A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª GUERRA MUNDIAL (1939- 1945)  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª GUERRA MUNDIAL (1939- 1945)  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”"— Transcrição da apresentação:

1 2ª GUERRA MUNDIAL ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”

2 CRISES QUE PRECEDERAM A SEGUNDA GRANDE GUERRA ataque japonês a Manchúria, em 1931; invasão da Etiópia pela Itália, em 1935; expansão territorial da Alemanha; Guerra Civil Espanhola

3 ALIANÇAS MILITARES EIXO: Alemanha, Itália e Japão. ALIADOS: EUA, França, Inglaterra e URSS. PACTO ANTI-KOMINTERN: Acordo aberto de luta contra os comunistas em todo o mundo rearmamento alemão invasão da Tchecolosváquia

4 INÍCIO DA GUERRA: Invasão da Polônia pelos alemães PACTO DE NÃO AGRESSÃO GERMÂNICO- SOVIÉTICO: Um acordo entre a Alemanha e a URSS que se comprometiam em não se agredir mutuamente, caso houvesse guerra na Europa.

5

6 FASES DA GUERRA: 1ª fase: invasão da Polônia pela Alemanha 2ª fase: expansão da URSS e ataque japonês a Pearl Habour 3ª fase: o conflito se torna mundial e acaba com a rendição da Itália e derrota da Alemanha.

7 AÇÕES MILITARES No início o eixo levou grande vantagem (Blitzkrieg) invasão da URSS pela Alemanha Japão ataca Pearl Habour BATALHA DE STALINGRADO: As invencíveis forças alemãs foram derrotadas rendição da Itália Dia D Fim do Terceiro Reich inúmeras derrotas do Japão lançamento das bombas atômicas rendição do Japão fim da guerra.

8 O MUNDO PÓS-GUERRA: aumento da intervenção dos governos na economia; desequilíbrio mundial, com aumento da produção industrial; desenvolvimento dos meios de comunicação; divisão do mundo em dois blocos: capitalista e socialista; guerra fria

9 O BRASIL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A contribuição brasileira consistiu: 1 – No empréstimo de bases áreas e navais do nordeste aos EUA, para facilitar a invasão da áfrica do Norte; 2 – na cobertura às rotas mercantes do oceano Atlântico Sul pela Marinha Brasileira 3 – na participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – homens lutaram ao lado dos aliados na Itália.

10 ** A indústria brasileira foi muito beneficiada com segunda guerra mundial, graças ao fornecimento de produtos aos países aliados em luta. FONTE: História Geral – Maria Januária Vilela Santos

11


Carregar ppt "2ª GUERRA MUNDIAL (1939- 1945)  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google