A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fertilização in vitro Universidade Federal de Minas Gerais Ciências biológicas - Noturno Disciplina:Embriologia geral Grupo: Cintia Ribeiro, Jaqueline.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fertilização in vitro Universidade Federal de Minas Gerais Ciências biológicas - Noturno Disciplina:Embriologia geral Grupo: Cintia Ribeiro, Jaqueline."— Transcrição da apresentação:

1 Fertilização in vitro Universidade Federal de Minas Gerais Ciências biológicas - Noturno Disciplina:Embriologia geral Grupo: Cintia Ribeiro, Jaqueline Mendes, Lorrana Braga, Luciana Gandra, Maria Letícia Figueiredo, Sara Martins.

2 O que é fertilização in vitro? Promoção do encontro do ovócito II com o espermatozóide fora do organismo feminino. Normalmente esse encontro aconteceria na tuba uterina.

3 O procedimento foi desenvolvido pelo britânico Robert Edwards, que em 1969 conseguiu realizar a primeira fertilização de um óvulo humano em um tubo de ensaio. A primeira criança “bebê de proveta”, Louise Brown, nasceu em Histórico

4 Robert Edwards, Leslie Brown e Louise Brown (com seu filho) Robert Edwards foi o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2010 por suas pesquisas sobre a FIV.

5 Primeiro bebê de proveta do Brasil Paula Caldeira, 26 anos

6 Modalidades de FIV FIV convencional ICSI (intra cytoplasmic sperm injection)

7 FIV convencional Os espermatozóides são colocados junto aos ovócitos em um ambiente que simula as trompas.

8 FIV convencional Estimular os ovários a produzirem mais ovócitos no ciclo ovulatório de tratamento; Monitoramento por ultra-som (através do desenvolvimento dos folículos ovarianos, sabe-se o momento certo da coleta dos ovócitos);

9 FIV convencional Retirada dos ovócitos (aspiração transvaginal por ultrapor ; Coleta do sêmen e seleção de espermatozóides; Espermatozóides colocados junto aos ovócitos.

10

11 ICSI - intra cytoplasmic sperm injection Injeção de um espermatozóide dentro do ovócito com auxílio de uma micropipeta. Utilização: quando não é possível o espermatozóide fertilizar o ovócito por conta própria.

12 ICSI - intra cytoplasmic sperm injection Espermatozóides são injetados nos ovócitos II com auxílio de micropipeta; Após 3 dias o zigoto é injetado no útero.

13 Técnica ICSI

14

15 Quando FIV é indicada? Ausência ou obstrução tubária; Endometriose severa (presença do endométrio fora do útero); Fator masculino moderado;

16 Quando FIV é indicada? Disovulias e/ou anovulias em falha de tratamentos anteriores; Infertilidade sem causa aparente (falha de tratamento(s) prévio(s)); Falência ovariana (programa de ovodoação).

17 Taxas de sucesso de FIV As taxas de sucesso variam com a causa de infertilidade e a idade da mulher. Mas em geral a média de sucesso é de 29%. A probabilidade de uma mulher engravidar naturalmente, que é de 20 a 30%.

18 Riscos de FIV Gravidez múltipla; Gravidez ectópicas; Síndrome da hiperestimulação do ovário – SOH.

19 Gravidez múltipla Nadya Suleman, mãe de óctoplus

20 Embriões congelados Grande número de embriões são produzidos a partir dos ovócitos e espermatozóides doados; Alguns somente serão implantados e os demais mantidos criopreservados.

21 Embriões congelados Resolução 1358/92 do Conselho Federal de Medicina (CFM) prevê: - Embriões criopreservados não podem ser destruídos ou descartados, devendo permanecer congelados por tempo indeterminado.

22 Possíveis destinos dos embriões criopreservados Doação voluntária e anônima a mulheres estéreis; Utilização em pesquisas.

23 Vídeo

24


Carregar ppt "Fertilização in vitro Universidade Federal de Minas Gerais Ciências biológicas - Noturno Disciplina:Embriologia geral Grupo: Cintia Ribeiro, Jaqueline."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google