTES 2 0 0 6 INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA

3 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Nove paragens de autocarro estão igualmente espaçadas ao longo do trajecto. A distância da primeira à terceira paragem é 600 metros. Que distância percorre o autocarro desde a primeira à última paragem? a) 1500 m b) 1800 m c) 2400 m d) 2700 m

4 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Um automóvel percorre a seguinte estrada: O comprimento desta estrada é igual ao comprimento de: b) c) a) d)

5 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Qual o próximo número da sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8,... b) 9 c) 13 a) 10 d) 40

6 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Se uma máquina produz 150 objectos por minuto quantos produz em 10 segundos? b) 25 c) 30 a) 15 d) 50

7 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Pretendo, com cubos de madeira todos iguais, formar uma torre como a da figura. De quantos cubos necessito? b) 25 c) 35 a) 15 d) 45

8 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Quantos fósforos são precisos para formar o oitavo termo da seguinte sequência: b) 24 c) 27 … d) 30 a) 21

9 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Esta semana, enquanto se penteava, a Laura reparou que o relógio de parede colocado atrás dela se reflectia no espelho. O relógio está parado – disse ela – marca quatro horas menos cinco minutos. A Laura enganou-se! Que horas eram na realidade? b) 4h 55m c) 7h 55m a) 4h 05m d) 8h 05 m

10 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Utilizando uma e uma só vez cada um dos algarismos 1, 2, 3 e 4 posso escrever diferentes números como, por exemplo, 3241. Qual é a diferença entre o maior e o menor dos números assim fabricados? b) 2889 c) 3003 a) 2203 d) 3087

11 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Quantos eixos de simetria tem um quadrado? b) 3 c) 2 a) 4 d) 1

12 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Pintam-se de preto as 6 faces de um cubo de madeira. Se dividirmos este cubo em 27 cubos iguais, quantos dos cubos pequenos terão, exactamente, duas faces pintadas? b) 8 c) 12 a) 6 d) 27

13 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Qual dos anéis, ao ser cortado, permite separar os outros três? d) D a) A b) B c) C B A C D

14 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Um bidão cheio pesa 34 Kg. Quando tem leite até metade pesa 17,5 Kg. Quanto pesa o Bidão sem leite? a) Não há dados suficientes b) 1 Kg d) 1,5 Kg c) 2 Kg

15 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Qual dos rectângulos (A, B, C ou D) pode ser coberto pelo modelo da direita de tal maneira que o resultado seja um rectângulo totalmente preto? a) A b) Bd) D c) C A B C D

16 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Cortamos um vértice de um cubo. Qual das planificações apresentadas é a planificação do sólido resultante? a) A b) Bd) D c) C A B C D

17 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9 Considera uma folha de papel dividida em 16 quadrados, numerados como mostra a figura: a) 1 b) 4d) 11 c) 9 Fazemos, sucessivamente, as seguintes dobragens: - Dobramos a metade de cima sobre a metade de baixo; - Dobramos a metade de baixo sobre a metade de cima; - Dobramos a metade da direita sobre a metade da esquerda; - Dobramos a metade da esquerda sobre a metade da direita. Depois destas operações ficamos com os quadrados empilhados uns em cima dos outros. Qual o número que está escrito no quadrado de cima?

18 BRILHANTES 2 0 0 6 INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA FIM PARTE II

19 BRILHANTES 2 0 0 6 INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA PARTE III

20 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0

21 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 0

22 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 00 1 2

23 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3

24 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4

25 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 0

26 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 0

27 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 0

28 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 8 0

29 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

30 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 0

31 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 0

32 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 0

33 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 0

34 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

35 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

36 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

37 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

38 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

39 BRILHANTES 2 0 0 6 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

40 12 3 6 9..................... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20


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