A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomes: Gabriel Alves Ronede Patrick Victor Hugo Wadsson Christian.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomes: Gabriel Alves Ronede Patrick Victor Hugo Wadsson Christian."— Transcrição da apresentação:

1 Nomes: Gabriel Alves Ronede Patrick Victor Hugo Wadsson Christian

2 O que é ? É o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades. Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente. Visando o consumo consciente: Energia, Água e Alimentos

3 Energia

4 A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se não houver uma mudança nos padrões de consumo e produção, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Você já parou para pensar no quanto você gasta de energia elétrica todos os dias? Tente lembrar... Você acorda com o despertador elétrico. Acende a luz do quarto. Toma banho com o chuveiro elétrico. Faz a barba com o barbeador elétrico. Liga a cafeteira, ou fogão para o café Esquenta o leite no microondas, ou no fogão Tudo isso acontece e você ainda nem saiu para trabalhar, ou no caso estudar.

5 Dicas para um consumo consciente de energia elétrica: Evite usar aparelhos nos horários de pico do sistema elétrico (das 17 às 22 horas). Não deixe a porta aberta da geladeira por muito tempo; degele e limpe- a constantemente; Evite acender lâmpadas durante o dia. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Na hora de comprar equipamentos, leve em consideração o consumo de energia elétrica baixa. Fazer a manutenção adequada dos equipamentos, principalmente o ar condicionado. Não deixe transformadores ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso. Procure deixar periféricos como impressora e scanners desligados da tomada. As caixas de som também.

6 Água

7 A maior parte da água doce existente no mundo está concentrada em apenas 19 países. E o Brasil é uma das nações privilegiadas, pois possui 13,7% da água doce do planeta, embora sofra com o problema de concentração dos mananciais: 70% do recurso estão na região Norte. O consumo de água em nosso país divide-se da seguinte forma: 59% destinados à agricultura, 22% em uso doméstico e 19% em uso industrial. No item que está ligado diretamente a nós consumidores, o uso doméstico, boa parte do desperdício, em nosso país, concentra-se nos vazamentos escondidos, descargas solta ou antigas e na falta de racionalização do uso. Desafio O adensamento populacional aliado à ocupação desordenada faz com que o serviço de distribuição de água potável torne-se uma tarefa desafiadora para o poder publico nas grandes cidades do Brasil.

8 Dicas para um consumo consciente da Água: Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada; Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres; Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima; Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido; Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água; Lavar o carro com balde ao invés de mangueira; Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada; Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

9 Alimentos

10 Simples medidas que fazemos em casa podem ajudar muito na conservação do planeta. Basta prestar atenção no uso e descarte dos alimentos, além de todo o lixo que jogamos fora. Apenas 2% dele em todo Brasil é reciclado. Na Europa e Estados Unidos essa porcentagem é de 40%. O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esbanjamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas. Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas.

11 Dicas para um consumo consciente da Alimentos: Não jogue fora as sobras Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo. Faça o alimento durar mais Verduras e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

12 Prefira produtos regionais Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte para que um produto de outra região chegue até você e evitar as perdas causadas pela manipulação dos alimentos. Escolha com os olhos Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Tocar os alimentos reduz a sua vida útil. Pegue o alimento somente depois de decidir o que vai levar. Assim, o produto será preservado por mais tempo. Brasil um país de contrastes. É o 4º produtor mundial de alimentos, mas ocupa o 6º lugar no mundo em subnutrição perdendo para a Índia, Bangladesh, Paquistão, Filipinas e Indonésia. A alimentação é à base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. O desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares.

13 Energia de-energia-eletrica/ de-energia-eletrica/ Água Alimentos


Carregar ppt "Nomes: Gabriel Alves Ronede Patrick Victor Hugo Wadsson Christian."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google