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Números e Potencial de Mercado - Sorocaba Luis Alberto Perez Alves Autor dos Livros Digitais de Lentes de Contato.

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1 Números e Potencial de Mercado - Sorocaba Luis Alberto Perez Alves Autor dos Livros Digitais de Lentes de Contato

2 Cidade de Sorocaba Sede da região administrativa Sudoeste do Estado de São Paulo (79 municipios); A região soma 2,2 milhões de hab. e é uma das maiores geradoras da receita paulista; Fica a apenas 15 km do Centro Experimental Aramar, pólo de desenvolvimento nuclear;

3 Sorocaba Em Tupi-Guarani Terra Rasgada;

4 Sorocaba

5 Lema de Sorocaba Pro Uma Libera Patria Pugnavi Pugnei pela Pátria Una e Livre

6 Sorocaba 1.654 – Comércio de Índios; 1.733 – Rota de tropeiros; Mesma época ganha uma grande feira de animais; A partir daí começa a desenvolver o comércio e a pequena industria caseira. Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGov/cache/home.htmlhttp://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGov/cache/home.html consulta em 21/01/09

7 Sorocaba 1.875 – Inaugura a Estrada de Ferro Sorocabana

8 Sorocaba São instaladas na cidade industrias têxteis inglesas, ficando a cidade conhecida como a Manchester Paulista.

9 Sorocaba A partir da década de 70 diversifica seu parque industrial, contando hoje com quase 2.000 empresas.

10 Sorocaba Estabelecimentos de saúde: 150; Matriculas ensino fundamental e médio: 108.998 (19,5% pop.); Estudantes do ensino superior: 23.289 (4,16% pop.); Pop. de mulheres: 51,19% Pop. de homens: 48,81% Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

11 Sorocaba Densidade demográfica: 1.267,69 hab/km²; PIB per capita: R$ 17.581,00; 69 agências bancárias; Operações de crédito2.131.353.436,00 Dep.à vista e a prazo1.530.183.239,00 Poupança995.305.672,00 Salários1.190.585.118,00 Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

12 Sorocaba Industrias: 1.836; Automóveis: 169.524 (1/3,29 hab.) Veiculos motorizados: 236.963 (1/2,35 hab.); Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

13 Sorocaba Emprego e rendimento - A estrutura empresarial ocupa 160.905 hab.; - 254.144 hab. com rendimentos; - 175.410 hab. com rend. até 5 salários; - 78.732 hab. com rend. maior que 5 salários; Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

14 Sorocaba Idade e Estudo Até 20 anos: 181.259 hab; De 20 a 39 anos: 79.173; De 40 a 74 anos: 134.579; Acima de 75 anos: 10.120; Pessoas com mais de 10 anos de estudo: 110.373 hab. Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

15 Mercado Brasileiro Merc. Bras. R$ 7,8 bi; Total de pontos de venda 28.000; 7.300 hab/óptica; Fat. R$ 27.700,00/mes/óptica. Fonte: Instituto Gallup

16 Cidade de Sorocaba Pop: 559.157 hab (0,304%); Pontos de venda (ópticas): 54; 10.354 hab/óptica. Fonte: IBGE e Sindióptica-SP

17 Mercado de Sorocaba Óculos e lentes: R$ 12.932.948 (0,440% de participação nacional); Pontos de venda: 54; 10.354 hab/óptica; Fat. R$ 19.958,00/mês/óptica Quanto vende sua loja? Média nacional é de R$ 27.700,00/mes/óptica; Onde está a diferença de R$ 7.742,00? Vamos ver se dá prá chegar nela? Fonte: Gazeta Mercantil Atlas Mercado Brasileiro Ano IX n° 9 Junho 2.008 Inst. Gallup Sindióptica-SP

