A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Batalha de Aljubarrota. “Deu sinal a trombeta castelhana” Início da batalha centrado nos efeitos sonoros – sensações auditivas Provoca efeito na Natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Batalha de Aljubarrota. “Deu sinal a trombeta castelhana” Início da batalha centrado nos efeitos sonoros – sensações auditivas Provoca efeito na Natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Batalha de Aljubarrota

2 “Deu sinal a trombeta castelhana” Início da batalha centrado nos efeitos sonoros – sensações auditivas Provoca efeito na Natureza e no Homem O som da trombeta é tão assustador, horrível e tenebroso que o seu eco atravessa os montes. Os efeitos são devastadores: os montes ressentem-se e as águas dos rios Guadiana e Tejo recuam. Assustadas, as mães apertam/abraçam os seus filhos.

3 Notar: A adjetivação onomatopaica A gradação crescente “Horrendo, fero, ingente e temeroso;” A personificação “Correu ao mar o Tejo duvidoso” A hipérbole “Ouviu o Douro e a terra Transtagana”

4 “Quando os rostos ali se vem sem cor” Hipérbole – acentua o medo sentido pelos soldados Os rostos dos soldados estão pálidos por causa do medo, mas a fúria de vencer o inimigo é tão grande que faz esquecer a morte de outros soldados

5 Na descrição da Batalha predominam sensações visuais e auditivas. A descrição reflete ainda os movimentos dos soldados, numa “incerta guerra”. De ambas as partes avançam as primeiras alas, movidas por objetivos diferentes: os Portugueses querem defender a sua terra; os Castelhanos desejam apoderar-se dela.

6 Destaca-se o “grande Pereira”, ou seja, D. Nuno Álvares Pereira, em quem se encerra “Todo o valor”. É apresentado como sendo um homem destemido, um líder, respeitado por todos. Logo «Derriba e encontra e a terra semea/ Dos que a tanto desejam, sendo alhea», ou seja, avança e cobre a terra de inimigos. A hipérbole acentua o caráter de D. Nuno Álvares Pereira.

7 As sensações auditivas e visuais contribuem para recriar este ambiente de guerra: voam “estridentes/ Farpões, setas e vários tiros”, “treme a terra, os vales soam”, “espedaçam-se lanças”. Neste ambiente confuso cruzam-se armas, homens e cavalos.

8 Notar: Adjetivação expressiva – exs. estridente, duros, ardentes, frequentes, fero, espesso Verbos expressivos – exs: voam, treme, soam, espedaçam-se, atroam, recrece, apouca Aliteração – treme a terra – em /t/ estridentes, atroam – em /r/ espesso, setas – em /s/

9 Estrofes 32 e 33 As duas estrofes reportam para a traição de alguns Portugueses que lutam ao lado dos Castelhanos. D. Diogo e D. Pedro, irmãos de D. Nuno Álvares Pereira são alguns destes “arrenegados” (traidores), que avançam “No primeiro esquadrão”, lutando contra “irmãos e parentes”. Mais do que trair a família, atentam contra o Rei e contra a Pátria.

10 O conflito ( 34 a 42) É retomada a descrição da Batalha com ênfase no desempenho de D. Nuno Álvares Pereira e a postura do rei D. João I. A descrição é marcada pela gradação crescente, já que o conflito tende a aumentar, exigindo maior determinação e coragem.

11 Nuno Álvares Pereira é comparado a um “fortíssimo leão”, destacando, desta forma, a sua bravura. “Torvado um pouco está, mas não medroso”, ou seja, sente-se perturbado, mas sem medo. No entanto, perante tão grande número de castelhanos, não consegue evitar a morte de “Alguns dos seus”.

12 D. João I dirige-se aos seus homens, elogia-os e incita-os a lutar (discurso direto). Ele próprio dá o exemplo e avança sobre o inimigo. O “magnânimo guerreiro” com uma lança, de um “único tiro”, mata logo muitos inimigos (hipérbole). A intervenção do rei aumenta o ânimo e a batalha é vencida.

13 Fim da batalha (43 a 45) O Rei de Castela apercebe-se da derrota. Fogem alguns castelhanos, incluindo o rei, “Contente de lhe não deixar a vida”. Porém, é a dor, a mágoa e a desonra que marcam os inimigos castelhanos. Uns maldizem e blasfemam contra a guerra, outros lamentam as mortes que deixam as mães sem filhos, as esposas sem maridos e os filhos órfãos.


Carregar ppt "Batalha de Aljubarrota. “Deu sinal a trombeta castelhana” Início da batalha centrado nos efeitos sonoros – sensações auditivas Provoca efeito na Natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google