A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano Aula 5 – Circuito Mediúnico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano Aula 5 – Circuito Mediúnico."— Transcrição da apresentação:

1 1 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano Aula 5 – Circuito Mediúnico

2 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 2 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano  Este material foi inspirado no conteúdo programático do Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico ministrado no CEOS - Centro Espírita Obreiros do Senhor ( ). O material foi complementado com textos retirados da internet (vide referências) e de livros espíritas, organizados pelos integrantes do Grupo de Fraternidade Fabiano de Cristo.  O conteúdo do curso, bem como o material de apoio, está em constante atualização. Qualquer sugestão ou indicação de erros é bem-vinda.

3 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 3 Aula 5 – Circuito Elétrico  Circuito Elétrico: É um conjunto de aparelhos interligados eletricamente de forma apropriada.  É constituído, pelo menos, por um gerador elétrico, que fornece a energia, por um receptor, que recebe energia e por condutores elétricos que interligam os aparelhos. Imagens Fonte:

4 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 4 Aula 5 – Circuito Elétrico  Exemplo de circuito elétrico: Lanterna Imagens Fonte:

5 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 5 Aula 5 – Circuito Mediúnico  Circuito Mediúnico: “(...) extensão do campo de integração magnética em que circula uma corrente mental” (André Luiz)“  “O circuito mediúnico, dessa maneira, expressa uma vontade- apelo e uma vontade-resposta, respectivamente, no trajeto de ida e volta, definindo o comando da entidade comunicante e a concordância do médium (...)” (André Luiz) Imagens Fonte:

6 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 6  A corrente no circuito elétrico vem do movimento dos elétrons que saem e entram no gerador (bateria), no circuito mediúnico a corrente mental vem do pensamento e da vontade da entidade comunicante e do médium.  No circuito elétrico a corrente elétrica é responsável, por exemplo, pelo acendimento de uma lâmpada.  No circuito mediúnico a corrente mental é responsável pela comunicação entre o espírito comunicante e o médium. Aula 5 – Circuito Elétrico e Circuito Mediúnico

7 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 7  A comunicação ocorre entre os perispíritos pelo pensamento e pela vontade. Aula 5 – Circuito Elétrico e Circuito Mediúnico Imagens Fonte: Vontade Apelo Vontade Resposta Corrente Elétrica

8 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 8 Aula 5 – Circuito Aberto e Circuito Fechado  A corrente no circuito elétrico circula nos aparelhos de utilização e volta ao gerador, de um pólo a outro, passa internamente pelo gerador e prossegue em seu curso.  Entretanto, para que a corrente se mantenha em circulação, é imprescindível que o interruptor permaneça ligado, ou seja, que o circuito esteja fechado, caso contrário a corrente não circula.  A corrente mental no circuito mediúnico age de forma similar entre a entidade comunicante e o médium. Para que se mantenha o fluxo em circulação, é indispensável o pensamento constante de aceitação do médium, ou seja, é preciso que o circuito mediúnico permaneça fechado, porque em regime de circuito aberto ou desatenção a corrente mental não flui de forma apropriada.

9 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 9 Aula 5 – Circuito Aberto Imagens Fonte: Vontade Apelo

10 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 10 Aula 5 – Resistência  Resistência no circuito elétrico: Resistência é a propriedade que assinala o gasto de energia elétrica no circuito, como provisão de calor, correspondendo à despesa de atrito em mecânica.  O Resistor é um componente que tem a propriedade da resistência elétrica. É usado para atenuar a corrente elétrica.  Resistência no circuito mediúnico: “... no circuito mediúnico, a resistência significa a dissipação de energia mental, destinada à sustentação de base entre o Espírito comunicante e o médium” (André Luiz)  “Obstáculos na intimidade... –resistência elétrica do circuito, através de condutores – inibições ou desatenções do médium, dificultando o equilíbrio do circuito mediúnico” (André Luiz)

11 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 11 Aula 5 – Resistência Vontade Resposta Corrente Elétrica Vontade Apelo  Desatenções do médium causam resistência à comunicação.

12 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 12 Aula 5 – Indutância  Indutância: é a propriedade através da qual a energia é acumulada no campo magnético provocado pela corrente, impedindo-lhe a alteração, seja por aumento ou por diminuição.  Devido a indutância, quando a corrente varia, aparece no circuito uma força que opõe-se à variação, o que faz dessa propriedade uma característica semelhante ao resultado da inércia em mecânica.  Se o circuito elétrico for interrompido de forma abrupta, o efeito produz uma descarga elétrica, cujas conseqüências variam com a intensidade da corrente, que pode causar rupturas desastrosas para os aparelhos de utilização.

13 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 13 Aula 5 – Indutância  No circuito mediúnico: “Em virtude de semelhante princípio, se aparece alguma alteração na corrente mental, surge nas profundezas da conjugação mediúnica certo aumento de força, impedindo a variação. Se a violência interfere criando mudanças bruscas, a indutância no plano mental determina uma descarga magnética, cujos efeitos de hierarquizam (...)” (André Luiz)  “O circuito mediúnico(...) mostra-se profundamente indutivo e não deve ser submetido a interrupções intempestivas, sendo necessário atenuar-se-lhe a intensidade, quando se lhe trace a terminação, para que se impossibilite a formação de extracorrentes magnéticas, capazes de operar desajustes e perturbações físicas, perispiríticase emocionais, de resultados imprevisíveis para o médium, quanto para a entidade em processo de comunicação” (André Luiz)

14 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 14 Aula 5 – Indutância Vontade Resposta Corrente Elétrica Vontade Apelo  O circuito mediúnico não deve ser interrompido abruptamente.

15 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 15 Aula 5 – Capacitância  Capacitância: é a propriedade mediante a qual se permite a acumulaçâo da energia no campo elétrico, energia essa que acompanha a presença da voltagem.  O capacitor (ou condensador) é o componente que armazena energia no campo eletrostático do circuito. Um capacitor acumula energia elétrica enquanto recebe corrente (carga) e restitui ao circuito quando deixa de recebê-la (descarga).  “(...) no circuito mediúnico, capacitância exprime a propriedade pela qual se verifica o armazenamento de recursos espirituais no circuito, recursos esses que correspondem à sintonia psíquica” (André Luiz)  “Os elementos suscetíveis de condensar essas possibilidade, no campo magnético da conjunção mediúnica, expressam-se na capacidade conceitual e interpretativa na região mental do médium, que acumulará os valores recebidos da entidade que o comanda, devolvendo-a com a possível fidelidade ao serviço do circuito mediúnico na ação do intercâmbio” (André Luiz)

16 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 16 Aula 5 – Capacitor Vontade Resposta Corrente Elétrica Vontade Apelo  No momento da manifestação, o médium armazena parte dos pensamentos do espírtio para depois transmiti-los. Armazena Energia Armazena Pensamentos

17 Grupo da Fraternidade Fabiano de Cristo – 17  Circuitos Elétricos: eletricos-1.php  Circuito Elétrico e Circuito Mediúnico:  Circuito Elétrico e Circuito Mediúnico: /VI%20circuito%20eletrico%20e%20circuito%20mediunico.htm Referências


Carregar ppt "1 Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano Aula 5 – Circuito Mediúnico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google