A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Respiração Inspiração e Expiração Sistema Respiratório Doenças Respiratórias A pequena circulação A grande circulação Sistema Circulatório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Respiração Inspiração e Expiração Sistema Respiratório Doenças Respiratórias A pequena circulação A grande circulação Sistema Circulatório."— Transcrição da apresentação:

1

2 Respiração Inspiração e Expiração Sistema Respiratório Doenças Respiratórias A pequena circulação A grande circulação Sistema Circulatório

3 Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões; este processo encontra-se descrito em ventilação pulmonar. Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigénio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente. Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais. Existem vários tipos de respiração: Respiração celular, Respiração traqueal, Respiração branquial, Respiração pulmonar e Respiração cutânea.

4 Inspiração- Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contracção do diafragma e dos músculos intercostais. Expiração-Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

5 Nariz - normalmente, é o primeiro lugar por onde passa o ar durante a inspiração, embora ele também possa passar pela boca. Faringe - comum aos sistemas digestório e respiratório, é um canal que faz comunicação entre a boca e as fossas nasais. Laringe - situado na parte superior do pescoço, é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço. Traqueia - é um tubo cartilaginoso que liga as vias respiratórias superiores às inferiores. Brônquio - ramificam-se para os pulmões e direccionam o ar para os alvéolos. Bronquíolo - mais estreitos do que os brônquios, localizam-se entre estes e os sacos alveolares.

6 Asma brônquica Bronquite Resfriado Difteria Gripe Pleurite Pneumonia Tuberculose

7 A pequena circulação ou circulação pulmonar é o movimento do sangue que sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar, passando pelos capilares pulmonares (local onde o sangue entra em contacto com o leito alveolar e é oxigenado). Depois de oxigenado o sangue retorna para o átrio esquerdo através das veias pulmonares, seguindo para o ventrículo esquerdo e a grande circulação. A grande circulação é o movimento do sangue que sai pela aorta e retorna pelas veias cavas inferior e superior de volta ao átrio esquerdo.

8

9

10


Carregar ppt "Respiração Inspiração e Expiração Sistema Respiratório Doenças Respiratórias A pequena circulação A grande circulação Sistema Circulatório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google