A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas."— Transcrição da apresentação:

1 Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas

2 A Estatística A Estatística utiliza um conjunto de princípios e de técnicas matemáticas desenvolvidos para coletar, armazenar, apresentar e interpretar informações numéricas

3 4 Para alguns, é a metodologia que cientistas, estatísticos e matemáticos têm desenvolvido para extrair informações e fazer interpretações de dados numéricos 4 Para outros, é uma ciência através da qual se obtém informações dos dados numéricos A Estatística

4 As estatísticas (no plural) 4 São usadas como resultados de observações: –Estatísticas mostram que as doenças respiratórias são maiores em fumantes. –Estatísticas mostram que o excesso de velocidade é a principal causa de acidente de trânsito.4 –Estatísticas comprovam que o uso de equipamentos de segurança reduz de forma significativa o número de acidentes de trabalho.

5 As estatísticas (no plural) - Estatísticas obtidas pelo Ministério da Saúde mostram uma evolução nos casos de AIDS entre as mulheres. - Estatísticas mostram que na indústria, os salários das mulheres são inferiores aos dos homens. - Estatísticas comprovam o aumento da violência entre os jovens, principalmente nas periferias das grandes cidades.

6 A Composição da Estatística 4 Estatística Descritiva ou Análise Exploratória de Dados –Gráficos e Tabelas –Resumos Numéricos 4 Inferência Estatística –As características de uma população são inferidas com base nos dados obtidos através de uma amostra, usando-se para essa inferência, a teoria da probabilidade.

7 Disciplina: Fundamentos de Estatística 4 Objetivos –Explorar as técnicas da Estatística em pesquisas quantitativas –Explorar os conteúdos da estatística descritiva como importante instrumento para a análise de dados. –Explorar, através da estatística, a associação entre as metodologias qualitativas e quantitativas em pesquisas nas ciências humanas.

8 Programa da disciplina: 4 População e amostra; variáveis; escalas de medida; introdução à amostragem – amostra aleatória simples. 4 Tabelas de freqüência e gráficos. O histograma. 4 A média e a mediana. 4 A variância, o desvio padrão e os quartis. Dados discrepantes. 4 Introdução à distribuição normal. 4 Relacionamento entre variáveis: tabelas de duplas entrada; diagrama de dispersão; correlação; a reta de regressão.

9 Bibliografia Básica: 4 JACOBINI, O. R. Estatística Aplicada: conceitos e aplicações com o Excel. Material elaborado pelo professor. Disponível em puc-campinas.edu.br/ ceatec/ftp/otavio puc-campinas.edu.br/ ceatec/ftp/otavio 4 VIEIRA, S. Introdução à Estatística. Ed. Campus. 4 Bunchat e Kellner. Estatística sem mistério. Vol.1. Editora Vozes. 4 Silva, P. A. L. Princípios dos métodos estatísticos: conceitos e aplicações no Excel. Editora Universidade Sta Úrsula.

10 Implementação das atividades 4 Parte em sala de aula e parte no Laboratório de Informática do I.C.H. 4 Desenvolvimento de um trabalho baseado em um tema contemporâneo ???????

11 Ambiente na sala de aula para:  O desenvolvimento de atividades, com o apoio do Excel, para abordar o conteúdo programático.  A realização do trabalho baseado em um tema contemporâneo ????????  O debate sobre os resultados alcançados com a realização do trabalho ????????

12 Avaliação: 4 Exercícios realizados na sala de aula e no laboratório (valor 3,0) – Em dupla 4 Trabalho baseado num tema contemporâneo – Entrega: 21 de novembro (valor – 4,0) – Em dupla (????) 4 Trabalho final realizado no laboratório de informática – Data 4 de dezembro - Individual 4 (valor – 3,0)


Carregar ppt "Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google