A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Supletivo Biologia I Professora Rayane Tel:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Supletivo Biologia I Professora Rayane Tel:"— Transcrição da apresentação:

1 Supletivo Biologia I Professora Rayane Tel: 9126-2298

2 Vitaminas São compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.

3 Vitaminas hidrossolúveis
A maioria das vitaminas hidrossolúveis são componentes de sistema de enzima essenciais. Várias estão envolvidas em reações de manutenção do metabolismo energético. Estas vitaminas não são normalmente armazenadas no organismo em quantidades apreciáveis e são normalmente excretadas em pequenas quantidades na urina; sendo assim, um suprimento diário é desejável com o intuito de se evitar depleção e interrupção das funções fisiológicas normais.

4 Vitaminas hidrossolúveis
Vitamina B (Hidrossolúvel) Beribéri = doença por deficiência de tiamina. Encontrada na Vitamina B1 Pelagra = doença causada por deficiência de niacina encontrada na vitamina B6 cansaço; Falta de apetite; Causa atraso no crescimento. Excesso = Não há nenhum efeito tóxico conhecido pela tiamina; Niocina (Pelagra) = Doses grandes têm sido usadas na tentativa de abaixar a concentração de colesterol no sangue. Pode ser tóxica para o fígado. Vitamina C (Hidrossolúvel) Deficiência causa gripe, resfriado e infecções; Aumenta a resistência do organismo; Provoca hemorragias nas gengivas e na pele (conhecida como escorbuto). Excesso = Não há efeito tóxico.

5 Vitaminas lipossolúveis
Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem um papel fisiológico separado e distinto. Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença de bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nos mesmos tecidos, nem na mesma extensão. Normalmente são excretadas na urina.

6 Vitaminas lipossolúveis
Vitamina A (lipossolúvel) Cegueira Noturna - Causada por falta de vitamina A, falta de capacidade de perceber detalhes em ambientes pouco iluminados. Ex: Sai de um quarto iluminado e entra em um escuro. » Cefaléia; Lesões na Pele; Pele áspera e seca; Auxilia no tratamento de sarampo e rubéola em quase todas as doenças infeccionadas. A falta de vitamina A facilita mais a pegar doenças infeccionadas; Alterações cutâneas: A pele se torna seca escamosa e áspera conhecida como pele de ganso ou pele de sapo. Excesso pode causar náuseas e Vômitos; Fadiga; Cefaléia; Anorexia; Coloração Amarelada da pele.

7 Vitaminas lipossolúveis
Vitamina D (Lipossolúvel) » Provoca Raquitismo; Desgaste dos ossos (osteoporose) e dos dentes. Excesso = Anorexia; Vômitos; Dor de Cabeça; Sonolência e Diarréia. Vitamina E (Lipossolúvel)» Não causa deficiência; Excesso = Não apresenta efeito tóxicos Vitamina K (Lipossolúvel)» Com a má absorção de lipídeos pode causar destruição da flora intestinal; Não foi registrado caso de deficiências grave.

8 Membrana Plasmática A membrana plasmática ou plasmalema é uma película delgada e elástica que envolve a célula. Formada por lipídios e proteínas (lipoprotéica) tal membrana fica em contato, através da face externa com o meio extracelular e, pela face Interna, com o hialoplasma da célula.

9 Funções da membrana 1.Regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio,através de uma propriedade chamada de permeabilidade seletiva. 2. Intervém nos mecanismos de reconhecimento celular, através de receptores específicos, moléculas que reconhecem agentes do meio, como por exemplo, os hormônios. 3. Proteger a individualidade da célula

10 Organelas As células possuem pequenos órgãos chamados de organelas ou orgânulos celulares, que geralmente, localizam-se no citoplasma da célula. Citoplasma: compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. Engloba numerosas estruturas especializadas e organelas mergulhadas em um material semelhante a um gel, denominado hialoplama.

11 Organelas Citoesqueleto: é uma rede de filamentos protéicos
(microtúbulos e microfilamentos) do citosol que se encarrega de manter a estrutura e a forma da célula e é responsável por muitos dos movimentos celulares. Mitocôndrias: uma das organelas mais importantes do citoplasma e é encontrada em quase todas as células eucarióticas. São as organelas produtoras de energia através do processo de respiração celular ou aeróbio. Cloroplastos: são organelas ainda maiores, encontradas nas células de plantas e algas (protistas), com a função de realizar a fotossíntese.

12 Organelas Retículo Endoplasmático: a maior parte dos componentes da
membrana celular forma-se numa rede tridimensional irregular de espaços, rodeada, por sua vez, por uma membrana e chamada de retículo endoplasmático (RE), responsável pelo transporte de substâncias na célula e no qual formam-se também os materiais expulsos pela célula. Aparelho de Golgi: é formado por pilhas de sacos planos envoltos em membranas. Este aparelho recebe as moléculas formadas no retículo endoplasmático, transforma-as e dirige-as para diferentes lugares da célula, papel este chamado de secreção celular.

13 Organelas Lisossomos: produzidos a partir do complexo de Golgi, são pequenas organelas que contêm reservas de enzimas necessárias à digestão intracelular de várias indesejáveis. As membranas formam muitas outras vesículas pequenas, encarregadas de transportar materiais entre organelas. Peroxissomos: estruturas também provenientes do Complexo de Golgi são responsáveis pela degradação da água oxigenada (peróxido de hidrogênio), daí o seu nome.

14 Transporte passivo X ativo
Gasto de ATP (energia) Poros: O Transporte passivo depende da existência de poros na membrana. Permeases: Trata-se de substâncias protéicas especializadas no transporte de determinadas moléculas.

15 Transporte passivo X ativo
Osmose: é a passagem de solvente através de Uma membrana semipermeável (MSP). Fagocitose: É o englobamento de partículas sólidas através de emissão de pseudópodes. Pinocitose: É o processo de englobamento de gotículas de líquido.


Carregar ppt "Supletivo Biologia I Professora Rayane Tel:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google