A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”"— Transcrição da apresentação:

1 “O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”

2 Marques de Pombal Ministro do rei D.José I
Era um déspota esclarecido, tentou lutar contra a difícil situação financeira que Portugal se encontrava onde os gastos governamentais superavam as arrecadações. Em 1755, ampliou sua autoridade ao organizar com mão de ferro a reconstrução de Lisboa, atingida por um devastador terremoto. Sua reforma se caracterizou por uma maior centralização administrativa.

3 Em 1759, as últimas capitanias foram compradas ou confiscadas, extinguindo-se o sistema.
Criou as Companhias de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e de Pernambuco e Paraíba para estimular a produção e exportação daquelas regiões. Transferiu a capital colonial de Salvador para o Rio de Janeiro, devido a proximidade da área mineração e da região sul. Defendeu os interesses geopolíticos portugueses na região do Prata.

4 Elevação do Brasil à categoria de Vice-Reino ,governado por um vice-rei com amplos poderes e subordinado por um Conselho Ultramarino. A medida mais polêmica foi na área da educação onde limitou os poderes dos jesuítas que praticamente monopolizavam a educação no Brasil e Portugal.

5 O primeiro ministro acusava os jesuítas de explorarem economicamente os nativos e também porque o ensino ministrado por eles não já não condizia com as necessidades da época onde o ensino era basicamente religioso e ético, em um momento em que a Inglaterra desencadeava a sua revolução técnico-industrial.

6 Procurou preservar a liberdade do indígena,equiparando-se com os brancos.
Os bens dos Padres Jesuítas foram confiscados e eles foram expulsos de Portugal e do Brasil. Foram criadas novas escolas, contratados novos professores e organizados novos programas curriculares. O ensino para o indígena passou a ser ministrado obrigatoriamente em língua portuguesa.

7 Consequências da Mineração no Brasil
Expansão e prestígio para a colônia; Aumento da população; Surgimento de novas capitanias; Transferência da Capital; Formação de um importante mercado interno, integrando economicamente várias regiões; Apogeu da mineração marcado pela extração de 290 toneladas de ouro.

8 Causas do declínio da Mineração
O ouro aluvial, superficial logo se esgotou; Falta de recursos técnicos aprimorados para explorar o ouro de profundidade e das rochas; Política de isolamento cultural imposta pelo governo português; O nível de conhecimento técnico do colono;

9 Além do esgotamento das lavras de ouro,os diamantes caíram de preço no mercado mundial.
As cidades mineiras regrediram, não mais desempenhando o seu papel anterior.

10 Causas do afastamento de Pombal do governo
Sua estratégia econômica não produzira os resultados desejados D.Maria I, sucessora de D. José I, tinha aversão e ódio a Pombal, sendo um de sues principais atos afastá-lo do governo.

11 Rebeliões Coloniais O sistema colonial trazia um grande número de contradições: Colonos entre a administração. Senhores de engenho contra os comerciantes coloniais. Proprietários contra escravos. Colonos contra indígenas Colonos contra os privilégios das companhias.

12 Na época do Brasil colônia tivemos três tipos de revoltas contra Portugal:
Antagonismo- oposição de ideias ou de sistemas.Rivalidade, incompatibilidade Revoltas nativistas : Aclamação de Amador Bueno, Beckman, Emboabas e Mascates.

13 Revolta econômica : Reação contra a opressão econômica na época da mineração ( revolta de Felipe dos Santos ) Revolta de Emancipação Política: Tem a finalidade de proclamar a Independência do Brasil ( Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolta Pernambucana.

14


Carregar ppt "“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google