18 OPORTUNIDADES - Óculos, um pequeno produto que é um grande negócio.

19 Deficiência visual em Sorocaba 234.846 58.375 324.311

20 DEFICIÊNCIA VISUAL EM SOROCABA Sorocabanos não atendidos para correção visual: 265.936 hab.

21 Deficiências visuais em Sorocaba 16% tem miopia maior que 1 dioptria. 51.889 miopes

22 Deficiências visuais em Sorocaba 10% da pop. míope tem miopia degenerativa. (5.188 hab)

23 Deficiências visuais em Sorocaba 34% tem hipermetropia maior que 1 dioptria. 110.265 hipermetropes

24 Deficiências visuais em Sorocaba 27% tem presbiopia.(150.972 hab. présbitas)

25 Outras deficiências Estrabismo16.215 Ambliopia9.729 DMRI506

26 Outras deficiências 73% catarata (acima de 75 anos) 7.387 hab.

27 Resumo Def. Visuais Sorocaba Emetropes234.846 Ametropes324.311 Miopes51.889 Miopia degenerativa5.188 Hipermetropia110.265 Presbiopia150.972 Estrabismo16.215 Ambliopia9.729 DMRI506 Catarata7.387

28 Mercado de Sorocaba Agora que você viu que tem mercado, vamos ver como chegar ao número desejado!

29 Correção visual, uma decisão de alto retorno. Regras para seu negócio de óptica. 1- Conheça seu cliente; 2- Focalize sua loja para a especialidade; 3- Ofereça produtos de qualidade e valor agregado; 4- Explique o custo/beneficio; 5- Reforce as vantagens/benefícios (faça demonstrações); 6- Atualize-se sempre. Seja um profissional da visão

30 Foco no Publico Local Os consumidores morreram e foram substituídos por gente; e gente quer compromisso, atenção, conexão, não marketing. Kevin Roberts, CEO mundial do grupo publicitário Saatchi & Saatchi

31 O que deve ser feito Realize a anamnese de seu cliente: Procurando saber sua real motivação para o uso de óculos; Seu sucesso ou não, com óculos anteriores; Suas necessidades profissionais; Seu lazer; Seu estilo de vida. Desta forma você estará municiado de informações úteis para realizar a satisfação de seus clientes.

32 O que podemos oferecer aos clientes O melhor custo beneficio.

33 Um modelo de negócios SOLUÇÕES VISUAIS

34 IDENTIFICANDO PONTOS DE QUALIDADE É muito difícil ao cliente julgar a qualidade do nosso produto ou serviço; Ao escolher um profissional da visão; inconscientemente o cliente vira detetive em busca de evidências de competência, atenção e integridade. Portanto precisamos dar pistas dessas evidências.

35 PISTAS PARA O CLIENTE Maneira de contratar e treinar equipe. Arquitetura de suas instalações. Forma de cuidar do cliente. Mostrar aos clientes evidências concretas e convincentes de seus pontos fortes e de seus valores.

36 PISTAS PARA O CLIENTE EQUIPAMENTOS

37 GERENCIAMENTO DE EVIDÊNCIAS O tratamento oferecido pelo profissional da visão e sua empresa deve ser em função do cliente e não da agenda da empresa. Ex: Meu óptico liga para minha casa para saber como estou com meus novos óculos multifocais. O interesse do cliente é o único interesse a ser considerado.

38 Gerenciamento de evidências Ambiente de trabalho; Uniforme. Nenhum passageiro de avião quer ver o piloto de camisa pólo. O mesmo sente um cliente em relação ao seu óptico.

39 Gerenciamento de evidências Garantir que funcionários e instalações ofereçam evidências uniformes de tal mensagem aos clientes.

40 Gerenciamento de evidências Precisamos reinventar o nosso setor É preciso surpreender o cliente com produtos e serviços fundamentalmente novos.

41 Gerenciamento de evidências A 3-M reinventou o Recado com o Post-It O MC Donalds reinventou o fast-food O Amplicon reinventou os cuidados com LC

42 Qualidade, o foco da sua óptica É preciso, enfim mudar, antes que seja tarde. As oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu. Willian Shakespeare

43 Seminário de Gestão em Óptica – Senac Sorocaba Obrigado! Luis Alberto Perez Alves Autor dos livros digitais de lentes de contato E-mail: perezalves@uol.com.brperezalves@uol.com.br Fone:011-3085.2743


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