A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Uelinton Jorge Dias Ela afirma que Deus é o criador de todas as coisas percebidas. A igreja católica declara que recebeu da parte do Divino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Uelinton Jorge Dias Ela afirma que Deus é o criador de todas as coisas percebidas. A igreja católica declara que recebeu da parte do Divino."— Transcrição da apresentação:

1

2 Professor Uelinton Jorge Dias

3 Ela afirma que Deus é o criador de todas as coisas percebidas. A igreja católica declara que recebeu da parte do Divino a autoridade e hierarquia, assim como, a ministração dos sacramentos (batismo, confirmação, eucaristia, penitencia, unção, matrimonia, vocação). Maria é considerada a mãe de Deus e de Jesus. Deus tem um vigário na terra, o papa, que é infalível.

4 Declaramos e definimos, como dogma de fé divinamente revelado, que o Pontifece Romano (Papa), quando fala no desempenho do seu múnus de pastor e doutor de todos os cristão, define, com a sua suprema autoridade Apostólica, doutrina respeitante à fé e à moral, que deva ser crida pela igreja universal, pois possui, em virtude da assistência divina, que lhe foi prometida na pessoa do Bem aventurado Pedro, a infalibilidade de que o Divino Redentor revestiu a sua Igreja, ao definir doutrina atinente à fé e à moral; e que, portanto, as definições do Romano Pontífice são irrefutáveis por si mesmas, e não em virtude do consenso do Igreja (De Ecclesia Chisti)

5 Esta corrente declara que temos um Deus soberano e criador de todas as coisas. Um Deus que sendo tão poderoso resolveu conceder livre escolha ou arbítrio ao ser humano. A teologia arminiana ou arminianismo entende que Deus quer que todos sejam salvos (1Tm 2.4; 2Pe 3.9), no entanto, Deus elege e predestina, através de sua presciência (conhecimento prévio que Deus tem de tudo o que acontecerá)

6 Segundo os calvinistas, Deus é soberano, criador, perfeito, tudo esta sob seu domínio. A centralidade desta corrente é a soberania de Deus. A soberania tem o aporte da sabedoria divina; todas as coisas são sustentadas pela graça e decretos divinos. O calvinismo sustenta a autonomia de Deus em escolher, de forma incondicional (que não depende da escolha humana), pessoas para a salvação eterna

7 Cinco pontos clássicos (Arminio) Cinco pontos Clássicos (Calvino) Livre Arbítrio a vontade do homem é livre para escolher ou não a Palavra de Deus. A salvação, portanto, depende da escolha humana. (Ap 3.20) Depravação Total Todo ser humano, exceto Cristo, em seu estado natural é completamente corrupto e depravado, ele é incapaz de salvar a si. (Rm ).

8 Cinco pontos clássicos (Armínio) Cinco pontos Clássicos (Calvino) Eleição Condicional Deus elegeu somente aqueles que ele sabia que iriam crer no evangelho. (Rm 8.29). Eleição Incondicional Deus escolheu pessoas, para a salvação, antes da fundação do mundo baseando-se unicamente em seu conselho soberano e não condicional à vontade humana. (Ef 1.11).

9 Expiação UniversalExpiação Limitada A obra redentora de Cristo oferece a Deus base para salvar a todas as pessoas que exercem livre arbítrio para aceitar a mensagem da salvação. (Jô 3.16). A obra redentora de Jesus visou apenas os eleitos. (Hb 9.28).

10 Graça ResistívelGraça Irresistível A pessoa pode resistir à vontade de Deus em relação a sua própria vida. (Mt ) O Espírito Santo atrai o pecador ao arrependimento. Deus encaminha o individuo a Jesus. (Jô 6.4).

11 Perda da SalvaçãoPerseverança dos Santos Caso a pessoa não guarde sua fé ela pode perder a salvação. (Hb 6.4-8). Os salvos são mantidos pelo poder de Deus, através da graça, em perseverança diária. (Jo )

12 Observe que os sistemas ou correntes teológicas, aqui apresentados, versam uma idéia singular sobre as atitudes de Deus para com a humanidade. Tais reflexões foram construídas ao longo da história sempre com releituras bíblicas dos conceitos por parte de inúmeros teólogos da igreja.

13 Em cada parte que haja um seminário de cunho protestante, há reflexões sobre o ser de Deus e sua vontade soberana Estas reflexões chamamos de confessionalidade doutrinaria, teologia confessional ou dogma


Carregar ppt "Professor Uelinton Jorge Dias Ela afirma que Deus é o criador de todas as coisas percebidas. A igreja católica declara que recebeu da parte do Divino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google