A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação de Tecnologias Educacionais num Curso a Distância: O Caso GVnext 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED MARTA DE CAMPOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação de Tecnologias Educacionais num Curso a Distância: O Caso GVnext 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED MARTA DE CAMPOS."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação de Tecnologias Educacionais num Curso a Distância: O Caso GVnext 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED MARTA DE CAMPOS MAIA ANA LÚCIA R. MENDONÇA JACI CORREA LEITE

2 Introdução §Os impactos da tecnologia de informação e comunicação no processo educacional §A importância do planejamento da estrutura de um curso a distância

3 O principal objetivo deste paper é apresentar o modelo educacional, permeados pela tecnologia de informação e comunicação, adotados pelo GVnet no curso a distância para executivos, o GVnext. Objetivos

4 Metodologia da Pesquisa A estratégia de pesquisa utilizada foi a de estudo de caso. A aplicação da metodologia de estudo de caso foi realizada por meio de entrevistas com os coordenadores do Centro de Educação a Distância em questão. Questões básicas da pesquisa: Como são usadas as TICs nos processos educacionais no curso a distância no GVnext - Curso de Especialização em Negócios para Executivos?

5 GVnet - Centro de Educação a Distância §O GVnet oferece cursos de especialização – Gvnext e também cursos de Aperfeiçoamento: GVmed e GVpme.

6 Página do GVnet

7 Apresentação do Caso GVnext § Curso de Especialização em Negócios para Executivos §Pós-graduação: lato sensu §Duração: 396 horas §Formato: dois ou três semestres §Tamanho das turmas: aprox. 90 alunos §Localidades: l SP e Brasília (semanal) l SP, Campinas, BH, Bauru, Ribeirão Preto (quinzenal)

8 Caso GVnext §Foco: é a reciclagem e especialização de executivos já graduados. §Público alvo: profissionais com formação superior em qualquer área, em geral, executivos.

9 Formato e Metodologia de ensino §Formato do curso: l 10 disciplinas, que correspondem a 33 horas-aula, l dispostas em 5 módulos semanais ou quinzenais, l um jogo empresarial (simulação). §Metodologia de ensino-aprendizagem: cognitivista-construtivista.

10 Formas de Interação e Atividades §Interação: aluno/professor ocorre por videoconferências, encontros presenciais, fórum de discussões e chats. §Atividades de aprendizagem l Trabalhos em grupo e individuais l Discussão em fóruns l Pesquisas dirigidas l Chats

11 Recursos Tecnológicos §Ferramentas para a mediação da aprendizagem: l Plataforma de gestão de cursos Blackboard l Webcast l Chat

12 Sistemas de Avaliação §Presença em pelo menos 80% das atividades. §A nota final deve ser igual ou superior a 6 em cada disciplina e 7 na média final do curso. §Ao término de cada uma das 10 disciplinas, os alunos fazem uma prova presencial com duração de 2 horas. §A participação em chats e fóruns também é avaliada.

13 Índices de Evasão §Taxa de desistência: varia de acordo com a localização do aluno e também de acordo com a turma, e situa-se entre 5 e 10%. §Processo seletivo: l Análise do curriculum vitae l Entrevista

14 Conclusões §Proposta do GVnext é focada na aquisição de três competências: l Maior autonomia na solução de problemas; l Visão multidisciplinar; l A capacidade de gerar resultados por meio de equipes virtuais.

15 Conclusões §O sucesso de um curso a distância depende l Uma linguagem pedagógica apropriada à aprendizagem; l Suportada pelas diversas mídias disponíveis; l Processos estruturados; l Objetivos definidos; l Aplicação de uma metodologia de desenho instrucional.


Carregar ppt "Aplicação de Tecnologias Educacionais num Curso a Distância: O Caso GVnext 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED MARTA DE CAMPOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google