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RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000 Ana Paula Grether Comunicação Institucional Gerência de Responsabilidade Social Gerência Setorial de Orientações.

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1 RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO Ana Paula Grether Comunicação Institucional Gerência de Responsabilidade Social Gerência Setorial de Orientações e práticas de Responsabilidade Social

2 MISSÃO Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. ALINHAMENTO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VISÃO Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.

3 Ampliar a atuação nos mercados-alvo de petróleo, derivados, petroquímico, gás e energia, biocombustíveis e distribuição sendo referência mundial como uma empresa integrada de energia ESTRATÉGIA CORPORATIVA Crescer produção e reservas de petróleo e gás, de forma sustentável e ser reconhecida pela excelência na atuação em E&P Expandir a atuação integrada em refino, comercialização, logística e distribuição com foco na Bacia do Atlântico Desenvolver e liderar o mercado brasileiro de gás natural e atuar de forma integrada nos mercados de gás e energia elétrica com foco na América do Sul Ampliar a atuação em petroquímica no Brasil e na América do Sul, de forma integrada com demais negócios do Sistema PETROBRAS Comprometimento com o desenvolvimento sustentável Crescimento Integrado Rentabilidade Responsabilidade Social e Ambiental Atuar globalmente, na comercialização e logística de biocombustíveis liderando a produção nacional de biodiesel e ampliando a participação no negócio de etanol

4 POLÍTICA DE RESPONSABILDADE SOCIAL Para a Petrobras responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social Ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2020 Atuação Corporativa Gestão Integrada Desenvolvimento Sustentável Direitos Humanos Diversidade Princípios de Trabalho Investimento Social Sustentável Compromisso da Força de trabalho

5 INICIATIVAS INTERNACIONAIS

6 REQUISITOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE RS Em 2009, Diretoria Executiva (DE) aprova as Diretrizes e os Requisitos para a Gestão da Responsabilidade Social e Ambiental e a adoção do procedimento de autodeclaração de conformidade em RSA. 80 REQUISITOS E 18 LINHAS DE AÇÃO Comprometimento da Governança Corporativa Engajamento dos públicos de interesse Ética e Transparência Gestão de riscos Gestão de Pessoas, Trabalho Decente e Diálogo Social Fornecedores Mitigação da Mudança Climática e Eco-eficiência Biodiversidade Direitos Humanos e Diversidade Segurança e Saúde Ocupacional Investimento Social Sustentável Capacitação da Força de Trabalho em RS

7 Princípios Accountability Comportamento Ético Respeito pelos interesses dos stakeholdersespeito às leis vigentes Respeitos às normas internacionais de comportamento Respeitos aos direitos humanos Princípios ISO e Políticas Corporativas Petrobras POLÍTICA DE RESPONSABILDADE SOCIAL Conceito de Responsabilidade Social para a Petrobras Para a Petrobras responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social CÓDIGO DE ÉTICA

8 Mapeamento Temas ISO Políticas Corporativas Política de Responsabilidade Social Atuação Corporativa: assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e transparência na relação com as partes interessadas MISSÃO Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Governança Organizacional e Práticas Justas de Operação Comprometimento com o desenvolvimento sustentável Responsabilidade Social e Ambiental Rentabilidade Crescimento Integrado ESTRATÉGIA CORPORATIVA

9 GOVERNANÇA CORPORATIVA Comissão de Responsabilidade Social vinculada ao Comitê de Funções Corporativas Composta por 13 executivos de diferentes áreas da companhia, a Ouvidoria Geral, e executivos das subsidiárias BR Distribuidora e Transpetro Comissão de Responsabilidade Social Subcomissão de Elaboração e Avaliação de Relatórios de Responsabilidade Social e Ambiental. Sub comissão de Diversidade. Subcomissão de Relacionamentos com Organismos Internacionais. Subcomissão de ações socioambientais da Baia de Guanabara. Subcomissão de Investimentos Sociais

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11 Mapeamento Temas ISO Políticas Corporativas Direitos Humanos e Práticas de Trabalho Código de Ética Política de Recursos Humanos Política de Responsabilidade Social Direitos Humanos: Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação Diversidade: Respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua Princípios de Trabalho: Apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras Comissão de Responsabilidade Social: Subcomissão de Diversidade Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

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14 Mapeamento Temas ISO Políticas Corporativas Meio Ambiente e Questão Consumidores Projeto Excelência em SMES: o Projeto Excelência em SMES reforça a implantação das 15 Diretrizes Corporativas de SMES através dos 6 marcos referenciais: Gestão Integrada de SMES Ecoeficiência de Operações e Produtos Prevenção de Acidentes, Incidentes e Desvios Saúde dos Trabalhadores Prontidão para Situações de Emergência – Contingência Minimização de Riscos e Passivos ainda existentes Programa Estratégico de Mudança Climática Projeto de Minimização de Resíduos Projeto de Recuperação de áreas degradas Coordenação de Biodiversidade Coordenação de Recursos Hídricos e Efluentes

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17 Mapeamento Temas ISO Políticas Corporativas Envolvimento Comunitário e Desenvolvimento Política de Responsabilidade Social Investimento Social Sustentável: Buscar a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva das comunidades.

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19 Parceria Petrobras – ABNT Divulgação da Construção da Norma Brasília Agosto 2006 Rio de Janeiro Outubro 2006 São Paulo Novembro 2006 Recife Dezembro 2006 Porto Alegre Janeiro º Ciclo de Seminário Disseminação: 2006 a 2007 Seminários Temáticos e Regionais: 2007 a 2008 São Paulo Agosto 2007 Dinâmica Carrossel Rio de Janeiro Julho 2008 DEVCO Rio de Janeiro Novembro 2008 São Paulo Março 2009 São Paulo Novembro 2009 Planeta Sustentável Seminários Temáticos e Regionais e Lançamento: 2008 a 2010 México Setembro 2007 Rede Pacto Global São Paulo Outubro 2007 Rede Pacto Global São Paulo Maio 2010

20 Divulgação da Norma Rio de Janeiro Firjan Fevereiro 2011 Belo Horizonte FDC Março Salvador Julho Manaus Setembro FUP São Paulo Junho Rio de Janeiro Junho Salvador Julho Recife Julho Evento de Lançamento Dezembro 2010 FIESP Porto Alegre ABNT Fortaleza Julho Vitoria Julho Porto Alegre Julho

21 FIM


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