A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Genética 1º Lei de Mendel

2 Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro de Bruno, na Rep. Tcheca. O trabalho de Mendel, apresentado em 1865 foi ofuscado pelas teorias de Darwin sobre a seleção natural.

3

4

5

6 Genética Mendeliana

7 1º Lei de Mendel monoibridismo

8 A pesquisa Mendel usou as variedades de Pisum sativum, (sub espécie da ervilha de jardim). Esta planta tinha sido recomendada por outros biólogos,por causa de suas flores significativamente grandes e escala de variações larga, tais como o comprimento e a cor da haste, etc... Além disso o Pisum sativum (ervilha) é uma planta do (é self-fértil) e "um reprodutor verdadeiro, fácil polinização.

9 O trabalho prático

10 Os caracteres estudados por Mendel

11 O cruzamento R= lisa r = Rugosa RRrr Rr Rr Rr x Rr Rr

12 Outra forma R= lisa r = Rugosa rrRR rR Rr R r R r RR Rr Rrrr

13 P Fenótipo: amarelas Gametas: VV Genótipo:V F1F1 X Exemplo 2 V = amarela V = verde

14 X P F1F1 vv Genótipo: Gametas: v v Fenótipo: verde Cruzamento de verdes com verdes V = amarela V = verde

15 Cruzamento de amarela e verdes P F1F1 VV vv Genótipo: Gametas: Vv Vv Genótipo: Fenótipo: amarelas Gametas : Vv V = amarela V = verde

16 F2F2 Proporção genotípica: 1 VV : 2 Vv : 1 vv Proporção fenotípica: 3 amarelas : 1 verde Gametas: v vVV Vv F1F1 X VV Vv vv

17 A importância do trabalho de Mendel foi reconhecida somente trinta anos após a publicação de seu papel seminal, quando Hugo de Vries em 1900, William Bateson em 1902, Franz Correns em 1900 e em Erich Tschermak em 1901, reconheceram o legado de Mendel, como o pai verdadeiro do genética clássica.

18 Em casos de Primeira Lei de Mendel, quando diante de um casal de igual fenótipo, que tenha tido um descendente de fenótipo diferente, não hesite em considerar que o fenótipo do filho é condicionado por gene recessivo, sendo os pais forçosamente heterozigotos.

19 Conceito Gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas. Locus (Loco): local, no cromossomo, onde se encontra o gene. Alelos: genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Homólogos: cromossomos que possuem genes para as mesmas características.

20 Conceito Gerais Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo. Fenótipo: características observáveis de uma espécie determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente. Fenocópia: fenótipo modificado semelhante a um existente.

21 Conceitos Gerais Gene Dominante: sempre que está presente se manifesta. Gene Recessivo: só se manifesta na ausência do dominante. Homozigoto ou Puro:apresenta alelos iguais para um ou mais caracteres. Heterozigoto ou Híbrido: apresenta alelos diferentes para um ou mais caracteres.

22 Probabilidade em Genética Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. P = eventos esperados eventos possíveis

23 Probabilidade em Genética Regra do OU A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem é igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente.

24 Probabilidade em Genética Regra do E A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente.

25 Por que ervilhas? Fácil cultivo em canteiros. Várias características contrastantes e de fácil observação. Ciclo vital curto e grande número de descendentes (sementes). Predomina reprodução por autofecundação, portanto linhagens naturais são puras.

26

27 1 a Lei de Mendel Pureza dos Gametas As características dos indivíduos são condicionadas por pares de fatores (genes), que se separam durante a formação dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta.

28 Cruzamento-Teste Utilizado para se saber se um indivíduo com fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto, cruzando-o com um indivíduo com fenótipo recessivo. Obtendo-se 100% de indivíduos dominantes, o testado é, com certeza, homozigoto.Obtendo-se 50% de dominantes e 50% de recessivos, então o testado é heterozigoto.

29 Genealogias

30 A regra do OU A probabilidade de ocorrência de dois eventos mutuamente exclusivos é dada pela soma das probabilidades isoladas Qual a probabilidade de, ao jogarmos uma dado, sair 3 ou 4 ou 5?

31 A regra do E A probabilidade da ocorrência simultânea de dos eventos independentes, isto é, a probabilidade da ocorrência de um e outro, é obtida pelo produto das probabilidades isoladas Qual a probabilidade de, ao jogarmos um dado e uma moeda, sair ao mesmo tempo cara e 4?

32


Carregar ppt "Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google