A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FAMÍLIA Origina-se do latim FAMULUS – conjunto de servos e dependentes de um chefe ou senhor, aí incluídos a esposa e os filhos. (PRADO, 1983) Menor célula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FAMÍLIA Origina-se do latim FAMULUS – conjunto de servos e dependentes de um chefe ou senhor, aí incluídos a esposa e os filhos. (PRADO, 1983) Menor célula."— Transcrição da apresentação:

1 FAMÍLIA Origina-se do latim FAMULUS – conjunto de servos e dependentes de um chefe ou senhor, aí incluídos a esposa e os filhos. (PRADO, 1983) Menor célula organizada da sociedade – é por meio dela que o Estado pode exercer um controle sob os indivíduos, impondo-lhes diferentes responsabilidades conforme cada momento histórico. Escola, Família e Comunidade

2 Que escola somos? Que família buscamos? O que entendemos por comunidade? O que é comunidade educativa? Como são os muros concretos e imaginários que se erguem (ou não) em torno das relações escola-família- comunidade?

3 Como estão organizadas as relações entre a família, a escola e a comunidade? Elas se constituem como instituições solidárias ou se veem constantemente disputando um cabo de força? De quem é a responsabilidade pela educação e inserção social da criança e do jovem?

4 A família e a comunidade fazem parte da escola? A escola se abre para escutar a família? A família quer o diálogo com a escola?

5 A FAMÍLIA É o conjunto de pessoas, ligadas por laços de parentescos, dependência doméstica ou normas de convivência, que residem na mesma unidade domiciliar. Inclui empregado(a) doméstico(a) que reside no domicílio, pensionista e agregados.(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001) Constituída por pessoas que se unem por laços consangüíneos, de afetividade, interesse e/ou adoção. Possui uma estrutura e organização com direitos e responsabilidades, vivendo em determinado ambiente, sendo influenciada socioeconômica e culturalmente (PENNA, 1992).

6 O que entendemos como família? Como organizamos as nossas relações dentro da família? A família como espaço de paixões, conflitos, amores, desavenças... Espaço de segredos...

7 A FAMÍLIA MODERNA A independência reclamada pelos adultos implica no abandono das crianças; a autonomia dos filhos, no cerceamento da liberdade dos pais; a emancipação da mulher, em atritos com o poder do homem (COSTA, 1989) É pelo excesso de atividades que a família pouco se vê, pouco se confronta. Regulada pelo social, a família moderna perde o que tem de mais íntimo, mais caro, ou seja, tornar-se um porto seguro contra as pressões do mundo exterior.

8 O afrouxamento dos laços familiares faz com que a família renuncie a resolver seus próprios problemas, recorrendo, cada vez mais, à ajuda de especialistas, em busca de soluções para os seus males domésticos. Os pais, dominados pela culpa da ausência e pela sensação de desamparo aos filhos, nutrem-se de uma busca incessante pelo melhor que a eles pode ser dado. Cuidar dos filhos tornou-se um trabalho sobre- humano, pois os pais nunca estão certos e seguros do que sentem e fazem. A FAMÍLIA MODERNA

9 O papel da Escola: É o espaço que insere a criança em uma experiência coletiva. Em um mundo globalizado, há cada vez mais a compreensão de que sem o domínio do conhecimento e de sua derivação tecnológica não há esperança de vida digna e de cidadania.

10 O que se espera da escola? O que se espera da família? Até que ponto a escola e a família estão abertas para o diálogo, para a busca de soluções conjuntas?

11 Qual é o tempo da escola ? Qual é o tempo da família? Na nossa sociedade, o tempo da família, o tempo dos adultos é regido pelo tempo escolar. Se a Escola incorpora-se à vida familiar, a esfera privada das famílias pode vir a ser compartilhada pela Escola.

12 O segredo da família deixa de ser um segredo para a escola. Como os pais poderiam não se sentir julgados por meio de seus filhos? O julgamento da Escola é permanentemente uma ameaça à reputação dos pais. Como conviver com esta situação?

13 Síntese

14 Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo, nem ensino. Paulo Freire

15 CONTATOS Telefone: (31)


Carregar ppt "FAMÍLIA Origina-se do latim FAMULUS – conjunto de servos e dependentes de um chefe ou senhor, aí incluídos a esposa e os filhos. (PRADO, 1983) Menor célula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google