Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouManuella Cerda Alterado mais de 10 anos atrás
1
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Aplicação de Tecnologias Educacionais num Curso a Distância: O Caso GVnext MARTA DE CAMPOS MAIA ANA LÚCIA R. MENDONÇA JACI CORREA LEITE
2
Introdução Os impactos da tecnologia de informação e comunicação no processo educacional A importância do planejamento da estrutura de um curso a distância
3
Objetivos O principal objetivo deste paper é apresentar o modelo educacional, permeados pela tecnologia de informação e comunicação, adotados pelo GVnet no curso a distância para executivos, o GVnext.
4
Metodologia da Pesquisa
A estratégia de pesquisa utilizada foi a de estudo de caso. A aplicação da metodologia de estudo de caso foi realizada por meio de entrevistas com os coordenadores do Centro de Educação a Distância em questão. Questões básicas da pesquisa: “Como são usadas as TICs nos processos educacionais no curso a distância no GVnext - Curso de Especialização em Negócios para Executivos?”
5
GVnet - Centro de Educação a Distância
O GVnet oferece cursos de especialização – Gvnext e também cursos de Aperfeiçoamento: GVmed e GVpme.
6
Página do GVnet
7
Apresentação do Caso GVnext
Curso de Especialização em Negócios para Executivos Pós-graduação: lato sensu Duração: 396 horas Formato: dois ou três semestres Tamanho das turmas: aprox. 90 alunos Localidades: SP e Brasília (semanal) SP, Campinas, BH, Bauru, Ribeirão Preto (quinzenal) o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
8
Caso GVnext Foco: é a reciclagem e especialização de executivos já graduados. Público alvo: profissionais com formação superior em qualquer área, em geral, executivos. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
9
Formato e Metodologia de ensino
Formato do curso: 10 disciplinas, que correspondem a 33 horas-aula, dispostas em 5 módulos semanais ou quinzenais, um jogo empresarial (simulação). Metodologia de ensino-aprendizagem: cognitivista-construtivista. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
10
Formas de Interação e Atividades
Interação: aluno/professor ocorre por videoconferências, encontros presenciais, fórum de discussões e chats. Atividades de aprendizagem Trabalhos em grupo e individuais Discussão em fóruns Pesquisas dirigidas Chats o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
11
Recursos Tecnológicos
Ferramentas para a mediação da aprendizagem: Plataforma de gestão de cursos Blackboard Webcast Chat o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
12
Sistemas de Avaliação Presença em pelo menos 80% das atividades.
A nota final deve ser igual ou superior a 6 em cada disciplina e 7 na média final do curso. Ao término de cada uma das 10 disciplinas, os alunos fazem uma prova presencial com duração de 2 horas. A participação em chats e fóruns também é avaliada. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
13
Índices de Evasão Taxa de desistência: varia de acordo com a localização do aluno e também de acordo com a turma, e situa-se entre 5 e 10%. Processo seletivo: Análise do curriculum vitae Entrevista o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
14
Conclusões Proposta do GVnext é focada na aquisição de três competências: Maior autonomia na solução de problemas; Visão multidisciplinar; A capacidade de gerar resultados por meio de equipes virtuais. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
15
Conclusões O sucesso de um curso a distância depende
Uma linguagem pedagógica apropriada à aprendizagem; Suportada pelas diversas mídias disponíveis; Processos estruturados; Objetivos definidos; Aplicação de uma metodologia de desenho instrucional. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.