A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No domingo passado... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No domingo passado... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido."— Transcrição da apresentação:

1

2 No domingo passado...

3 Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido para ser rei em Israel. Entrou para a corte do rei Saul, e ali o estimaram como amigo e cantor. Salvara seu país das mãos dos filisteus, e para o seu povo se tornara um herói. Mas foi forçado a abandonar tais honrarias e apreços, para sobreviver como pudesse no deserto. Não temos uma cronologia exata, mas, por alto, calcula-se que Davi tenha vivido uns 10 anos no deserto na condição de fugitivo (Eugene Peterson). O DESERTO NA VIDA DE DAVI...

4 DO PALÁCIO PARA O DESERTO: Em fuga, Davi chegou à cidade de Gate, na Filístia. Para sobreviver, Davi se tornou servo de um rei filisteu - Aquis. Acompanhado por 600 homens e suas famílias, Davi passou a viver na cidade de Ziclague. EMBAIXAEMBAIXA

5 Se você acha que as coisas estão ruins......saiba que elas podem piorar!

6 1 SAMUEL Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague. 2 Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. 3 Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. 4 Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.

7 1 SAMUEL As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. 6 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas...

8 O que podemos aprender com este MOMENTO desesperador da vida de DAVI ?

9 Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague (v. 1). Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afeque, e Israel acampou junto à fonte de Jezreel. Enquanto os governantes filisteus avançavam com seus grupos de cem e de mil, Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis. Os comandantes dos filisteus perguntaram: "O que estes hebreus fazem aqui? (1 Samuel ).

10 Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros (v. 3). Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças (v. 4).

11 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas... (v. 6). Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles (1 Samuel ).

12 O que podemos aprender com DAVI, diante deste MOMENTO desesperador ?

13 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu- se no Senhor, o seu Deus (v. 6). Em virtude do nosso coração incrédulo, o mínimo perigo que ocorre no mundo influi mais em nós do que o poder de Deus. Trememos ante a mais leve tribulação, pois olvidamos ou nutrimos conceitos mui pobres acerca da onipotência divina (João Calvino).

14 Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: "Traga-me o colete sacerdotal". Abiatar o trouxe a Davi, e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los?" E o Senhor respondeu: "Persiga- os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros" (vs. 7-8). Orar é manter companhia com Deus (Clemente de Alexandria: d. C.)

15 Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo (vs ). Davi respondeu: Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós (v. 23).

16 PARA MEDITAR E ORAR... 1) Com o que (ou com quem) você tem gastado o seu tempo? Será que você não tem investido (tempo, energia, $) em causas absurdas? 2) Você tem buscado forças e orientação em Deus? 3) Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6.20). * Você encontra os slides da série em:


Carregar ppt "No domingo passado... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google