Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Paulo F. Vasconcellos finito@pfvasconcellos.eti.br
3
Programação Requisitos (Engenharia de) –RUP, OpenUP, BABoK... Gerenciando Requisitos (e Mudanças) Entendendo os Requisitos Desenvolvendo Requisitos Analisando, Validando e Priorizando Viabilizando o Projeto
4
Objetivos Entender os Requisitos a disciplina Engenharia de Requisitos e os Métodos e Processos que a formam. Quem executa O que executa / o que gera Como
5
A Oficina 5 Grupos de 10 pessoas. 1 Monitor para cada grupo. Exercícios (6) terão limite de tempo. O problema de negócio é relativamente simples. Vamos nos concentrar no processo, nos métodos e técnicas. Ênfase: técnicas de coleta, descoberta, análise e especificação de requisitos.
6
Flashback
7
Oficina: O Problema Grande rede de locadoras de DVD's Quer expandir base de clientes e, consequentemente, o faturamento Sem aumentar o número de lojas Imagina um serviço de locação via web
8
Alguns fatos 50 Lojas (Sampa e interior) 25 mil clientes ativos R$ 5 é o valor médio da locação R$ 1,5 milhão é o faturamento mensal 3 DVD's / cliente / semana As lojas são caras e franquia não é alternativa
9
Objetivos 250 mil clientes, em todo o Brasil (existem mais de 10 milhões de DVD players por aí) Multiplicar por 10 o faturamento Em 1 ano Receita recorrente: Mensalidade Plano de 12 DVD's/mês = R$ 60 (2 lotes com 6 DVD's) Não há taxa de permanência Mas cliente só recebe novo lote após devolução
10
Estratégia Pontos fortes –Acervo: 50+ mil títulos –Qualidade do Atendimento (personalizado) Oportunidade: Serviço Web é inédito Ameaça: 'canibalização' das lojas Ponto fraco: preço Proposição de Valor: APRISIONAMENTO
11
Engenharia de Requisitos
12
Tipos de Processos
13
Cascata (7 Quedas ou Clássico)
14
Iterativo & Incremental
15
Iterativo e Incremental
16
RUP (Rational Unified Process)
17
RUP: Requisitos
18
OpenUP (antes, OpenUP/Basic)
19
RUP / OpenUP
20
Equipe de Projeto
21
RUP, OpenUP e o AN
22
BABoK: Disciplinas
23
Engenharia de Requisitos: A Disciplina
25
Gerenciando Requisitos
26
Gerenciamento de Mudanças
28
Antecipando Mudanças e Gerenciando Riscos Estratégia mal definida, difundida ou executada; Processos Doentes; Usuários: dúvidas ou decisões fracas; Requisitos não satisfazem plenamente o checklist.
29
Controlando Requisitos
30
Iterativo e Incremental
31
Entendendo os Requisitos
32
Definindo Requisitos Uma funcionalidade específica; Uma propriedade geral do sistema; Uma restrição específica do sistema; ou Uma restrição ao desenvolvimento do sistema.
33
Tipos de Requisitos Requisitos de Negócio Requisitos de Usuário Requisitos Funcionais Requisitos Não-funcionais
34
Estruturando Requisitos
36
Estruturando Requisitos II
37
Ponto de Vista Estratégico Tático Operacional Técnico
38
Grau de Importância Fundamental Importante Opcional
39
Relações entre Requisitos Dependente Complementar Substituto Conflitante
40
Status Pendente Aprovado Recusado Substituído Implementado Verificado Excluído
41
Estruturando Requisitos
42
–De 25 mil para 250 mil clientes, em todo o Brasil –Multiplicar por 10 o faturamento –Em 1 ano –Receita recorrente: Mensalidade
43
Desenvolvendo Requisitos
44
UML: 5 Visões
45
Casos de Uso – 4 Dimensões Propósito: Requisitos ou histórias? Conteúdo: Papo consistente, Contraditório ou Formal? Pluralidade: Um ou Vários Cenários? Estrutura: Não estruturado, Semi-formal ou Formal?
46
Casos de Uso – Motivações: Descobrir e descrever os requisitos funcionais de um sistema; Fornecer uma clara e consistente visão do que o sistema deve realizar; Servir como a base que irá nortear todos os testes do sistema; Permitir o rastreamento total entre requisitos e artefatos construídos.
