A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DO BRASIL MARTA DE CAMPOS MAIA FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DO BRASIL MARTA DE CAMPOS MAIA FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DO BRASIL MARTA DE CAMPOS MAIA FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES SÍLVIA KRUEGER PELA

2 Introdução §Valorização do conhecimento §Necessidade de constante atualização §Necessidade de criar meios para atender o aumento da demanda por educação §Surgimento das novas TICs que podem mudar este cenário §Crescente aumento do número de IES no Brasil e no mundo oferecendo cursos a distância l Situação dos cursos a distância no Brasil (2003): 19 IES credenciadas para oferecer graduação 14 IES credenciadas para oferecer pós-graduação

3 Esse trabalho tem por objetivo analisar a existência de alguma relação entre o índice de evasão nos cursos superiores à distância e a tecnologia utilizada nesses cursos a distância das Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivos

4 §Investigação através de pesquisa de campo - estudo de caso §Múltiplos casos: cada curso de cada IES analisado como uma unidade de análise. §Esta pesquisa utiliza dados divulgados no Relatório publicado pelo NPP – FGV-EAESP §Amostra: 37 IES – 22 válidas Questões básicas da pesquisa: Existe relação entre o índice de evasão e a tecnologia de informação e comunicação adotada nos cursos superiores à distância, nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras? Metodologia de Investigação

5 Apresentação da Pesquisa Composição da amostra: 55% IES públicas e 45% privadas. Cursos pesquisados: 36% extensão, 32% especialização e 27% graduação.

6 Índices de Evasão Cursos que apresentaram maiores índices de evasão: cursos de extensão e especialização. Evasão nas IES privadas: 23% Evasão nas IES públicas: 11%

7 Formas de interação e Evasão O índice de evasão é maior nos cursos em que a interação entre professores e alunos se dá somente através da Internet.

8 Plataforma e Certificação 64% das IES analisadas utilizam plataforma própria Cursos que apresentam certificação própria apresentam a média de índice e evasão mais elevada (62%) Cursos certificados pelo MEC apresentam a média do índice de evasão mais baixo (21%).

9 Análise Estatística Realizada para observar a relação entre as diferentes variáveis e a taxa de evasão. Técnicas utilizadas: Factor Analysis Regressão múltipla: utilizada para analisar a relação entre variável dependente e diversas variáveis independentes. §Grupos de variáveis mais significativas ao modelo: l Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas: e- mail, chat, fórum; l Ambiente de aprendizagem: número total de professores, número de alunos por tutor e o fato do tutor ser conteudista; l Estrutura do curso e Modelo de ensino: curso semipresencial ou a distância; l Disponibilização do material e tecnologia computacional utilizada: Internet, Cd-Rom, videoconferência, teleconferência, material impresso, livro, guia, apostila.

10 Variáveis agrupadas A análise dos dados identificou dois fatores. Cada fator agrupa variáveis da mesma natureza. Fator 1 Fator 2

11 §O Fator 1 é o que mais interfere no índice de evasão. Esse fator é composto pelas TICs utilizadas e a forma de ensino. l R² = 60,17% §Conclusão: o índice de evasão é influenciado pelas características tecnológicas apresentadas no curso. §Há uma parcela do índice de evasão que não é explicada pelo modelo e pode ser atribuída a variáveis exógenas. Resultados Obtidos

12 §Os cursos a distância não são uma mera transposição dos cursos presenciais. §Cursos semipresenciais apresentam média de evasão de 8% enquanto os cursos totalmente a distância apresentam média de índice de evasão de 30%. §Alunos que participam de encontros presencias sentem-se motivados a aprender, a interagir, pois se sentem incluídos em uma turma. §Para alunos de cursos totalmente a distância a Tecnologia de Informação e Comunicação utilizada é de fundamental importância para que ele sinta-se pertencente a um grupo e participante do curso. §Outros fatores analisados pelo modelo e que se destacam por influenciarem o índice de evasão são o desenho do curso e a forma de disponibilizar material. Considerações Finais


Carregar ppt "ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DO BRASIL MARTA DE CAMPOS MAIA FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google