A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIUNIDADE - CUIDADOS 18 DE SETEMBRO 2013 OS TRABALHADORES DE UMA CASA ESPÍRITA NÃO ESTÃO LIVRES, COMO QUALQUER MORTAL, DE SOFRER O ASSÉDIO DE ESPÍRITOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIUNIDADE - CUIDADOS 18 DE SETEMBRO 2013 OS TRABALHADORES DE UMA CASA ESPÍRITA NÃO ESTÃO LIVRES, COMO QUALQUER MORTAL, DE SOFRER O ASSÉDIO DE ESPÍRITOS."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIUNIDADE - CUIDADOS 18 DE SETEMBRO 2013 OS TRABALHADORES DE UMA CASA ESPÍRITA NÃO ESTÃO LIVRES, COMO QUALQUER MORTAL, DE SOFRER O ASSÉDIO DE ESPÍRITOS OBSESSORES, SEJA PROVENIENTES DE ENCARNAÇÕES PASSADAS, COMPROMISSOS ESPIRITUAIS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE. O MÉDIUM CONSCIENTE DE SEU COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA, DEVE SER O PRIMEIRO A SE SUBMETER A UM TRATAMENTO NO CENTRO ESPÍRITA, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE SENTEM DE MODO COMPULSIVO A PRESENÇA DE ESPÍRITOS, PELO SOFRIMENTO E CONSTRANGIMENTO QUE SÃO ALVOS.

2 NO CASO DE SE SUBMETER UM MÉDIUM NESSE CONTEXTO À UM TRABALHO DE DESOBSESSÃO, CORRE-SE O RISCO DE VÊ-LO MERGULHAR NUM ESTADO DE PROFUNDO DESEQUILÍBRIO. O MÉDIUM SOFRERÁ MAIOR AGRESSÃO DO OBSESSOR NO EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE PARTICIPANDO DE UM TRABALHO DE DESOBSESSÃO. POR ESTA RAZÃO, É PRECISO PRIMEIRAMENTE TRATAR O MÉDIUM NECESSITADO DE AUXILIO, ORIENTÁ-LO NO SENTIDO DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO, REFORMA ÍNTIMA PARA QUE NO FUTURO SEJA UM TRABALHADOR CÔNSCIO DE SUAS APTIDÕES, DISCIPLINADO E PRONTO PARA EXERCER A CARIDADE DO INTERCÂMBIO COM OS ESPÍRITOS NECESSITADOS.

3 ESTUDOS UM DOS GRANDES MALES QUE HOJE AFETAM A PRÁTICA DO ESPIRITISMO É A FALTA DE ESTUDOS DA DOUTRINA. SE DE UM LADO HÁ CENTROS ESPÍRITAS QUE DESENVOLVEM CURSOS TÃO COMPLEXOS COMO OS DE UMA ESCOLA, DIFICULTANDO O INGRESSO DOS INICIANTES, POR OUTRO, HÁ CASAS QUE SE ABSTÊM COMPLETAMENTE DE QUALQUER ESFORÇO NESTE SENTIDO. EM RESUMO: UNS ESTUDAM DEMAIS; OUTROS, DE MENOS. PERGUNTADO SE O EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE PODE PROVOCAR NUMA PESSOA A INVASÃO DOS MAUS ESPÍRITOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS, KARDEC RESPONDE DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS:

4 "JAMAIS DISSIMULAMOS OS ESCOLHOS (OBSTÁCULOS) ENCONTRADIÇOS NA MEDIUNIDADE, RAZÃO POR QUE MULTIPLICAMOS, EM "O LIVRO DOS MÉDIUNS", AS INSTRUÇÕES A TAL RESPEITO E NÃO TEMOS CESSADO DE RECOMENDAR O SEU ESTUDO PRÉVIO, ANTES DE SE ENTREGAREM À PRÁTICA. ASSIM, DESDE A PUBLICAÇÃO O NÚMERO DE OBSEDIADOS DIMINUIU SENSÍVEL E NOTORIAMENTE, PORQUE POUPA UMA EXPERIÊNCIA QUE OS NOVIÇOS MUITAS VEZES SÓ ADQUIREM ÀS PRÓPRIAS CUSTAS. DIZEMO-LO AINDA, SIM, SEM EXPERIÊNCIA A MEDIUNIDADE TEM INCONVENIENTES, DOS QUAIS O MENOR, SERIA SER MISTIFICADO PELOS ESPÍRITOS ENGANADORES E LEVIANOS. FAZER ESPIRITISMO EXPERIMENTAL SEM ESTUDO É FAZER MANIPULAÇÕES QUÍMICAS SEM SABER QUÍMICA".