47
Diagramas de Casos de Uso
49
Especificações de Casos de Uso [Número] e Nome do Caso de Uso: Processo de Negócio: [Resumo:] Objetivos: –1... –2... Ator Principal: Fato Gerador (Evento de Negócio): Fluxo Principal: –1... –2... 2.1... 2.2... –3... Regras de Negócio: [Pré e pós-condições:] [Extensões / Fluxos Alternativos:] [Requisitos complementares:]
50
Estruturando Requisitos III
51
Por onde começar?
53
Técnica: Entrevistas BABoK: –Maneira sistemática de levantar informações de uma pessoa ou grupo –De maneira formal ou informal –Perguntando questões relevantes e documentando as respostas. Pró: Objetividade Contra: Falta de pontos de vista divergentes Indicações: –1 ~6 pessoas –Pauta e duração pré-determinados
54
Start me Up! Coleta de Requisitos A Forma Tradicional: Entrevista Tempo Limite: 30 Minutos Monitor = Dono do Negócio ou seja, [Ponto de Vista = Estratégico] Grupo: –Todos revezam na função do AN que conduz a entrevista –Todos devem registrar os achados Foco: Visão Geral do PROBLEMA
56
Entrevistas: Atenção! Entrevistado titubeou? Cada derrapada é um risco para o projeto. Se 1ª Entrevista: 2km de extensão – 2cm de profundidade. Temos todos os requisitos do usuário? Perguntando de outra forma: Temos todos os Casos de Uso? Vamos validar?
57
Pior Cenário
58
Aprendendo
59
Quente X Frio [EUP – Avaliando Canais]
60
Quente x Frio [Avaliando Técnicas]
62
Socialização Entrevistas Workshop / Brainstormings (aka Face-to-face at whiteboard) (aka Toró de Parpite)
63
Quente x Frio [Avaliando Técnicas]
64
Técnica: Brainstorming BABoK: –Uma excelente forma para levantar idéias em torno de uma área específica. –O brainstorming estruturado produz uma série de idéias sobre qualquer questão central. Pró: liberdade de criação. Contra: perda do foco. Indicações: –Usuário titubeante; –Fases iniciais de um projeto; –Projeto realmente exige altas doses de criatividade. Cuidado: Criatividade depende da platéia!
65
Digging in the Dirt
66
Técnica: BRAINSTORMING Tempo limite: 30 minutos 4 regrinhas: –Produza o maior número de idéias; –De maneira selvagem; –Trabalhe as idéias dos outros; e –Não julgue!
68
Técnica: Brainstorming BABoK: –Uma excelente forma para levantar idéias em torno de uma área específica. –O brainstorming estruturado produz uma série de idéias sobre qualquer questão central. Pró: liberdade de criação. Contra: perda do foco. Indicações: –Usuário titubeante; –Fases iniciais de um projeto; –Projeto realmente exige altas doses de criatividade. Cuidado: Criatividade depende da platéia!
69
O Passo Esquecido
70
Quem acerta na primeira? As duas mais importantes ferramentas de um arquiteto são a borracha na sala de desenhos e a marreta na construção - Frank Lloyd Wright A mais importante ferramenta do físico é sua cesta de lixo. - Albert Einstein As duas mais importantes ferramentas de um arquiteto são a borracha na sala de desenhos e a marreta na construção - Frank Lloyd Wright A mais importante ferramenta do físico é sua cesta de lixo. - Albert Einstein
71
O Espaço do Problema [Scott Berkun]
72
Melhor Cenário
73
Quente x Frio [Avaliando Técnicas]
74
Técnica: Workshop (ou JAD – Joint Application Development) BABoK: –Forma estruturada de captura de requisitos. –Utilizada para descobrir, definir e priorizar requisitos. –Indicada para fechar o escopo do projeto. –Quando bem executado, é uma das melhores técnicas para o desenvolvimento ágil de requisitos de alta qualidade. Pró: agilidade na tomada de decisões. Contra: perda do foco. Indicações: –Número de usuários entre 6 e 20. Cuidado: Pauta e duração pré-fixados.
