A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula passada: Paradigma... Recuperando idéias... Formação, mudanças...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula passada: Paradigma... Recuperando idéias... Formação, mudanças..."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aula passada: Paradigma... Recuperando idéias... Formação, mudanças...

3 paradigma anormal normal

4 Conteúdo trabalhado: - O paradigma se forma: - sentidos (corpo/mundo)
- idéias (produção intelectual)

5 Modelos mentais: Ideologia Paradigma Cultura Cosmovisão - Explicar...
- o mundo - os outros - a si mesmo - “tudo” Paradigma Cultura Cosmovisão

6 Pessoas são diferentes:
Temperamentos... Nossos sentidos são limitados... Somos enganados...

7 Crenças: - quando crianças... - nossas opções...

8 Mecanismos de defesa:

9 Mudanças: - querer... - corpo/mente... - crença nova...

10 Filtros psicológicos:
- Generalização: “Ele não presta! Logo, naquele grupo, ninguém presta!

11 - Eliminação enxergamos um fato e eliminamos outros “Esse atraso revela muito bem que ele é um irresponsável!

12 - Distorção: Criamos modelos mentais a partir de suposições – Acho que...

13 ...é o que ele está entendendo?
O que ele está falando... Emissor ...é o que ele está entendendo? Receptor

14 Independente da forma como é construído, se em determinado momento uma nova informação recebida não é coerente com nosso modelo mental, ele entrará em colapso, obrigando-nos a repensar o que sabemos ou imaginamos sobre aquele assunto ou, simplesmente, levando-nos a descartar a informação recém-chegada. O desconforto sentido em função da incoerência entre uma nova evidência e nosso pensamento – ou entre este e nosso comportamento – foi batizado como dissonância cognitiva.

15 Começamos novo assunto...

16 A arquitetura da civilização - Alvin Toffler – (1)
Início: O Universo tem 13,7 bilhões de anos... O Planeta Terra tem 4,5 bilhões de anos... É difícil falarmos em início. Quando é que tudo começou? Quais mistérios ainda não fomos capazes de pensar? Segundo esses dados apresentados, a diferença entre o surgimento (em oposição à criação, portanto, Deus) do universo e do planeta terra é mais ou menos de 10 bilhões de anos.

17 A nossa história começa nesse planeta
A nossa história começa nesse planeta. Ele é o palco onde existimos e vivemos nossas vidas.

18 Na década de 1970, quando foi encontrado o fóssil de Lucy, nosso ancestral Australopithecus afarensis, que viveu na África há mais de 3,4 milhões de anos, os pesquisadores descobriram que o cérebro dela não era muito maior do que uma tangerina. Comparado ao da nossa espécie, que tem 3 vezes esse tamanho, o achado confirmou a importância do crescimento do cérebro para o surgimento do pensamento abstrato, traço que fez do Homo sapiens um animal lmpletamente diferente das outras espécies.

19 O problema é que, apesar de saber que o cérebro teve, sim, um papel fundamental em fazer o homem humano, resta um enigma na história da evolução. Trata-se do mistério da “Revolução do Paleolítico Superior”, uma explosão criativa ocorrida entre e anos atrás que trouxe avanços drásticos na qualidade de artefatos como jóias, armas para a caça, ritos de sepultamento e na arte, como mostram as pinturas em cavernas do período. O período Paleolítico,é a etapa mais antiga da Pré-história, ou seja, a mais antiga da evolução do homem, essa época começou há cerca de dois milhões de anos e terminou há cerca de dez mil anos. Nessa época ocorreu uma importante evolução física no homem, surgiram os primeiros homens modernos, isto é, da espécie Homo sapiens, acompanhada de evolução cultural, que dura até os nossos dias. O período Paleolítico ou Pedra Lascada se dividiu em três etapas: Inferior, Médio e Superior. Seu desenvolvimento está ligado às quatro fases da Era Glacial (períodos muito frios), separadas por intervalo de clima temperado, parecido com o atual, conhecido como era interglacial. Paleolítico é o primeiro e o mais extenso período que conhecemos da história da humanidade.

20 Como do ponto de vista anatômico o Homo sapiens possuía o mesmo tamanho de cérebro havia anos, por que ele passou nada menos que anos sem desenvolver essas habilidades, com um estilo de vida não muito diferente do dos seus antepassados?

21

22 Uma das principais hipóteses levantadas é a de que, nesse momento, alguma mudança sutil (talvez em nosso cérebro) teria feito com que a linguagem humana atingisse o nível de sofisticação que distanciou o Homo sapiens dos outros animais. “Uma vez desenvolvido o pensamento simbólico, nós passamos a viver não apenas no mundo natural mas também no mundo reconstruído por nossa própria mente”, diz o biólogo evolutivo Ian Tattersall, do Museu Americano de História Natural. Desde então, como naquele corte de cena do filme 2001, uma Odisséia no Espaço, em que a imagem de um hominídeo levantando um osso ao céu dá lugar à cena de uma estação espacial, ninguém mais segurou a nossa espécie. (2)

23 Pirâmides do Egito É a mais velha, porém a única que resta das Sete Maravilhas da Antigüidade. É a Grande Pirâmide de Gizé. Grande parte do revestimento já se perdeu; mas a estrutura da pirâmide é ainda hoje tão sólida quanto no momento da construção, que foi há mais de anos. Sepulturas dos faraós construídas há mais de 40 séculos na Planície de Gizé, a 15 km do Cairo, capital do Egito. As mais célebres são as de Quéops com 137,2m. Quéfrem com 136,5m. e Mikerinos com 66m. OBS: Quéops, Quefrem e Mikerinos eram Reis (Pai, Filho e Neto)

24 Stonehenge Dois arqueólogos britânicos, Tim Darvill e Geoff Wainwright, fizeram estudos de radiocarbono das pedras gigantes do Stonehenge e chegaram à conclusão de que foi erguido por volta de a.C., para ser um centro de cura, segundo a BBC. 

25 Abraão a.C. – (?) A bíblia nos relata a história do povo judeu. Êxodo da região da Babilônia.

26 Agricultura Há cerca de doze mil anos, durante a Pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.

27 Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras.

28 Logo, as freqüentes e perigosas buscas à procura de alimentos eram evitadas. Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor etc. Assim surgiu o cultivo das primeiras plantas domesticadas, entre as quais se inclui o trigo e a cevada. (W)

29 Primeira onda Paradigma agrário
No tempo: aC até dC (?). A população pode ser dividida em duas categorias: - primitiva – povos caçadores-coletores - civilizada – povos que trabalham o solo

30 Todas as civilizações agrícolas tinham como base a “terra”
Todas as civilizações agrícolas tinham como base a “terra”. Ela era a “base” da economia, da vida, da cultura, da estrutura da família e da política.

31 Prevalecia a divisão simples de trabalho; divisão da sociedade: sacerdotes, nobres, guerreiros, escravos, etc. O poder era autoritário. O nascimento determinava a posição da pessoa na vida. A economia era descentralizada: cada comunidade produzia a maioria de todas as suas necessidades.

32 O mundo agrário, a cultura agrária, o paradigma agrário, chegou até nós...

33

34

35 Agricultura Trabalho do campo; arte de cultivar.
Agr/i: campo, território. Culto: tratar, cuidar bem, prosperar.

36 Fontes utilizadas: A terceira onda
(2)

37 Até a próxima aula!


Carregar ppt "Aula passada: Paradigma... Recuperando idéias... Formação, mudanças..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google