A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTATÍSTICA Profª M. Sc. Ingrid Milléo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA Profª M. Sc. Ingrid Milléo"— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA Profª M. Sc. Ingrid Milléo

2 PLANO DE ENSINO EMENTA Conceitos Básicos. Sistemas de Aplicações de Estatística de Posição. Estatística de Dispersão. Estudo da Organização de Dados e Análise do Mercado. Técnicas de Amostragem. Análise e Interpretação de modelos Econométricos Aplicados a Administração.

3 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS Estar apto para coletar dados ou informações no seu campo de atividade e saber escolher com critério a melhor amostra.

4 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS Analisar os dados coletados e saber interpretar os resultados obtidos.

5 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS Tirar conclusões certas sobre os dados observados, reconhecer dados não confiáveis e saber questioná-los.

6 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS Fornecer experiências em transferência de aprendizagem para proporcionar a solução de problemas em outros campos da atividade humana.

7 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS Criar e executar relatórios de informações gerenciais com ilustrações gráficas.

8 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS ESPECÍFICOS Proporcionar conceitos básicos de estatística. Desenvolver estudos sobre a teoria de probabilidades. Aprimorar técnicas para resolução de problemas.

9 PLANO DE ENSINO SISTEMA DE AVALIAÇÃO O rendimento escolar baseia-se em: - O sistema de avaliação se baseará em provas bimestrais, individuais, escritas e sem consulta no valor de 60 pontos, trabalhos realizados em sala de aula no valor de 20 pontos e resolução de listas de exercícios no valor de 20 pontos.

10 PLANO DE ENSINO SISTEMA DE AVALIAÇÃO -Trabalhos em grupo. -Avaliações individuais

11 PLANO DE ENSINO SISTEMA DE AVALIAÇÃO -Assiduidade – freqüência de 75%, ficando o aluno reprovado se ultrapassar os 25% de ausência permitida.

12 PLANO DE ENSINO METODOLOGIA DE ENSINO SERÃO MINISTRADAS AULAS TEÓRICAS EM QUE O PROFESSOR EXPÕE O ASSUNTO ILUSTRANDO-O COM EXEMPLOS E EXERCÍCIOS. PODERÃO, TAMBÉM, EXPORADICAMENTE AS AULAS, SEREM MINISTRADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

13 PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIA BÁSICA - TRIOLA, Mario F.. Introdução à estatística. 7. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, CRESPO, Anotônio Arnot. Estátistica: fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, p.

14 PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR - LEVINE, David M. Estatística: teoria e aplicações usando microsoft excel em português. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, MOORE, David S.. A estatística básica: e sua prática. Tradução: Cristiana Filizola Carneiro Pessoa. 3 ed.. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

15 ESTATÍSTICA Panorama Histórico:

16 DEFINIÇÕES -ESTATÍSITCA: É uma coleção de métodos para o planejamento de experimentos, obtenção de dados e, conseqüentemente organização, resumo, apresentação, análise, interpretação e elaboração de conclusões baseadas nos dados.

17 DEFINIÇÕES -DADOS: São observações que tenham sido coletadas.

18 DEFINIÇÕES - POPULAÇÃO: É a coleção completa de todos os elementos a serem estudados que têm entre si uma característica comum.

19 DEFINIÇÕES - CENSO: É o conjunto de dados obtidos de todos os membros da população.

20 DEFINIÇÕES - AMOSTRA: É um subconjunto de membros selecionados de uma população.

21 DEFINIÇÕES População Amostra

22 A Gallup Poll é uma empresa americana de pesquisa de opinião, fundada em 1930 por George Gallup EXEMPLO A Pesquisa Gallup perguntou o seguinte a 1087 adultos: Você tem oportunidade de fazer uso de bebidas alcoólicas como as destiladas, o vinho ou a cerveja, ou você é totalmente abstêmio?

23 RESPOSTA é a amostra. -A população são todos os cidadãos americanos. -Os dados são as pesquisas coletadas.

24 TIPOS DE DADOS PARÂMETROS: Medida numérica que descreve alguma característica de uma população. ESTATÍSTICA: Medida numérica que descreve alguma característica numérica de uma amostra.

25 TIPOS DE DADOS DADOS QUANTITATIVOS Números que representam contagens ou medidas. Ex.: O peso de modelos

26 TIPOS DE DADOS DADOS QUANTITATIVOS Esse tipo de dado pode ser classificado como: DADOS DISCRETOS DADOS CONTÍNUOS

27 TIPOS DE DADOS DADOS DISCRETOS Surgem quando o número de valores possíveis ou é um número finito ou uma quantidade enumerável.

28 TIPOS DE DADOS DADOS DISCRETOS Ex.: Número de ovos que uma galinha bota.

29 TIPOS DE DADOS DADOS CONTÍNUOS Resultam de infinitos valores possíveis que correspondem a alguma escala contínua que cobre um intervalo de valores sem vazios, interrupções ou saltos.

30 TIPOS DE DADOS DADOS CONTÍNUOS Ex.: A quantidade de leite que uma vaca produz.

31 TIPO DE DADOS DADOS QUALITATIVOS Seus valores são representados por atributos. Ex.: Cor dos cabelos.

32 TIPOS DE DADOS UNIDADES DE MEDIDAS Ignorar as unidades de medidas pode levar a conclusões muito erradas. A NASA perdeu seu Mars Climate Orbiter de U$ 125 milhões de dólares quando ele bateu porque o programa de controle tinha dados de aceleração em unidades inglesas, que foram interpretadas incorretamente como unidades métricas.


Carregar ppt "ESTATÍSTICA Profª M. Sc. Ingrid Milléo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google