A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Giovani Leal Furlan. Definição Defini-se MOTOR DE PASSO como um atuador incremental eletromagnético. Converte pulsos digitais de entrada em movimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Giovani Leal Furlan. Definição Defini-se MOTOR DE PASSO como um atuador incremental eletromagnético. Converte pulsos digitais de entrada em movimentos."— Transcrição da apresentação:

1 André Giovani Leal Furlan

2 Definição Defini-se MOTOR DE PASSO como um atuador incremental eletromagnético. Converte pulsos digitais de entrada em movimentos angulares em seu eixo.

3 Características importantes Deslocamento angular diretamente proporcional ao número de pulsos de entrada Erro angular por passo pequeno ( 5% do passo) e não acumulativo Possibilita trabalho em malha aberta Digitais Capacidade de trabalho em baixíssimas freqüências de Sistemas Retenção de posição sem uso de freio, etc... Deslocamento angular diretamente proporcional ao número de pulsos de entrada Erro angular por passo pequeno ( 5% do passo) e não acumulativo Possibilita trabalho em malha aberta Digitais Capacidade de trabalho em baixíssimas freqüências de Sistemas Retenção de posição sem uso de freio, etc...

4 Aplicações Aplicações onde se exige alta precisão: os constituintes mecânicos da informática e a robótica.

5 Motores Mais Comuns Motor12345 Graus/passo0,9º1,8º3,6º7,5 º15º Passos/volta

6 Curva Característica

7 Tipos de Motor de Passo Relutância Variável Imãs Permanentes UnipolarBipolar

8 Relutância Variável Note: Quando alimentamos a fase 2 temos uma rotação de 15º 4 enrolamentos e 24 passos

9 Motor à Imãs Permanentes Eles são constituídos de um estator bobinado e um rotor magnético (imã bipolar). Esta categoria de motor se subdivide em dois tipos: o motor unipolar e o motor bipolar. Os quatro desenhos à direita representam quando as bobinas são alimentadas a fim de girar o rotor: primeiramente a bobina A, depois B, depois C e enfim D. O pólo norte do rotor é atraído pelo pólo sul do estator, pólo criado pela circulação de uma corrente na bobina..

10 Motor Bipolar Este tipo de motor necessita um comando mais complexo que aquele do motor unipolar, a corrente deve mudar de sentido nos enrolamentos a cada passo efetuado.

11 Motor Bipolar ( Passo Completo) Bobina ABobina B + – – + Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4.

12 Motor Bipolar ( Máximo Conjugado) Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4 Bobina ABobina B ++ +– –– –+.

13 Motor Bipolar ( Semi Passo).

14 Motor Unipolar A fim de inverter o sentido da corrente, os enrolamentos são feitos por meio de dois fios onde uma das extremidades é ligada no + ou no - da alimentação. Motor unipolar e seqüência simples

15 Motor Unipolar (Passo Simples) Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4.

16 Controle do Motor de Passo Motores de Passo Unipolares de Quatro Fases de Ímã Permanente (5 ou 6 fios) 1º- Possuir um motor de passoEncontrado em impressoras, scanners, drives de disco e etc.2º-Identificar as bobinas3º-Circuito de Controle4º-Sequência de controle

17 Como identificar as bobinas? Um método indicado na identificação dos fios de alimentação é medir a resistência elétrica entre todos eles dois a dois.

18 Circuito de Controle.

19 Sequência de Controle Modo MonofásicoModo BifásicoModo Semi-Passo

20 Controle do Motor Bipolar L298.

21 Sequência de Controle Modo MonofásicoModo BifásicoModo Semi-Passo

22 Obrigado!


Carregar ppt "André Giovani Leal Furlan. Definição Defini-se MOTOR DE PASSO como um atuador incremental eletromagnético. Converte pulsos digitais de entrada em movimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google