75
I Still Haven't Found what I'm Looking for Técnica: WORKSHOP Tempo limite: 30 minutos Objetivos: –Agrupar Idéias –Desenvolver Requisitos Funcionais Caso: Alugar DVD Atenção: Atributos dos Requisitos
77
Onde Estamos?
78
Revendo o Principal Artefato
79
Caso de Uso #1: Alugar DVD Processo: Locação Fonte(s) / Ponto(s) de Vista: Ator principal: Cliente Objetivos: – a) Montar lote de DVD's (selecionar títulos) – b) Programar entrega dos lotes Importância: FUNDAMENTAL Pré-condição: Cliente deve estar cadastrado.
80
Caso de Uso #1: Alugar DVD Fluxo (cenário) Principal: – 1. Cliente se identifica – 2. Seleciona seção – 3. Escolhe os títulos – 4. Organiza lotes para entrega – 5. Confirma operação
81
Caso de Uso #1: Alugar DVD Fluxos (cenários) alternativos (extensões): – 2a. Cliente pede sugestões – 2b. Cliente recupera lista prévia Observações: – 2a é IMPORTANTE – 2b é FUNDAMENTAL
82
Caso de Uso #1: Alugar DVD Regras de Negócio: – Número de títulos por lote é limitado pelo plano contratado. – Se cliente estiver com 2 mensalidades em atraso, ele deve ser informado que entrega do lote é condicionada ao pagto do débito.
83
Caso de Uso #1: Alugar DVD Requisitos Complementares: – c1. Interface deve ser personalizada para o cliente [FUNDAMENTAL] – c2. Sempre apresentar lista de sugestões e lançamentos. [IMPORTANTE] – c3. Oferecer busca de títulos por nome, diretor/ator e tipo. [FUNDAMENTAL] – c4. Tela deve ser simples e rápida. (1 clique por título). [FUNDAMENTAL]
84
Revendo o Principal Artefato
85
Revendo o principal Artefato
86
Técnica: Prototipação BABoK: –Quando utilizada como técnica para coleta de requisitos, visa a elaboração dos requisitos de interface. Pró: Redução do vapor que é o software. Contra: Alto risco de criatividade demais. Indicações: –Toda interface crítica do projeto; –Clientes muito inseguros. Atenção: Requisitos devem ser formalizados! Observação: pode ser utilizada como técnica auxiliar em workshops e brainstormings.
87
Prototipação (Storyboards)
89
Finish what ya Started Técnica: Prototipação Tempo Limite: 30 minutos Objetivos: –Detalhar requisitos funcionais –Validar requisitos No grupo: –Monitor = Dono do negócio –1 designer –1 AN conduzindo o trabalho –Demais integrantes devem detalhar, validar e registrar os requisitos
91
Outras Técnicas: Internalização Observação –Ativo –Passivo Engenharia Reversa –Caixa Preta –Caixa Branca Pesquisa –Questionários –Versões de Testes (aka The Google Way)
92
Quente x Frio [Avaliando Técnicas]
93
Meet in the Middle
94
Qualidades dos Bons Requisitos Completo Correto Viável Necessário Priorizado Não Ambíguo Verificável
95
Características dos Bons Casos de Uso (e das User Stories) Independentes Negociáveis Valiosos para Usuários e Clientes Estimáveis Pequenos Testáveis
96
Definindo Prioridades Fundamental Importante Opcional Custo de implementação Prazo para implementação Facilidade da implementação técnica Facilidade da implementação no negócio Atendimento de algum requerimento legal, regulatório ou contratual
97
Definindo Prioridades PrioridadeDificuldade Técnica Grau de Importância Caso de UsoAtor Simples Médio Complexo Muito Complexo Um pesadelo!
