A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO REALIZADO POR: JOANA SANTOS Estrutura Familiar e Dinâmica Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO REALIZADO POR: JOANA SANTOS Estrutura Familiar e Dinâmica Social."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO REALIZADO POR: JOANA SANTOS Estrutura Familiar e Dinâmica Social

2 Conceito de Família Conjunto de pessoas que estão ligadas por laços de parentesco, resultantes de casamento ou de consanguinidade.

3

4 Relações de parentesco São relações entre pessoas onde se estabelecem pela consanguinidade (mãe, filho, pai…), pela aliança e noutros casos pela adoção.

5 A família enquanto grupo específico e diferenciado de outras estruturas sociais: A família representa um grupo social primário que é influenciado por outras pessoas e instituições. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. Hoje em dia o pai é o que tem poder, ou seja, é aquele que será o chefe de família. Normalmente, as funções atribuídas à família, em qualquer contexto social são: Sexual; Reprodutiva; Económica; socialização da estrutura familiar.

6 Modelos de famílias na sociedade contemporânea Existem várias transformações que se verificam a vários níveis: Tipos de Famílias Papeis Familiares Papeis parentais

7 Papeis familiares O modelo de segmentação de papeis masculinos e femininos passam a ter estatutos idênticos e a partilhar responsabilidades na gestão de vida familiar, na educação e cuidado dos filhos.

8 Papeis Parentais Verifica-se que há uma relação mais democrática entre pais e filhos na perda de obediência dos filhos relativamente ao pai.

9 Nas sociedades contemporâneas, nas famílias extensas surgem as famílias: Monoparentais Recompostas

10 Famílias monoparentais Famílias monoparentais corresponde a situações em que apenas um adulto reside com as crianças. Existem vários fatores que podem levar a esta situação: divorcio, morte de um dos elementos da família…

11

12 Famílias recompostas: São resultantes de uma constituição de laços conjugais depois do divórcio. Os seus elementos podem não estar ligados por laços de parentesco e de consanguinidade, ou seja, pelos menos um dos adultos pode ter filhos de casamentos anteriores.

13 Relacionamento intergeracional Na sociedade contemporânea existem outros dois aspetos em relação às mudanças na família: - A integração/exclusão dos idosos. A transição dos jovens para a vida adulta A integração/exclusão dos idosos.

14 A transição dos jovens para a vida adulta Para os jovens cada vez é mais difícil autonomizarem-se, ou seja, terem uma vida e um espaço próprio para construir a sua própria família.

15 A integração/exclusão dos idosos Atualmente no mundo, um dos problemas da sociedade é o envelhecimento da população. Esta situação tem vindo a provocar um desequilíbrio geracional, ou seja, aumento dos mais velhos e diminuição dos mais novos. Muitos idosos continuam a manter o seu próprio núcleo familiar, daí o facto de muitas famílias unipessoais serem constituídas por idosos (viúvos).

16 Muitas vezes no processo de envelhecimento ocorrem dentro de um família muitos conflitos. Este conflitos podem ser graves quando os idosos tem expectativas de receber atenção necessária no momento em que estiverem a perder as suas capacidades. Estes conflitos podem original no abandono de idosos.

17 Fim A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.


Carregar ppt "TRABALHO REALIZADO POR: JOANA SANTOS Estrutura Familiar e Dinâmica Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google