A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Praia do Barril Ria Formosa Trabalho realizado por : Ana Mártires nº2 Patrícia Gonçalves nº20 8ºC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Praia do Barril Ria Formosa Trabalho realizado por : Ana Mártires nº2 Patrícia Gonçalves nº20 8ºC."— Transcrição da apresentação:

1 Praia do Barril Ria Formosa Trabalho realizado por : Ana Mártires nº2 Patrícia Gonçalves nº20 8ºC

2 Ria Formosa O parque natural da ria formosa entende-se ao longo de 60km de costa algarvia entre Loulé, Faro, Olhão e Vila Real de Santo António. O seu sapal e cordão dunar são habitats com grande diversidade faunística e florística adaptadas às pressões ambientais.

3 Sapal O sapal é uma zona inundável. O seu substrato lodoso, tem capacidade de degradar alguns poluentes e de reciclar alguns nutrientes. Durante a nossa visita ao Barril não conseguimos observar grande parte do sapal, por este estar submerso nos períodos de maré alta (sapal baixo e medio).

4 Sapal – continuação A vegetação é importante porque caracteriza ecologica- mente o tipo de sapal em que nos encontramos. O sapal alto é caracterizado pela existência de duas espé- cies, o salgado e a salgadeira. O sapal médio, está geralmente submerso durante a época de maré alta e neste tipo de sapal podemos encontrar o espargo do mar.

5 No sapal baixo geralmente encontra-mos uma espécie chamada morraça. Para além da vegetação, existem ainda algumas espécies de animais (fauna), normalmente aves que passam nesta zona a imigração que param nesta área para se alimentar.

6 Salgadeira e Salgado A salgadeira e o salgado são plantas alófitas. Este tipo de plantas vivem em ambientes salinos e para isto sofreram algumas adap- tações : absorvem o sal da água e o sal consumido tem que ser jogado fora. Salgadeira- é a planta roxa. Salgado-planta verde.

7 Cordão dunar O cordão dunar protege a zona interior do sapal, que é facilmente invadido pelas marés, ondas e ventos e deixa de funcionar como tal. Entre o sapal e o sistema dunar surge normalmente o junco.

8 Cordão dunar - Continuação A seguir à zona da praia surge a duna embrionária (princípio de uma duna), onde se encontra o feno das areias. Depois surge a duna primária onde começa a aparecer alguma vegetação típica como o estorno. Aqui a areia pode ser facilmente movida pelo vento e também pelo facto das pessoas pisarem as dunas ajudando à destruição da vegetação.

9 Feno das areias – A sua principal função é a fixação da areia porque são a primeira barreira. O vento sopra a areia e ao sopra-la a areia bate nas hastes desta planta e começa a decompositar-se.

10 Duna secundária Cardo Marítimo - tem uma folha muito rígida devido estar exposta ao sol, e por isso evitar a sai transpiração para conseguir resgatar a agua existente nessa zona. Tomelo das praias – tem a função de fixar as dunas. Narciso das areias. Cardo marítimo


Carregar ppt "Praia do Barril Ria Formosa Trabalho realizado por : Ana Mártires nº2 Patrícia Gonçalves nº20 8ºC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google