5 O CODIFICADOR, JÁ EM SEU TEMPO, ALERTAVA PARA O CUIDADO QUE SE DEVE TER, QUANDO SE VAI SUBMETER UMA PESSOA AO CONTATO COM O MUNDO INVISÍVEL. RECOMENDAVA INSTRUÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ALGUÉM COM EXPERIÊNCIA. POR ISSO DEVEMOS ESTABELECER EM NOSSAS CASAS ESPÍRITAS UMA METODOLOGIA CAPAZ DE INICIAR NOVATOS NA PRÁTICA SADIA DA MEDIUNIDADE.

6 PRIMEIRO, DEVEMOS LEVAR EM CONTA SE A PESSOA TEM ALGUMA NOÇÃO DO QUE É A DOUTRINA ESPÍRITA. E, SE JÁ TEM, SE NÃO ESTÁ DISTORCIDA, MISTURADA COM AQUILO QUE SE CHAMA "ESPIRITISMO POPULAR“, INCLUSIVE “MEDIUNISMO”. É PRECISO QUE HAJA ESCLARECIMENTO AOS CANDIDATOS À MÉDIUNS, ONDE ELES APRENDEM OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA MEDIUNIDADE. NESSE ESTUDO COM A DURAÇÃO DE SEIS MESES, COM UMA AULA SEMANAL, ESTUDA-SE ; A ORIGEM DA DOUTRINA ESPÍRITA, RELATIVAMENTE À MEDIUNIDADE; A REENCARNAÇÃO; OS FLUIDOS; OS PASSES E A OBSESSÃO. SERVE PARA DAR UMA NOÇÃO BÁSICA AOS QUE INGRESSAM NOS QUADROS DE SERVIÇOS DA CASA ESPÍRITA, INCLUSIVE AOS QUE VÃO LIDAR COM A MEDIUNIDADE. AS CASAS PODEM MINISTRAR ORIENTAÇÕES ATRAVÉS DA LEITURA EM LIVROS, OU CRIAR SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS.

7 DEPOIS DISSO, INICIA-SE PROPRIAMENTE DITO O ESTUDO DO "O LIVRO DOS MÉDIUNS". DEVE-SE DEDICAR ESPECIAL ATENÇÃO AOS CAPÍTULOS QUE FALAM DOS CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM OS DESENCARNADOS, ESPECIALMENTE SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS MÉDIUNS. SÓ APÓS ESTE PROCEDIMENTO, PODERÁ SER INICIADA À CHAMADA “AULA PRÁTICA” PREPARANDO O TRABALHADOR PARA A TAREFA COM A EQUIPE ESPIRITUAL DO CENTRO ESPÍRITA.

8 UMA DAS FASES MAIS DELICADAS DO PREPARO DO MÉDIUM É AQUELA EM QUE O NOVATO VAI EXERCITAR SUA MEDIUNIDADE. A MAIORIA DOS QUE SE DEDICAM AO INTERCÂMBIO COM OS ESPÍRITOS POSSUI GRANDE ANSIEDADE PARA "RECEBER" AS MANIFESTAÇÕES. MAS, AS COISAS NÃO SÃO TÃO SIMPLES QUANTO PARECEM. O EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE É UMA FASE DE APERFEIÇOAMENTO PSÍQUICO, ONDE O INDIVÍDUO SE SUBMETERÁ À DISCIPLINA DE MUITAS FACES DE SUA PERSONALIDADE, UMA ESPÉCIE DE AUTOCONHECIMENTO, UM POUCO DIFÍCIL DE SER FEITO.

9 OS ESPÍRITOS INFERIORES SÃO EXCITADORES DAS PAIXÕES DO MÉDIUM, E ACABAM POR MOSTRAR-LHES OS DEFEITOS DE SUA PERSONALIDADE, QUE DEVERÃO SER CORRIGIDOS. NÃO HÁ SERVIÇO MEDIÚNICO SEM QUE O EQUILÍBRIO PESSOAL SE DÊ PELA AÇÃO DOS CONTRÁRIOS. O MEDIANEIRO CHEGA AO BEM PELO CONHECIMENTO DO MAL. POR ESTA RAZÃO, AS MESAS DE DESENVOLVIMENTO DEVEM CONTAR COM PESSOAS MADURAS, DOTADAS DE EXPERIÊNCIA CAPAZ DE ORIENTAR COM SEGURANÇA. SE NÃO FOR ASSIM, A PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS À VIDA PSÍQUICA, COISA QUE VEM SENDO MUITO COMUM NA ATUALIDADE.

