A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR JOÃO LUIZ. Citologia:é o ramo da Biologia que se ocupa do estudo das células dos seres vivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR JOÃO LUIZ. Citologia:é o ramo da Biologia que se ocupa do estudo das células dos seres vivos."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR JOÃO LUIZ

2 Citologia:é o ramo da Biologia que se ocupa do estudo das células dos seres vivos.

3 O que é uma célula de um ser vivo? É a unidade morfológica, fisiológica e hereditária dos seres vivos,com exceção dos vírus.

4 Unidade, porque é a menor estrutura viva; morfológica porque forma e dá a forma aos seres vivos; fisiológica porque é capaz de realizar diversas funções; hereditária porque armazena as suas informações e consegue transmití-las para outras células na reprodução.

5 CELULA ANIMAL

6 CÉLULA VEGETAL

7 MEMBRANA PLASMÁTICA

8 A membrana celular é uma camada fina e altamente estruturada de moléculas de lípidos e proteínas. Controla o que entra e sai de substâncias na célula (permeabilidade selectiva da membrana). MEMBRANA PLASMÁTICA

9 Sua estrutura só vagamente pode ser verificada com um microscópio eletrônico. Muitas vezes, esta membrana contém proteínas receptoras de moléculas específicas, os Receptores de membrana, que servem para regular o comportamento da célula.

10 Membrana Celular A membrana celular é semipermeável e seletiva; transporta materiais passiva ou ativamente. Transporte Passivo - sem gasto de energia. Como no transporte de glicose.

11 Transporte Ativo - com gasto de energia. Exemplo: bomba de sódio, que concentra K+ mais dentro que fora da célula e Na+ mais fora que dentro. Transporte Facilitado - Proteínas transportadoras ou permeases modificam a permeabilidade da membrana; ocorre tanto passiva quanto ativamente.

12 MEMBRANA PLASMATICA

13 O reticulo endoplasmático é também chamado ergastoplasma, palavra originada do grego ergozomai, que significa elaborar, sintetizar. Retículo Endoplasmático Rugoso

14 Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso por exemplo das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco.

15 O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) é formado por sistemas de túbulos achatados e ribossomos aderidos a membrana o que lhe confere aspecto granular. Função: Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células.

16 Retículo Endoplasmático Liso O retículo endoplasmático liso é composto por uma rede de túbulos e sisternas interconectados, que vai desde a membrana nuclear até a membrana plasmática e sem ribossomos na sua parede.

17 São lipídios complexos, onde o colesterol é substância fundamental na formação dos esteroides. Sem colesterol não haveria vida. Contudo, o seu excesso é maléfico à saúde.lipídioscolesterol vida saúde Participa principalmente do R. Endoplasmático Liso _ da síntese de esteróides(cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona,...),, fosfolipídeos e outros lipídeos;esteróidescortisolaldosterona testosteronaprogesteronafosfolipídeoslipídeos _desintoxicação do organismo;

18 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

19 Sistema de bolsas achatadas e empilhadas, de onde destacam-se as ves í culas; pequenos conjuntos que são denominados dictiossomos. Armazenam substâncias produzidas pela c é lula,depois as empacotam e,em seguida, liberam-nas. COMPLEXO DE GOLGI

20

21 São pequenas ves í culas,bolhas, que contêm enzimas(proteínas) digestivas; destacam-se do complexo de Golgi e juntam-se aos vac ú olos digestivos. Fazem a digestão intracelular; em alguns casos, extracelular. LISOSSOMO

22

23 LISOSSOMOS

24 Possuem DNA e se auto- reproduzem. Produz energia para a célula no processo de respiração celular. MITOCÔNDRIA

25

26

27 CLOROPLASTOS Produz a clorofila,substância que absorve a energia luminosa para as plantas e algas realizarem a fotossíntese.

28 CLOROPLASTO

29 CLOROPLASTOS

30 RIBOSSOMOS Grânulos que Tem a fun ç ão de s í ntese de prote í nas. (ex.:insulina, melanina,anticorpos,actina e miosina,hemoglobina.

31 RIBOSSOMOS

32 CENTRÍOLOS Organelas constitu í das por dois cilindros perpendiculares um ao outro; cada cilindro é formado por nove trincas de microt ú bulos;

33 Ausentes nas c é lulas dos vegetais superiores. Tem a fun ç ão de orienta ç ão do processo de divisão celular.

34 CENTRÍOLOS

35 DIVISÃO CELULAR

36 CROMOSSOMOS São estrutura formadas por DNA + proteínas.Armazenam e transmitem para outras células as suas informações.

37 CROMOSSOMOS

38 CROMOSSOMO E DNA

39 Gene ou Gen Cada da cadeia de DNA que apresenta informações para a manifestação de uma característica é denominado de GENE ou Gen.

40


Carregar ppt "PROFESSOR JOÃO LUIZ. Citologia:é o ramo da Biologia que se ocupa do estudo das células dos seres vivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google