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O Boticário Novos Modelos de Empresas Aline Urlass Marcelo Estevez

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Apresentação em tema: "O Boticário Novos Modelos de Empresas Aline Urlass Marcelo Estevez"— Transcrição da apresentação:

1 O Boticário Novos Modelos de Empresas Aline Urlass Marcelo Estevez
Renata Marques

2 Setor Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) - Crescimento médio deflacionado de 10,5%, nos últimos 14 anos Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho Segundo a ABDI, para a área da estética, de modo geral, existe a tendência ao desenvolvimento de produtos cosméticos para a saúde e bem estar do indivíduo

3 A Empresa Inauguração da farmácia de manipulação, pelo farmacêutico Miguel Krigsner, no Centro de Curitiba (PR).  Linha de produtos extensa, composta de aproximadamente 600 itens (perfumaria, maquiagem, cuidados para o corpo, cuidado faciais, protetores solares, desodorantes, sabonetes e xampus) O Boticário lança nova logomarca e o slogan "Acredite na beleza.” é substituído por "A vida é bonita, mas pode ser linda."  Maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo

4 Nativa SPA Foi a linha de O Boticário que mais cresceu em vendas entre 2007 e Três vezes mais que o mercado de cuidados pessoais e o dobro do resultado geral da marca O Boticário no mesmo período O fato das mulheres estarem cada vez mais ativas no mercado de trabalho, diminui o tempo disponível para elas desfrutarem da agradável experiência que pode ser proporcionada em um SPA físico

5 Nativa SPA Investimento de cerca de R$ 8 milhões na abertura de lojas-piloto Nativa SPA: em Curitiba (PR), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP) , São Paulo (SP). As lojas são administradas pelos franqueados e oferecem aos consumidores somente produtos da linha Nativa SPA . O objetivo é que o consumidor vivencie a experiência de estar num SPA de beleza, desde o momento em que entra na loja. As unidades de Salvador e São Paulo ainda contarão com um diferencial: um espaço ambientado para massagens facial e corporal com profissionais especializados.

6 Nativa SPA

7 Nativa SPA

8 Matriz de Impacto X Grau de Incerteza
Identificação de pontos chave e análise do impacto que são capazes de causar nos negócios, a serem enquadrados conforme gráfico a seguir:

9 Análise SWOT tradição da marca inovação em seus produtos
FORÇAS tradição da marca inovação em seus produtos vasto número de franquias FRAQUEZAS ausência de vendas indiretas/externas OPORTUNIDADES reformulação da linha de produtos lançamento da linha Nativa SPA (atrelada à nova decoração e layout das lojas) AMEAÇAS volume das vendas e a rentabilidade do negócio são afetados diretamente pelas vendas indiretas/externas, bem como o acesso a linhas de produtos/cosméticos importados.

10 Mau Desempemho da Concorrência Bom - Importância para os Clientes +
Matriz de Importância X Desempenho INOVAÇÃO Melhor que Zona de Excesso COMPETITIVIDADE QUALIDADE Zona Apropriada SUSTENTABILIDADE Mesmo que Mau Desempemho da Concorrência Bom Zona de Melhoramento Pior que Zona de Ação Urgente Pouco Relevantes Qualificadores Ganhadores de Pedido - Importância para os Clientes +

11 Matriz de Importância X Desempenho
São fatores chaves para o sucesso do O Boticário: Inovação: Oferecimento de novos produtos – diferenciação; Qualidade: Manter a qualidade dos produtos; proporcionar ao “novo mundo Nativa Spa” com a qualidade esperada; Competitividade: Novo conceito de loja Nativa Spa; Sustentabilidade: Programas culturais, sociais, educativos e, com destaque, de proteção à natureza.

12 Análise: Tecnologia,Gestão e Pessoas
ESTRATÉGIA AÇÕES RESULTADOS TECNOLOGIA Custo de Tecnologia; Programa de Pesquisa. Altos Investimentos; Manter alto nível de P&D, alinhado com os demais setores da empresa. Novos sistemas de operações, possibilitando ganhos em produtividade. GESTÃO Valorização do ser humano, o respeito ao meio ambiente e a promoção do bem-estar social. Proteção do meio ambiente nacional - Fundação O Boticário de Proteção à Natureza Cultivar canais de comunicação propícios ao diálogo transparente Metas de produtividade e excelência. PESSOAS Ensino a distância e-learning; Dividir instrutoras por região de atendimento. Treinamentos de funcionários Retenção de Talentos e melhor atendimento aos clientes.

13 Criação e Manutenção da Vantagem Competitiva
Divulgar suas novas lojas (revistas/televisão/internet); Investir em treinamento de funcionários/franqueados; Manter layout adequado ao foco principal da loja (promover a experiência de um SPA) Investir em pesquisas com os seus clientes para terem feedback , de forma a identificar possíveis Gaps.


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