A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas."— Transcrição da apresentação:

1 Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas

2 A Estatística A Estatística utiliza um conjunto de princípios e de técnicas matemáticas desenvolvidos para coletar, armazenar, apresentar e interpretar informações numéricas

3 A Estatística Para alguns, é a metodologia que cientistas, estatísticos e matemáticos têm desenvolvido para extrair informações e fazer interpretações de dados numéricos Para outros, é uma ciência através da qual se obtém informações dos dados numéricos

4 As estatísticas (no plural)
São usadas como resultados de observações: Estatísticas mostram que as doenças respiratórias são maiores em fumantes. Estatísticas mostram que o excesso de velocidade é a principal causa de acidente de trânsito.4 Estatísticas comprovam que o uso de equipamentos de segurança reduz de forma significativa o número de acidentes de trabalho.

5 As estatísticas (no plural)
- Estatísticas obtidas pelo Ministério da Saúde mostram uma evolução nos casos de AIDS entre as mulheres. - Estatísticas mostram que na indústria, os salários das mulheres são inferiores aos dos homens. - Estatísticas comprovam o aumento da violência entre os jovens, principalmente nas periferias das grandes cidades.

6 A Composição da Estatística
Estatística Descritiva ou Análise Exploratória de Dados Gráficos e Tabelas Resumos Numéricos Inferência Estatística As características de uma população são inferidas com base nos dados obtidos através de uma amostra, usando-se para essa inferência, a teoria da probabilidade.

7 Disciplina: Fundamentos de Estatística
Objetivos Explorar as técnicas da Estatística em pesquisas quantitativas Explorar os conteúdos da estatística descritiva como importante instrumento para a análise de dados. Explorar, através da estatística, a associação entre as metodologias qualitativas e quantitativas em pesquisas nas ciências humanas.

8 Programa da disciplina:
População e amostra; variáveis; escalas de medida; introdução à amostragem – amostra aleatória simples. Tabelas de freqüência e gráficos. O histograma. A média e a mediana. A variância, o desvio padrão e os quartis. Dados discrepantes. Introdução à distribuição normal. Relacionamento entre variáveis: tabelas de duplas entrada; diagrama de dispersão; correlação; a reta de regressão.

9 Bibliografia Básica: JACOBINI, O. R. Estatística Aplicada: conceitos e aplicações com o Excel. Material elaborado pelo professor. Disponível em puc-campinas.edu.br/ ceatec/ftp/otavio VIEIRA, S. Introdução à Estatística . Ed. Campus. Bunchat e Kellner. Estatística sem mistério. Vol.1. Editora Vozes. Silva, P. A. L. Princípios dos métodos estatísticos: conceitos e aplicações no Excel. Editora Universidade Sta Úrsula.

10 Implementação das atividades
Parte em sala de aula e parte no Laboratório de Informática do I.C.H. Desenvolvimento de um trabalho baseado em um tema contemporâneo ???????

11 Ambiente na sala de aula para:
O desenvolvimento de atividades, com o apoio do Excel, para abordar o conteúdo programático. A realização do trabalho baseado em um tema contemporâneo ???????? O debate sobre os resultados alcançados com a realização do trabalho ????????

12 Avaliação: Exercícios realizados na sala de aula e no laboratório (valor 3,0) – Em dupla Trabalho baseado num tema contemporâneo – Entrega: 21 de novembro (valor – 4,0) – Em dupla (????) Trabalho final realizado no laboratório de informática – Data 4 de dezembro - Individual (valor – 3,0)


Carregar ppt "Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google