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Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)

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Apresentação em tema: "Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)"— Transcrição da apresentação:

1 Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DO SUL(SC): Realidade, Dimensões e Contribuições Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)

2 Introdução Movimento pela Inclusão Escolar;
Políticas Públicas Educacionais; Papel das IFEs;

3 Fundamentação Teórica
a inclusão escolar faz repensar o papel da escola e conduz a adoção de posturas mais solidárias e para a convivência.(MANTOAN, 2006) . Santos (1995) aponta para a necessidade de compreensão de que não há um único modelo de cientificidade, sendo preciso reconhecer outras formas de entendimento e aproximar-se destas.

4 Fundamentação Teórica (continuação)
Sanchez (2005) defende a educação inclusiva como direito e prevalência de um único sistema educacional para todos. A inclusão dos alunos com nees nas escolas regulares deve se dar com vistas a uma efetiva aprendizagem, e não meramente no sentido de promover sua socialização(PRIETO, 2006).

5 Problema de Pesquisa Qual a realidade da inclusão escolar presente nas escolas do município de Santa Rosa do Sul?

6 OBJETIVO Identificar a realidade da inclusão escolar na rede de ensino do município de Santa Rosa do Sul(SC).

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar: o número de alunos com necessidades especiais; os níveis de escolarização; as necessidades especiais apresentadas; tipo de atendimento especial; as condições de acessibilidade das escolas; a opinião dos profissionais da escola sobre o processo de inclusão;

8 Procedimentos metodológicos
Instrumento questionário Nº de alunos com NEEs; Nível de escolarização; Nees apresentadas; Atendimento especial; Condições de acessibilidade da escola; Opinião dos profissionais da escola; População alvo Professores e gestores Análise de Resultados: quanti-qualitativo

9 Resultados (Diagnóstico)
Referente às escolas (10)‏ Atendimento de alunos 5 escolas recebem alunos NEEs e oferecem atendimento. 2 escolas recebem alunos NEEs, mas sem atendimento. 3 responderam que não receberam alunos NEEs ainda. Recursos humanos metade das escolas não possui Recursos Humanos capacitados para atendimento aos alunos NEEs.

10 Resultados (continuação)
Áreas com necessidade de capacitação educação especial inclusão escolar construção de recursos técnicos e pedagógicos acessíveis; Condições de acessibilidade da escola A maioria das escolas visitadas não apresentam condições de acessibilidade.

11 Resultados (continuação)
Referente aos alunos com NEEs Número de alunos identificados: 87 Escolaridade: prevalece o ensino fundamental. NEEs identificadas: prevalece deficiência intelectual, auditiva, visual, problemas de aprendizagem. Atendimento especializado: Saed, segundo professor.

12 ANÁLISE (dimensões) Já existe a discussão; Acessibilidade;
Carência formativa, necessidade de apoio governamental (opinião profissionais)

13 PROPOSTA DE AÇÃO (contribuições)

14 Projeto Educar na Diversidade
Grupo de estudos; Seminário sobre Educação Inclusiva; Orientações sobre acessibilidade; Formação de Professores;

15 REFERÊNCIAS CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008. CAVALCANTE, Meire. A escola que é de todas as crianças. In: Nova Escola: a revista do professor. Fundação Victor Civita. n. 182, p , maio, 2005. COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. Eixos da acessibilidade: caminhos pedagógicos rumo à universidade inclusiva. In: Inclusão: Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial/ MEC. Brasília, n. 4, p , jun DENARI, Fátima. Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação especial: da segregação à inclusão. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. In: David Rodrigues (Org.), São Paulo: Summus, 2006. FARIAS, Sandra Sâmara Pires, MAIA, Shirley Rodrigues. O surdocego e o paradigma da inclusão.In: Inclusão: Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial/ MEC. Brasília, n. 4, p , jun FERREIRA, Júlio Romero. Educação Especial, inclusão e política educacional: notas brasileiras. In: Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (Org.), São Paulo: Summus, 2006. MANTOAN, Maria Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2.ed. São Paulo: Moderna, 2006.  MANTOAN, Maria Teresa Egler. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: Inclusão escolar: pontos e contrapontos. Valéria Morin Arantes (Org.), 2º Ed. São Paulo: Summus, 2006. MEC/SEESP. Política nacional de educação na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pela portaria ministerial nº 555 de 05 de julho de In: Inclusão: Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial/ MEC. Brasília, v. 4 , n.1, p , jan./jun  PRIETO, Rosangela Gavioli. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: Inclusão escolar: pontos e contrapontos. Valéria Morin Arantes (Org.), 2º Ed. São Paulo: Summus, 2006. RAUEN, Fábio José. Elementos da iniciação à pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 1999. RAUEN, Fábio José. Projetos de Pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 2006. SALGADO, Simoni da Silva. Inclusão e processos de formação. In: Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. Marcos Moreira Paulino (Org.), São Paulo: Cortez, 2006. SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. In: Inclusão: Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial/ MEC. Brasília, n.01, p , out  SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21.In: Inclusão: Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial/ MEC. Brasília, n. 01, p , out  SERRÃO, Margarida, BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a Ser e a Conviver. 2ª ed. São Paulo: FTD, 1999. VARGAS, G.ardia et al. Educação especial e aprendizagem. UDESC, Florianópolis, 2003. VEIGAS, Conceição de Maria Corrêa. Educação Profissional: indicações para a ação: interface educação profissional/ educação especial. Brasília: MEC/SEESP, 2003.

16 Mensagem Final “ Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”. (Boaventura de Souza Santos)‏

17 Andréia da SiLva Bez E-MAIL: andreia@eafsombrio. gov
Andréia da SiLva Bez Cynthia Nalila Souza Silva


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