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Emily Durkheim (15/04/1858 a 15/11/1917)

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Apresentação em tema: "Emily Durkheim (15/04/1858 a 15/11/1917)"— Transcrição da apresentação:

1 Emily Durkheim (15/04/1858 a 15/11/1917)
Alexsandro Coelho Eduarda Rivarolly Gabriel Huff Ismael Goulart Thiago Aquino

2 Émily Durkheim Nasceu no dia 15 de abril de 1858 na França.
David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia. Faleceu no dia 15 de novembro de 1917, Paris, França

3 Contexto histórico - Era filho de judeus , mas na fase adulto declarou-se agnóstico.; - Lecionou pedagogia e ciências sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902; - Criou a Escola Sociológica Francesa. Seus alunos eram, sobretudo, professores do ensino primário; - A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de ciência da educação na Sorbonne e o sucedeu em 1906; - A França vivia um período de conflitos - parte da região da Lorena, onde Durkheim nasceu, foi tomada pela Alemanha em 1871, o que levou à guerra entre os dois países; - Nesse mesmo ano, foi proclamada a Terceira República Francesa; - Ele viveu também no período da chamada Segunda Revolução Industrial; - Morreu durante a Primeira Guerra Mundial, no ano da Revolução Russa.

4 Principais aspectos da teoria
Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais; A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais; As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem; A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura); Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social.

5 Principais aspectos da teoria
Ideias centrais do método sociológico de Durkheim: 1) Contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade; 2) Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos; 3)  Os fatos sociais são uma realidade objetiva; 4)  O grupo (e a consciência do grupo) exerce pressão (coerção) sobre o indivíduo.

6 Principais obras Da divisão do trabalho social (1893)
Individuo vs. Sociedade; Solidariedade; Sociedade Mecânica vs. Sociedade Orgânica.

7 Sociedade Mecânica Sociedade Orgânica
Não possui divisão do trabalho social; Apresenta uma forte consciência coletiva; Atribui um valor supremo à sociedade e aos seus interesses como um todo (superior aos dos indivíduos); Verifica-se um número reduzido de indivíduos, que vivem no limiar da sobrevivência e com escassa tecnologia; Baixa densidade material e moral; Normas são repressivas (violentas) e as sanções são punitivas; Este tipo de sociedade tem por base a indistinção e a indiferenciação dos indivíduos; Sociedade Orgânica Possui divisão do trabalho social; Apresenta uma forte consciência individual; Atribui valor supremo à dignidade individual, à igualdade de oportunidades e à justiça social; Verifica-se um grande número de indivíduos; Elevada densidade material e moral; Distinção do indivíduo depende do papel desempenhado; Normas não são repressivas e as sanções são do tipo restitutivo (restabelecem a ordem). 

8 Principais obras As Regras do método sociológico (1895)
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas; A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de ideias pré-concebidas; O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade; Destaca o estudo da moral dos indivíduos; A própria sociedade cria mecanismos de coerção internos que fazem com que os indivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas.

9 Principais obras O Suicídio (1897)
Todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado. Conexões entre os indivíduos e a sociedade; Diferentes taxas de suicídio entre protestantes e católicos; Integração social: níveis baixos resultam sem sociedade desorganizada, altos níveis resultam em grande pressão social.

10 Tipos de suicídio Egoísta Altruísta
Conclusões de Durkheim Taxas de suicídio maiores entre os solteiros, viúvos e divorciados; São maiores entre pessoas que não tem filhos; Na maioria das vezes, o indivíduo portador da "ideia do suicídio" quase sempre não sobrevive; São maiores entre protestantes do que entre católicos e judeus. Tipos de suicídio Egoísta Altruísta Laços entre o indivíduo e os outros na sociedade são fracos, Também conhecido por Filantrópico, Indivíduo sem importância ou oprimido na sociedade (ex: sociedades primitivas ou antigas) ou visão de mundo social sem importância, sacrifício (ex religiões orientais, Sati no Hinduísmo)

11 Principais obras A Educação Moral (1902)
Distingue duas fases da infância: primeira e segunda Educação Moral da segunda infância nas escolas publicas deveria regular a educação nacional; Família não deveria cuidar da Educação Moral; A escola deveria ser uma instituição Laica; Moral para Durkheim é um sistema de regras que predeterminam uma conduta e se divide em Moral teórica e Moral aplicada.

12 Conceito de Educação A Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparados para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver , na criança, certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade politica, no seu conjunto, e pelo meio moral que a criança , particularmente, se destine.

13 Conceito de Educação Processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade; A cada momento histórico, existe um tipo adequado de educação a ser transmitida; A educação adequada é a educação própria do meio moral que cada um compartilha; Aprender a ser membro da sociedade e aprender seu devido lugar nela; Aprender determinada profissão significa agir na vida real como tal profissão; Crenças e valores básicos que devem ser comuns a todos; Educação fundamental compartilhada por todos.

14 Principais obras As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)
Tribos aborígenes da Austrália; Desenvolvimento da religião diretamente ligado à segurança emocional proporcionada pela vida em sociedade; Profano e sagrado; Função integradora; Rituais, cerimônias e fé;

15 Bibliografia http://ninguemcomonos.blogs.sapo.pt/4520.html

16 Muito Obrigado(A)!


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