A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Inquérito de opinião pan-europeu sobre segurança e saúde ocupacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Inquérito de opinião pan-europeu sobre segurança e saúde ocupacional."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Inquérito de opinião pan-europeu sobre segurança e saúde ocupacional Resultados representativos de 36 países europeus participantes para a Agência Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) Resultados de toda a Europa e Portugal

2 2 http://osha.europa.eu Click to add text here Conceito do inquérito de opinião Note: insert graphs, tables, images here Universo:População com mais de 18 anos de idade e local de residência habitual, e no idioma respectivo Amostra:Amostra representativa em cada um dos 36 países europeus participantes Método de recolha de dados: CATI (Entrevistas telefónicas assistidas por computador) em 31 países. As entrevistas foram realizadas cara a cara na Bulgária, República Checa, Eslováquia, Roménia e Turquia Dimensão da amostra:35 540 entrevistas (aproximadamente 1 000 por país, excepto no Lichtenstein em que foram realizadas 200 entrevistas) Dimensão da amostra: (Portugal) 1 003 entrevistas Margem de erro:±0,3 a 0,5 pontos percentuais (em toda a Europa) ±1,9 a 3,1 pontos percentuais (amostra nacional) Período de trabalho de campo: (Portugal) 26 Outubro 2011 - 10 Novembro 2011

3 3 http://osha.europa.eu Visão geral do questionário  Q1. Acha que, em Portugal, o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho irá, nos próximos 5 anos, aumentar, diminuir ou manter-se mais ou menos na mesma? (Aumentar muito | Aumentar um pouco | Manter-se mais ou menos na mesma | Diminuir um pouco | Diminuir muito)  Q2. Tendo em conta os riscos de segurança e saúde no local de trabalho, considera que está...? (Muito bem informado | Informado | Pouco informado | Nada informado)  Q3. Muitos governos europeus estão a considerar ou decidiram aumentar a idade de reforma porque as pessoas vivem mais tempo. Na sua opinião, em que medida são importantes as boas práticas de segurança e saúde para ajudar as pessoas a trabalhar mais tempo antes de se reformarem? (Muito importante | Importante | Não muito importante | Nada importante)  Q4. Se apresentasse um problema de saúde e segurança no seu local de trabalho ao seu chefe, em que medida se sente confiante de que o problema iria ser tratado? (Muito confiante | Confiante | Não muito confiante | Nada confiante)  Q5. Em que medida concorda ou discorda com a seguinte frase. Para que Portugal seja economicamente competitivo, os locais de trabalho precisam de seguir as boas práticas de segurança e saúde? (Concordo totalmente | Concordo | Não concordo nem discordo | Discordo | Discordo totalmente)

4 4 http://osha.europa.eu Click to add text here Designações de países com duas letras utilizadas em tabelas Note: insert graphs, tables, images here LetrasPaísLetrasPaísLetrasPaís ALAlbâniaHRCroáciaNONoruega ATÁustriaHUHungriaPLPolónia BEBélgicaIEIrlandaPTPortugal BGBulgáriaISIslândiaRORoménia CYChipreITItáliaRSSérvia CZRepública ChecaLILiechtensteinSESuécia DEAlemanhaLTLituâniaSIEslovénia DKDinamarcaLULuxemburgoSKEslováquia EEEstóniaLVLetóniaTRTurquia ELGréciaMEMontenegroUKReino Unido ESEspanhaMKAntiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM) ALLTodos os países FIFinlândiaMTMalta FRFrançaNLPaíses Baixos

5 5 http://osha.europa.eu Click to add text here Regiões utilizadas neste relatório Note: insert graphs, tables, images here RegiãoPaíses Nordeste da EuropaRepública Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia Noroeste da EuropaÁustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido Países nórdicosDinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia Sudeste da EuropaAlbânia, Bulgária, Croácia, Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM), Montenegro, Roménia, Sérvia, Turquia Sul da EuropaChipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Espanha EU27Os 27 países que constituem actualmente a União Europeia EU15Os 15 países que formaram a União Europeia até 1 de Maio de 2004 EEANoruega, Islândia, Liechtenstein CCSPaíses candidatos e potenciais candidatos