98
Definindo Prioridades
99
Dificuldade Técnica Avaliação da Equipe Pontos por Caso de Uso
100
Pontos por Caso de Uso (Contagem de Atores) 3Pessoas invocando o caso de uso através de uma interface gráfica. Complexo 2Pessoas utilizando uma interface texto ou um outro sistema se comunicando através de algum protocolo. Médio 1Outro sistema se comunicando através de uma API (Application Programming Interface). Simples PontosDescriçãoAvaliação
101
Pontos por Caso de Uso (Contagem de Casos de Uso) 15Mais de 8 cenários.Complexo 10Entre 4 e 8 cenários.Médio 5Menos de 4 cenários ou caminhos de execução. Simples PontosDescriçãoAvaliação
102
Pontos por Caso de Uso Contagem por Pontos de Caso de Uso (UUCP) não ajustados (# Atores X Pontos) + (# Casos X Pontos) ------------------------------ U U C P
103
Pontos por Caso de Uso Fator de Ajuste 20% - Tecnologia OU Equipe nova 40% - Tecnologia E Equipe novas 100% - Tecnologia E Equipes novas E o Cliente é um mala
104
Pontos por Caso de Uso Calculando o Esforço X (total de pontos obtido no cálculo anterior) Multiplicamos X por 20 horas! ou 24 ou 36 ou 48 ou 16...
105
Murder by Numbers Analisar e Priorizar Requisitos Tempo Limite: 20 minutos Objetivos: –Analisar Requisitos –Estimar e Priorizar Requisitos –Fechar 1ª versão do escopo
107
Cabe tudo num Caso de Uso?
108
Casos de Uso e Documentos Complementares
109
O Grande Documento [Cockburn / Robertson] Capítulo 1: Objetivos e Escopo –Objetivos do Projeto –Stakeholders –Escopo / fora do escopo Capítulo 2: Glossário Capítulo 3: Os Casos de Uso –Atores e respectivos objetivos –Casos de Uso de Negócio –Casos de Uso de Sistema
110
O Grande Documento [Cockburn / Robertson] Capítulo 4: Tecnologia –A Tecnologia que será utilizada –Integração com outros sistemas Capítulo 5: Outros Requisitos –Processo de Desenvolvimento –Regras de Negócio –Performance –Operações, Segurança e Documentação –Uso e Usabilidade –Manutenção e Portabilidade –Não resolvidos ou negados Capítulo 6: Questões Legais, Políticas e Organizacionais
111
Viabilizando o Projeto
112
Definindo o Escopo
113
O Documento de Visão [Berkun: Insanamente Simples]
116
O Documento de Visão Berkun: Insanamente Simples
117
O Documento de Visão Características Básicas Simples Guiado pelos Objetivos Consolidado Inspirador Memorável
118
Estrutura Básica Problemas / Oportunidades –Descrição resumida Destacar processos de negócio –Apresentação dos stakeholders Solução(ões) –Breve descrição Relacionar com problemas –Estimativas Iniciais –Suposições e Dependências –Idéias para Versões Futuras
119
Zabriskie Point Desenvolver o Documento de Visão Tempo limite: 15 minutos! Dá um tempo! Uma página só! Agora é competição: –Simples –Guiado pelos Objetivos –Consolidado –Inspirador –Memorável
121
ops... it's what the business needs!
122
O Livro: É o Negócio, Beócio Garantia de Atualização Versão Eletrônica (até versão 1.0) Previsão de Lançamento: Março/2008 Sua participação é fundamental! –http://groups.google.com/group/an-br –finito@pfvasconcellos.eti.br –http://www.pfvasconcellos.eti.br
123
Bibliografia Recomendada Software Requirements Karl Wiegers – MS Press (1999) More About Software Requirements Karl Wiegers – MS Press (2006) Requirements-Led Project Management Suzanne e James Robertson – Addison-Wesley (2005) Writing Effective Use Cases Alistair Cockburn – Addison-Wesley (2000) Requirements Engineering Ian Sommerville e Pete Sawyer – Wiley (1997) Agility and Discipline Made Easy: Practices from OpenUP and RUP Per Kroll e Bruce MacIsaac – Addison-Wesley (2006) The Art of Project Management Scott Berkun – OReilly (2005)
124
Na Web IIBA – International Institute of Business Analysis www.theiiba.org BPM Forum http://br.groups.yahoo.com/group/BPM-Forum/ UML-BR http://br.groups.yahoo.com/group/UML-BR/ Business Analysis Insight http://www.bainsight.com
125
Créditos & Débitos Tks! –Tempos Real Eventos –BPM Forum / UML-BR / CMM-BR Apresentação liberada sob licença Creative Commons (by+sa) 2.5 Brasil
126
O QUE PRECISA SER FEITO? www.pfvasconcellos.eti.br finito@pfvasconcellos.eti.br Skype:pfvasconcellos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.