A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo"— Transcrição da apresentação:

1 Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo

2 Introdução. Nesses slides falaremos sobre lançamentos .
As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e lançamento do dardo. Que são considerados provas oficiais olímpicas.

3 O lançamento de disco O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes.

4 O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres
O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres. Pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas. As medidas dos discos são:

5 Homens – pesa 2 kg, mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e tem de 44 a 46 mm de espessura. Mulheres – pesa 1 kg, mede entre 180 a 182 mm de diâmetro, e tem de 37 a 39 mm de espessura.

6 Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.

7 O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia
O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.

8 Dardo O dardo é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O tamanho e peso dos dardos variam do homem para a mulher. O homem usa um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas. A mulher usa um dardo um pouco mais leve, 600 gramas e mede 2,3 metros de comprimento

9 O atleta corre para tomar impulso e lança o dardo numa pista de lançamento com 34,9 metros de comprimento e 4 metros de largura. O lançador faz um giro rápido com o corpo e lança. O dardo costuma sair das mãos do atleta com uma velocidade de 100 km/h. Após o voo, o dardo aterra numa zona relvada que costuma ocupar a zona central dos estádios de atletismo. A marca obtida pelo atleta é medida pelos oficiais, desde a zona de lançamento até ao primeiro ponto onde o dardo tocou no chão.

10 O lançador é desclassificado se sair da zona de lançamento antes, durante ou depois do lançamento, ou se o dardo tocar no solo sem ser pela ponta dianteira dele. As competições de lançamento de dardo iniciam-se com três rondas de lançamentos para cada atleta. Após esta fase, os oito melhores resultados são apurados para realizar mais três lançamentos. Fim da prova, o atleta que obtiver a maior distância num lançamento legítimo é declarado vencedor.

11 Arremesso de peso O arremesso de peso é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola o mais longe possível. As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração

12 A bola oficial masculina pesa 7,26 kg e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo. Possui cerca de 12 cm de diâmetro; Na categoria feminina pesa 4 kg exatos, sendo esta um pouco menor; O arremessador tem uma área restrita circular de diâmetro 2,135 m (7 pés) para se locomover; No início do lançamento, o peso deve estar colocado entre o ombro e o pescoço do atleta;

13 Durante o lançamento, o atleta deve rodar sobre si mesmo e lançar (técnica com giro);
A marca obtida em cada lançamento é medida a partir do primeiro lugar onde o peso bater no chão; Em competições oficiais, cada atleta tem direito a seis lançamentos; A sua posição na classificação é determinada pela distância obtida no maior arremesso válido. O peso deve ser lançado com as pontas dos dedos, e não com a palma da mão

14 A sua posição na classificação é determinada pela distância obtida no maior arremesso válido.
O peso deve ser lançado com as pontas dos dedos, e não com a palma da mão

15 Martelo O martelo pesa 7,26 kg na prova dos homens e 4 kg nos eventos femininos. O conjunto bola, arame e alça, formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2 m. A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1 m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede que protege a audiência.

16 Segurando a alça com as duas mãos e mantendo os pés imóveis, o atleta faz a bola girar três ou quatro vezes, num círculo que passa por cima e por baixo da sua cabeça. Quando o martelo alcança velocidade, o atleta gira sobre si próprio duas ou três vezes para acelerar mais a bola e logo a solta para cima e para frente.

17 conclusao Concluímos que existem regras para todos os tipos de arremessos e lançamentos. E todas devem ser cumpridas em provas oficiais.

18 FIM


Carregar ppt "Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google