A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO SOBRE POMBO CORREIO Alunos : Roger e Rayza Professor : Wagner.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO SOBRE POMBO CORREIO Alunos : Roger e Rayza Professor : Wagner."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO SOBRE POMBO CORREIO Alunos : Roger e Rayza Professor : Wagner

2 SURGIMENTO DO POMBO CORREIO O pombo-correio teve seu auge há muitos séculos atrás, onde servia como meio de comunicação interpessoal, entre povos e nações. O primeiro registro do uso de um pombo-correio é de 776 AC, foi na Grécia, durante a primeira edição dos jogos olímpicos, onde uma dessas aves foi enviada para comunicar o vencedor aos Atenienses. A importância do pombo-correio evidenciou-se durante o período das duas grandes guerras, quando recados eram transportados entre batalhões. Devido às dificuldades de comunicação da época, o pombo-correio foi uma alternativa eficiente para a troca de mensagens à distância e de maneira sigilosa. Durante o Império Romano, por exemplo, César tinha à sua disposição um exército com mais de seis mil pombos-correios, que percorriam toda costa do mediterrâneo, transportando informações de seus soldados. Isso possibilitou a troca de informações sobre invasões e a movimentação de seus inimigos. Séculos depois, durante a Segunda Guerra Mundial, a comunicação via rádio estava sujeita às interferências dos adversários, sendo assim, o pombo-correio era o meio de comunicação mais seguro.

3

4 SURGIMENTO DO POMBO CORREIO Ave sensível e pacífica, de voo sereno e alegre, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor. A pomba é hoje universalmente conhecida como símbolo da paz. Darwin afirmava que o pombo doméstico já é mencionado durante a 5ª dinastia egípcia, ou seja anos antes da nossa era. Mas, de facto, ninguém sabe dizer com certeza quando é que o pombo foi domesticado e utilizado pelo homem como portador de mensagens. Mas, sabe-se, que já Salomão mandou espalhar pombais por vários sítios do seu império para assim ser informado rapidamente do que se passava. Por sua vez, os gregos, que tinham aprendido com os caldeus e com os israelitas as vantagens dos pombos mensageiros, organizaram serviços de correspondência que lhes permitiram passar informação entre locais distantes.

5 A história do Pombo-correio O pombo-correio não leva uma mensagem espontaneamente a um determinado destino, como muita gente pensa. Ao invés disso, ele é transportado de seu local de origem até um certo ponto de partida, de onde ele saberá como retornar à sua casa. “É um mecanismo natural que ele tem. Trata-se de uma estratégia adaptativa, ou seja, um resultado da seleção natural. Alguns animais são nômades, outros, migratórios. Já os o possuem uma moradia fixa e procuram sempre voltar para esse abrigo, onde encontram proteção, alimento e os membros de seu bando”, diz o professor Ronald Ranvaud, que ministra as disciplinas de Neurofisiologia e Ciências Cognitivas no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

6 O pombo-correio é fruto de cruzamentos entre raças belgas e inglesas, efetuados na segunda metade do século XIX. Foi selecionado para apurar duas características principais: - o sentido de orientação - robustez física - vivacidade - velocidade – chega a percorrer 700 a km/dia, a mais de 90 km/hora - penas abundantes e brilhantes - rabo sempre pregueado - pescoço, fortemente implantado, muito erguido - grande resistência à fadiga - peso médio - machos entre 425 e 525 g, fêmeas cerca de 480 g

7 “Na etologia, que engloba os estudos de comportamento, isso é chamado de fidelidade ao sítio de origem”, complementa. Ele conta que, além dessa característica, esses animais apresentam também um comportamento gregário, o que significa que não são solitários e, por isso buscam estar sempre juntos a um bando. Os pombos-correio são da mesma espécie dos pombos comuns que se veem nas ruas, mas pertencem a uma raça diferente. Seu porte é maior e possuem uma carúncula mais acentuada na base do bico. Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, eles foram bastante utilizados para o envio de mensagens, como um recurso alternativo de comunicação. “Documentos da época mostram caminhões que serviam como pombais móveis.

8

9 Como a utilidade do pombo-correio era reconhecida e valorizada, buscou-se aprimorar as técnicas de comunicação à distância em busca de eficiência e eficácia. A evolução desse meio de comunicação resultou no surgimento de Mensageiros (200 a 100 AC), seguidos da implantação dos serviços postais. Nos dias atuais, o pombo-correio ainda é utilizado como mensageiro e transportador, porém, sua principal utilização se dá em competições de columbofilia, modalidade esportiva relacionada à corrida entre pombos. Até recentemente, o exército russo mantinha uma divisão para pombos-correios.

10 Orientação Os pombos correio são transportados a grandes distâncias e quando soltos retornam invariavel-mente ao seu pombal de origem. As hipóteses mais aceites para explicar este fenómeno, são as que consideram a conjugação de vários factores: - a posição do sol - o campo magnético terrestre - o olfacto - a memória espacial Esta capacidade de orientação permanece ainda pouco conhecida pelos cientistas.

11 O desporto com Pombos Correio tem uma longa história e envolve essencialmente soltas de pombos correio, que são levados até ao ponto de libertação, situado a determinada distância da sua casa, para que consigam regressar. O pombo vencedor é aquele que cumpre percurso de forma mais rápida. Para determinar o vencedor é necessário calcular a média, dividindo a distância percorrida pelo tempo gasto durante o percurso. O vencedor da prova é o pombo mais veloz, ou seja, a distância percorrida pelo tempo necessário. As provas são frequentes e bastante renhidas, sendo por vezes decididas ao segundo, para controlar esta situação têm sido desenvolvidos diversos aparelhos controladores de tempo. O método tradicional envolve um relógio especialmente concebido, onde são colocados dedais metálicos com as anilhas de borracha transportadas pelos pombos, sempre que um deles chega ao pombal. Nesse momento é dada uma constatação, ficando a hora de chegada registada num rolo de papel existente no interior do relógio. No método mais desenvolvido, os pombos são portadores de chip’s electrónicos, sempre que chegam ao pombal, a sua hora de chegada é automaticamente registrada. Os pombos correios tambem são utilizados em prissões por detentos que querem se comunicar com pessoas do lado de fora da cadeia.

12 Método tradicional interior de um relógio antigo.

13 Dedais de marcação

14 Fim OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO


Carregar ppt "TRABALHO SOBRE POMBO CORREIO Alunos : Roger e Rayza Professor : Wagner."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google