A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros."— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Tecnológicas Ciências do Ambiente Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.

2 Tratamento de Esgoto Doméstico
O que é o esgoto doméstico? O esgoto doméstico é composto não só por dejetos humanos, mas por toda a água que foi utilizada em uma casa. Possui, portanto, restos de comida, produtos de limpeza, sujeira, gordura e qualquer outro material que é levado pela água.

3 Tratamento de Esgoto Doméstico
A BIODEGRADAÇÃO Grande parte dessas substâncias é considerada biodegradável. O oxigênio dissolvido presente nas águas naturais é o agente oxidante responsável pela decomposição da matéria orgânica. Essa decomposição é catalisada pela ação de microorganismos presentes nos sistemas aquáticos. De forma simplificada, é possível representar essa degradação a partir da seguinte fórmula empírica (CH2O como sendo um carboidrato): CH2O(aq) + O2(aq) →CO2(g) + H2O(aq)

4 Tratamento de Esgoto Doméstico
A COLETA Entende-se por coleta as soluções para levar o esgoto desde sua origem até o seu destino final. Normalmente isso se traduz em tubulações enterradas por onde o esgoto escoa. Coleta privada - As canalizações de esgoto de uma casa são exemplo de coleta no lado privado do fluxo. Ocorre na propriedade e compete ao cidadão. Coleta pública - As manilhas colocadas na rua são parte da rede pública de coleta.Tubulações levam o esgoto à estação de tratamento.

5 Tratamento de Esgoto Doméstico
O Tratamento Consiste em um conjunto de operações que transformam o esgoto novamente em água de qualidade que pode ser reusada ou lançada no meio ambiente sem causar problemas. Tratamento privado - Inclui as iniciativas tomadas pelo indivíduo para tratar o seu esgoto. Um exemplo é a fossa séptica, muito popular no Brasil . Tratamento público - As estações municipais recebem o esgoto coletado na rede pública. Lançamento no ambiente – O fim da linha para o esgoto, tratado ou não, é o ambiente.

6 Tratamento de Esgoto Doméstico
SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO O tratamento dos esgotos domésticos tem como principal objetivo remover o material sólido, exterminar microorganismos patogênicos e reduzir as substâncias químicas indesejáveis. Para isso, são percorridas várias etapas.

7 Tratamento de Esgoto Doméstico
TRATAMENTO PRELIMINAR Gradeamento - Tem por objetivo reter o material sólido grosseiro em suspensão no esgoto, para proteger tubulações, válvulas, bombas e outros equipamentos. O gradeamento pode ser feito utilizando grades constituídas por barras metálicas paralelas e igualmente espaçadas .

8 Tratamento de Esgoto Doméstico
Caixas de areia - São dispositivos destinados a reter areia e outros detritos minerais inertes, geralmente presentes no esgoto doméstico, e visam proteger bombas à abrasão, bem como evitar entupimentos das canalizações e a sedimentação desse material nos decantadores ou digestores.

9 Tratamento de Esgoto Doméstico
Tratamento primário Decantador Primário - Os tanques de decantação. Os esgotos fluem vagarosamente através dos decantadores, permitindo que os sólidos em suspensão, que apresentam densidade maior do que a do líquido circundante, sedimentem gradualmente no fundo. Essa massa de sólidos, denominada lodo primário bruto

10 Tratamento de Esgoto Doméstico
Tratamento secundário Tanque da Aeração - A remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas, realizadas por microrganismos aeróbios (bactérias, protozoários, fungos etc) no tanque de aeração. Os microrganismos convertem a matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular

11 Tratamento de Esgoto Doméstico
Digestão Anaeróbia A digestão anaeróbica é um procedimento realizado com o objetivo de destruir ou reduzir os microrganismos patogênicos. As bactérias acidogênicas degradam os carboidratos, proteínas e lipídios transformando-os em ácidos voláteis, e as bactérias metanogênicas convertem grande parte desses ácidos em gases, predominando a formação de gás metano.

12 Tratamento de Esgoto Doméstico
Secador Térmico A secagem térmica do lodo é um processo de redução de umidade através de evaporação de água para a atmosfera com a aplicação de energia térmica, podendo-se obter teores de sólidos da ordem de 90 a 95%. Com isso, o volume final do lodo é reduzido significativamente.

13 Tratamento de Esgoto Doméstico
Resultados e Cuidados Os resultados esperados do tratamento do esgoto doméstico são, principalmente, a redução de doenças; a melhora da saúde da comunidade; a contribuição na despoluição de rios e riachos; a preservação do meio ambiente; a melhora da qualidade de vida. Camisinhas, absorventes, filtros de cigarros e sacolas plásticas são apenas alguns dos produtos coletados diariamente no gradeamento das Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto mantidas pela CAGEPA.

14 Tratamento de Esgoto Doméstico
"A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém" Fim


Carregar ppt "Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google