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PHEBO Raquel Pessin Silva 1Ano P.P - Manhã. BRIEFING...

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1 PHEBO Raquel Pessin Silva 1Ano P.P - Manhã

2 BRIEFING...

3 A H ISTÓRIA A marca foi criada através da ambição de dois primos, Antônio Lourenço da Silva e Mário Santiago, em Os dois eram perfumistas e desenvolveram sabonetes à base de glicerina, oval, com essências naturais e um odor diferenciado. Em 2004 a marca foi comprada pela Granado Laboratórios, e alteraram sua fórmula, os consumidores não gostaram e eles decidiram adotar a formula original do produto.

4 L INHA DO T EMPO 2005 Lançamento da deo-colônia PHEBO ÁGUA DE ALFAZEMA, inspirada na tradição antiga. A fragrância preferida pelos Filhos de Gandhy ganhava um delicioso toque de modernidade, tornando-a mais fresca e discreta. O sabonete PHEBO Odor de Rosas ganhou a versão líquida com o mesmo perfume tradicional.

5 L INHA DO TEMPO 2007 Lançamento da linha de cosméticos PHEBO GIRLS. A nova linha é composta por perfumes com fragrâncias suaves, sabonetes (nos aromas uva, melão e morango), hidratantes e espumas de banho (que também pode ser usadas como sabonete líquido), todos com glitter na fórmula e efeito purpurina, tornando a linha ainda mais colorida, moderna e atraente. Lançamento de sabonete e sais de banho com fragrância de alfazema. Conhecida como a mais perfumada de todas as lavandas, a alfazema oferece uma sensação de bem-estar e frescor inigualável. No sabonete cremoso PHEBO, não é diferente. Formulado com manteiga de Murumuru, o sabonete possui alta porcentagem da fragrância, garantindo maior refrescância e perfume durante e após o banho. Estreando no mundo da perfumaria, Isabela Capeto escolheu a PHEBO para desenvolver uma fragrância que parte da inocência e feminilidade, e brinca com uma sensualidade elegante. O perfume, que também marcou a entrada da PHEBO no segmento de perfumaria, levava o nome da estilista e vinha em um frasco diferenciado: a bonequinha vermelha, marca registrada da estilista, e embalado em uma caixa de presente.

6 L INHA DO TEMPO 2008 Lançamento de uma coleção de Águas de Colônias que misturam cores modernas e embalagens vintages com fragrâncias como Água de Íris (frasco roxo), Citrus (frasco amarelo), Lavanda (frasco verde), Neroli (frasco laranja) e Rosas (frasco rosa).

7 L INHA DO TEMPO 2009 Lançamento de velas perfumadas com a marca PHEBO. Lançamento de uma linha de difusores de ambiente. Lançamento do perfume Guamá, inspirado na riqueza e profundidade das águas da região amazônica Lançamento, depois de dez anos, de uma nova fragrância, inspirada em exóticas especiarias, para sua tradicional linha de sabonetes, em barra e líquido: Raiz do Oriente Lançamento de dois perfumes inspirados em fragrâncias da natureza: Samambaia e Âmbar, para mulheres sofisticadas e femininas.

8 D ADOS C ORPORATIVOS Origem: Brasil Fundação: 1930 Fundador: Antônio Lourenço da Silva e Mário Santiago Sede mundial: Belém, Pará, Brasil Proprietário da marca: Granado Labarotórios Capital aberto: Não Presidente: Christopher Freeman Faturamento: RS$ 60 milhões (estimado)

9 D ADOS CORPORATIVOS Lucro: Não divulgado Fábricas: 2 Presença global: 8 países Presença no Brasil: Sim Funcionários: 900 Segmento: Higiene e saúde Principais produtos: Sabonetes e águas de colônia Ícones: O formato e o perfume inconfundível do sabonete Odor de Rosas Slogan Atual: O bem estar fica. Website:

10 P RODUTOS Segmento de produtos para higiene pessoal; Maquiagens O Tradicional (sabonetes) Phebo Antisséptico Águas de Cheiro Perfumaria entre outros.

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16 L UX / C ONCORRÊNCIA DIRETA Pode se dizer que a Lux é uma concorrente direta da Phebo, pelo o foco ser em sabonetes. LUX é uma marca de sabonetes pertencente ao grupo Unilever. O primeiro sabonete LUX de produção em massa foi lançado no mercado americano em Desde então, a marca se expandiu a outros segmentos, incluindo sabonetes líquidos e em barra. Atualmente os produtos LUX são comercializados em mais de 100 países, dentre os quais o Brasil, onde a marca é líder de mercado. As campanhas publicitárias para a marca costumam envolver mulheres famosas. Atrizes e modelos de grande apelo ao público.

17 LUX/ CONCORRÊNCIA DIRETA Lançado em 1925 nos Estados Unidos. Primeiro sabonete luxuoso a chegar ao mercado por um preço acessível. Comercializado em mais de 100 países. Líder de mercado no Brasil, Arábia Saudita, Índia, Tailândia e África do Sul 2012 – Relançamento da linha Clássica com fragrância desenvolvidas pelos melhores perfumistas do mundo e Lançamento da Linha Premium "Lux Fragrâncias Finas" feita a partir de ingredientes raros e exóticos, para mulheres que entendem de perfume e estão antenadas nas tendências mundiais de fragrâncias finas.

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24 C OMUNICAÇÃO DA M ARCA Deixa um pouco a se levar, em propagandas; Em alguns pontos a marca não é tão conhecida Não investe muito em comunicação e marketing dos produtos Investe de forma mais tradicional e à antiga. Não muda a forma e características (embalagem do produto), isso pode ser um fator negativo (exemplo a concorrência utiliza o sabonete líquido, e isso pode ser uma preferência do target)

25 C OMUNICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA Comunicação muito forte em propaganda, tanto TV quanto impressa; Utiliza ícones extremamente fortes, (como celebridades, e profissionais da área cosmética) que atribuem fortes valores a marca ao produto e consumidor.

26 P ROBLEMA DE COMUNICAÇÃO Divulgação e marketing dos novos produtos da marca, (sabonetes). Antes era bem usada e conhecida, hoje nem tanto. Suas demais concorrentes investem fortemente nessas áreas.


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