6 Nível de stress relacionado com o emprego

7 7 http://osha.europa.eu Universo: população com mais de 18 anos de idade Nível de stress relacionado com o emprego (Portugal) Acha que, em Portugal, o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho irá, nos próximos 5 anos, aumentar, diminuir ou manter-se mais ou menos na mesma? (%) Aumentar muito Aumentar um pouco Manter-se mais ou menos na mesma Diminuir um pouco Diminuir muito Não sabe

8 8 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Género Idade Estatuto profissional Acha que, em Portugal, o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho irá, nos próximos 5 anos, aumentar, diminuir ou manter-se mais ou menos na mesma? (%) Total Masculino Feminino Idade entre 18 e 34 anos Idade entre 35 e 54 anos Idade superior a 55 anos Activo Inactivo Nível de stress relacionado com o emprego (Portugal)

9 9 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Dimensão da entidade patronal (número de funcionários) Contrato de trabalho Acha que, em Portugal, o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho irá, nos próximos 5 anos, aumentar, diminuir ou manter-se mais ou menos na mesma? (%) Total Entre 0 e 9 Entre 10 e 49 Entre 50 e 249 Mais de 250 Tempo indeterminado Outro Nível de stress relacionado com o emprego (Portugal)

10 10 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Nível de stress relacionado com o emprego Acha que, em (o seu país), o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho irá, nos próximos 5 anos, aumentar, diminuir ou manter-se mais ou menos na mesma? (%)

11 11 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Nível de stress relacionado com o emprego Acha que, em (o seu país), o número de pessoas que sofrem de stress relacionado com o trabalho irá, nos próximos 5 anos, aumentar, diminuir ou manter-se mais ou menos na mesma? (%)

12 Nível de informação sobre os riscos de segurança e saúde no trabalho

13 13 http://osha.europa.eu Universo: população com mais de 18 anos de idade Nível de informação sobre os riscos de segurança e saúde no trabalho (Portugal) Muito bem informado Informado Pouco informado Nada informado Não sabe Tendo em conta os riscos de segurança e saúde no local de trabalho, considera que está...? (%)

14 14 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Género Idade Estatuto profissional Tendo em conta os riscos de segurança e saúde no local de trabalho, considera que está...? (%) Total Masculino Feminino Idade entre 18 e 34 anos Idade entre 35 e 54 anos Idade superior a 55 anos Activo Inactivo Nível de informação sobre os riscos de segurança e saúde no trabalho (Portugal)

15 15 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Dimensão da entidade patronal (número de funcionários) Contrato de trabalho Tendo em conta os riscos de segurança e saúde no local de trabalho, considera que está...? (%) Nível de informação sobre os riscos de segurança e saúde no trabalho (Portugal)

16 16 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Nível de informação sobre os riscos de segurança e saúde no trabalho Tendo em conta os riscos de segurança e saúde no local de trabalho, considera que está...? (%)

17 17 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Nível de informação sobre os riscos de segurança e saúde no trabalho Tendo em conta os riscos de segurança e saúde no local de trabalho, considera que está...? (%)

18 Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma reforma mais tardia

19 19 http://osha.europa.eu Universo: população com mais de 18 anos de idade Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma reforma mais tardia (Portugal) Muitos governos europeus estão a considerar ou decidiram aumentar a idade de reforma porque as pessoas vivem mais tempo. Na sua opinião, em que medida são importantes as boas práticas de segurança e saúde para ajudar as pessoas a trabalhar mais tempo antes de se reformarem? (%)

20 20 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Género Idade Estatuto profissional Na sua opinião, em que medida são importantes as boas práticas de segurança e saúde para ajudar as pessoas a trabalhar mais tempo antes de se reformarem? (%) Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma reforma mais tardia (Portugal)

21 21 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Contrato de trabalho Dimensão da entidade patronal (número de funcionários) Na sua opinião, em que medida são importantes as boas práticas de segurança e saúde para ajudar as pessoas a trabalhar mais tempo antes de se reformarem? (%) Dimensão da entidade patronal (número de funcionários) Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma reforma mais tardia (Portugal)