10 O ANIMISMO É A INFLUÊNCIA QUE A ALMA DO MÉDIUM EXERCE SOBRE AS COMUNICAÇÕES. ONDE A FACULDADE É MAIS INTUITIVA, A FATOR ANÍMICO É BEM MAIS ELEVADO, CHEGANDO, EM ALGUNS CASOS, A TORNAR O SENSITIVO IMPRODUTIVO. O ANIMISMO SE APRESENTA INTENSO NA MAIORIA DOS PRINCIPIANTES E VAI DIMINUINDO COM O DESENVOLVIMENTO. OS ENCARREGADOS DE DIRIGIREM OS TRABALHOS PRÁTICOS PRECISAM DEMONSTRAR QUE A PRESENÇA OSTENSIVA DOS PENSAMENTOS DO MÉDIUM NAS COMUNICAÇÕES É UMA COISA NATURAL E, COM O TEMPO, ESTA INFLUÊNCIA DIMINUIRÁ. OS PROBLEMAS ANÍMICOS DO SENSITIVO, QUE AFLORAM NO TRANSE MEDIÚNICO, PODEM SER ORIENTADOS COMO SE FAZ EM QUALQUER SITUAÇÃO DE DESARMONIA. TODOS OS INICIANTES DEVEM SER ESCLARECIDOS QUE O MAIS IMPORTANTE FATOR DE TRANSFORMAÇÃO E AJUSTE VIRÁ DA REFLEXÃO EVANGÉLICA. FALANDO DO ANIMISMO, KARDEC DISSE:

11 "O MÉDIUM, TENDO CONSCIÊNCIA DO QUE ESCREVE (OU FALA), É NATURALMENTE LEVADO A DUVIDAR DE SUA FACULDADE: NÃO SABE SE A ESCRITA (OU MENSAGEM) É DELE MESMO OU DE OUTRO ESPÍRITO. MAS ELE NÃO DEVE ABSOLUTAMENTE INQUIETAR-SE COM ISSO E DEVE PROSSEGUIR APESAR DA DÚVIDA. OBSERVANDO COM CUIDADO A SI MESMO, FACILMENTE RECONHECERÁ NOS ESCRITOS (OU NAS PALAVRAS) MUITAS COISAS QUE NÃO LHE PERTENCEM, QUE SÃO MESMO CONTRÁRIAS AOS SEUS PENSAMENTOS, PROVA EVIDENTE DE QUE NÃO PROCEDEM DE SUA MENTE. QUE CONTINUE, POIS, E A DÚVIDA SE DISSIPARÁ COM A EXPERIÊNCIA". - ALLAN KARDEC (O LIVRO DOS MÉDIUNS, ITEM 214).

12 v A MEDIUNIDADE NA NOVA ERA. - (INTUITIVA) - A mediunidade do futuro não estará restrita ás casas espiritualistas: FARÁ PARTE DA SOCIEDADE COMO UM TODO, pois o homem aprenderá aproveitar os sábios aconselhamentos do Alto em todos os ramos de atuação. -Mediunidade é a capacidade inerente a todos os homens de perceber a Vida Imortal por meio do desenvolvimento dos sentidos e faculdades, tanto espirituais como humanas. O atual estágio de evolução da humanidade terrena ainda exige que o “véu de Ísis”, que encobre a visão e os demais sentidos humanos, ainda não seja descerrado para que ocorra a “Grande Revelação”.

13 ”. Portanto, somente aqueles que desenvolvem as faculdades mediúnicas conseguem interagir diretamente com a vida Maior. Com o natural avanço espiritual da humanidade no 3°Milênio, a mediunidade se tornará uma atividade rotineira no cotidiano dos homens, sendo que a mais frequente será a INTUITIVA, por meio da qual os homens percebam as informações espirituais com contato puramente mental. EIS UM SINAL DE APERFEIÇOAMENTO DA HUMANIDADE ENCARNADA, QUE DEIXARÁ DE SER APENAS UM INSTRUMENTO MECÂNICO DOS ESPÍRITOS PARA TORNAR-SE CO-REALIZADORA DA OBRA DE EDIFICAÇÃO DE UM MUNDO MELHOR NA TERRA!

14 BIBLIOGRAFIA:  CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA – 1º. ANO  PRÁTICA MEDIÚNICA – EDGARD ARMOND  MEDIUNIDADE CONSCIENTE – CARLOS A. BACELLI  UNIVERSALISMO CRÍSTICO À CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL DO 3º. MILÊNIO DO LIVRO > A NOVA ERA – ORIENTAÇÕES ESPIRITUAIS PARA O 3º. MILÊNIO DE ROGER BOTTINI PARANHOS SOB ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL DE HERMES


Carregar ppt "MEDIUNIDADE - CUIDADOS 18 DE SETEMBRO 2013 OS TRABALHADORES DE UMA CASA ESPÍRITA NÃO ESTÃO LIVRES, COMO QUALQUER MORTAL, DE SOFRER O ASSÉDIO DE ESPÍRITOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google