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Novos desafios em estudos de mercado: Knowledge Discovery e Data Mining 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000.

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1 Novos desafios em estudos de mercado: Knowledge Discovery e Data Mining 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000

2 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 O sistema de informação de marketing

3 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Sistema de suporte à decisão Dados Recentes Dados históricos Actividades diárias Interacção on-line Dados recolhidos ao longo do tempo Sistema Operacional Data Warehouse Query & Reporting OLAP Data Mining

4 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Dos dados ao conhecimento We are drowning in information, but starving for knowledge John Naisbett A definição de descoberta de conhecimento em bases de dados (KDD); A evolução ao longo do tempo nesta área: 1970198019902000 Dados Conhecimento Statistics & Reporting Query & Data Warehousing OLAP/ROLAP Data Mining Knowledge Access

5 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Data Mining? A definição tradicional da estatística A definição no contexto de KDD: Data Mining is a process that uses a variety of data analysis tools to discover patterns and relationships in data that may be used to make valid and accurate predictions. Two Crows Corporation

6 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 O processo de Data Mining – Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) Processo standard da indústria (SPSS, Daimler-Chrysler e NCR) Composto pelas seguintes fases: Deployment Evaluation Modeling Business Understanding Data Understanding Data Preparation

7 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Problemas e técnicas utilizadas em Data Mining Segmentação de clientes Aquisição e retenção de clientes Detecção de fraude Controlo de qualidade Concessão de crédito Regressão Classificação Descrição Regressão linear Regressão logística Redes neuronais Árvores de decisão Técnicas de clustering

8 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Redes Neuronais É uma forma simplista de simular o funcionamento do cérebro humano; Todos os neurónios duma camada estão ligados a todos os outros das camadas seguintes e a cada ligação é atribuído um peso; Input layer – variáveis utilizadas para fazer previsões/classificações; Hidden layer – combinações dos neurónios de input; Output layer – Variável que queremos prever ou classificar (dados contínuos ou categóricos) Dois modelos de redes neuronais: MLP (Multi-Layer Perceptron) RBF (Radial Basis Function)

9 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Árvores de decisão As árvores de decisão têm uma interpretação mais simples pois representam regras Além da previsão e classificação, podem ser utilizadas para interpretar resultados de outros modelos Em cada nodo a pergunta é sempre: Qual o teste que melhor discrimina entre as categorias da variável objectivo Não são necessariamente binárias Vantagens sobre os modelos estatísticos tradicionais Os modelos de árvores de decisão: CHAID CART C 5.0

10 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Podem as aplicações de data mining substituir as metodologias tradicionais dos EM para responder aos problemas? Em que situações as duas metodologias são complementares? Exemplo: Retenção de clientes (assinaturas, apólices de seguro, contas bancárias, etc) Data Mining e os estudos de mercado

11 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Data Mining e os estudos de mercado Retenção de clientes É sabido que, em geral, o custo de aquisição de novos clientes é superior à manutenção dos actuais Quais os clientes que vão para a concorrência? Quais os clientes que não me interessa conservar? O que posso fazer para conservar os clientes que me interessam?

12 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Focus groups de ex-clientes por forma a: Determinar causas relevantes – informação qualitativa; Identificar possíveis variáveis não disponíveis para o passo seguinte; Recolher dados via call-center; Pós-validar os resultados obtidos através do processo de data mining; Data Mining e os estudos de mercado Retenção de clientes

13 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Data Mining e os estudos de mercado Retenção de clientes Segmentar a base de dados através de técnicas de clustering; Centralizar a atenção nos clusters relevantes quer em termos de rentabilidade quer em termos de validação de variáveis; Prever, utilizando as técnicas mencionadas (redes neuronais, etc), quais os clientes que provavelmente irão sair e quais as variáveis mais significativas.

14 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Tópicos adicionais Utilização de técnicas de data mining para substituição de missing values; Web Mining – as ferramentas de data mining podem ser um poderoso auxiliar do e-business: Segmentação dos consumidores on-line; Associações entre as diversas páginas; Personalização de conteúdos (exemplo: publicidade)

15 7º Congresso da APODEMO Novembro de 2000 Bibliografia Berry, M. J. e Linoff, G.: Data Mining Techniques (1997), John Wiley & Sons Bishop, C. M.: Neural Networks for Pattern Recognition (1995), Oxford University Press. Fayyad, U. M., Shapiro, G. P., Smyth P. E. e Uthurusamy R.: Advances in Knowledge Discovery and Data Mining (1996), AAAI Press/The MIT Press. Quinlan, J. R.: C4.5 – Programs for Machine Learning (1993), Morgan Kaufmann Publishers. Internet www.sas.com www.spss.com www.kdnuggets.com www.crisp-dm.org


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