22 22 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma reforma mais tardia Na sua opinião, em que medida são importantes as boas práticas de segurança e saúde para ajudar as pessoas a trabalhar mais tempo antes de se reformarem? (%)

23 23 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma reforma mais tardia Na sua opinião, em que medida são importantes as boas práticas de segurança e saúde para ajudar as pessoas a trabalhar mais tempo antes de se reformarem? (%)

24 Confiança na acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho Confiança em acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho

25 25 http://osha.europa.eu Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Confiança na acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho (Portugal) Se apresentasse um problema de saúde e segurança no seu local de trabalho ao seu chefe, em que medida se sente confiante de que o problema iria ser tratado? (%)

26 26 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Género Idade Se apresentasse um problema de saúde e segurança no seu local de trabalho ao seu chefe, em que medida se sente confiante de que o problema iria ser tratado? (%) Confiança na acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho (Portugal)

27 27 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Contrato de trabalho Dimensão da entidade patronal (número de funcionários) Se apresentasse um problema de saúde e segurança no seu local de trabalho ao seu chefe, em que medida se sente confiante de que o problema iria ser tratado? (%) Confiança na acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho (Portugal)

28 28 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Se apresentasse um problema de saúde e segurança no seu local de trabalho ao seu chefe, em que medida se sente confiante de que o problema iria ser tratado? (%) Confiança na acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho

29 29 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Se apresentasse um problema de saúde e segurança no seu local de trabalho ao seu chefe, em que medida se sente confiante de que o problema iria ser tratado? (%) Confiança na acção para resolver os problemas de segurança e saúde no local de trabalho

30 Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma competitividade económica

31 31 http://osha.europa.eu Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma competitividade económica (Portugal) Em que medida concorda ou discorda com a seguinte frase. Para que Portugal seja economicamente competitivo, os locais de trabalho precisam de seguir as boas práticas de segurança e saúde? (%) Universo: população com mais de 18 anos de idade

32 32 http://osha.europa.eu Género Idade Estatuto profissional Em que medida concorda ou discorda com a seguinte frase. Para que Portugal seja economicamente competitivo, os locais de trabalho precisam de seguir as boas práticas de segurança e saúde? (%) Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma competitividade económica (Portugal) Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade

33 33 http://osha.europa.eu Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: funcionários com mais de 18 anos de idade Contrato de trabalho Dimensão da entidade patronal (número de funcionários) Em que medida concorda ou discorda com a seguinte frase. Para que Portugal seja economicamente competitivo, os locais de trabalho precisam de seguir as boas práticas de segurança e saúde? (%) Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma competitividade económica (Portugal)

34 34 http://osha.europa.eu Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma competitividade económica Em que medida concorda ou discorda com a seguinte frase. Para que (o seu país) seja economicamente competitivo, os locais de trabalho precisam de seguir as boas práticas de segurança e saúde? (%) Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade

35 35 http://osha.europa.eu Importância da segurança e saúde no local de trabalho para uma competitividade económica Em que medida concorda ou discorda com a seguinte frase. Para que (o seu país) seja economicamente competitivo, os locais de trabalho precisam de seguir as boas práticas de segurança e saúde? (%) Diferença de 100% devido à exclusão de “Não sei”; Universo: população com mais de 18 anos de idade

36 36 http://osha.europa.eu Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) Contribui para tornar a Europa um local de trabalho mais seguro, saudável e produtivo; Pesquisa, desenvolve e distribui informação fiável, equilibrada e imparcial sobre segurança e saúde; Organiza campanhas de sensibilização pan-europeias; Criada pela União Europeia em 1996 e com sede em Bilbau, Espanha; Reúne representantes da Comissão Europeia, dos governos dos Estados- Membros, das organizações patronais e de trabalhadores e peritos de alto nível em cada um dos Estados-Membros da UE-27 e noutros países. Para mais informações sobre a EU OSHA: http://osha.europa.eu Para mais informações sobre a sondagem pan-europeia sobre SST: http://osha.europa.eu/en/safety-health-in-figures/


Carregar ppt "Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Inquérito de opinião pan-europeu sobre segurança e saúde ocupacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google