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MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO UNIFICADO DA BASE DE DADOS DO FRAMEWORK PARA OTIMIZAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Aline de Oliveira Galvão [Voluntário] - alineoliveiragalvao@gmail.com.

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1 MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO UNIFICADO DA BASE DE DADOS DO FRAMEWORK PARA OTIMIZAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Aline de Oliveira Galvão [Voluntário] - Osni Barbosa Chagas [Voluntário] - Simone Nasser Matos [Orientadora] - Simone Bello Kaminski Aires [Orientadora] -

2 Introdução Framework para validação semântica e sintática de fórmulas; Trabalho de pesquisa; Desenvolver um banco de dados para que o framework realize as consultas em vários métodos; Modelo Entidade Relacionamento.

3 Pesquisa e estudo dos SGBD’s:
Metodologia Pesquisa e estudo dos SGBD’s: Firebird, MySQL, PostgreSQL, MaxDB, SQLite; Tabela comparativa entre os SGBD’s; Analisando as características constatou-se que o SGBD PostgreSQL atende os requisitos necessários à implemetação.

4 Ferramentas de modelagem:
Diversas ferramentas foram estudadas, Tabela comparativa; Ferramentas analisadas: DBDesigner, Power Architect, PGExplorer, EMS SQL Manager for PostgreSQL DBVisualizar 6.0.7, brModelo SyBase – Power Design; Ferramenta escolhida: DBDesigner.

5 Métodos de Otimização do Preço de Venda:
método de Custeio Baseado em Atividades (ABC); método baseado no Custo Pleno; método SEBRAE; método do Custo Marginal; método ROIC.

6 - Custos relacionados com as atividades.
- Método ABC: - Custos relacionados com as atividades. - Método baseado no Custo Pleno: - Baseado na soma de todos os custos e despesas do produto ou serviço. - Método SEBRAE: Envolve na sua definição uma margem de contribuição, ponto de equilíbrio, lucro desejável e lucro líquido.

7 Resultados - Criação do MER (Modelo Entidade Relacionamento) de todos os métodos estudados (Figura 1).

8 MER final: foram usadas as bases já existentes de cada método.
Retiraram-se variáveis e características semelhantes de cada método; Criação de um método único com as variáveis e características dos cinco métodos estudados.

9 Figura 1. Modelo Entidade Relacionamento Unificado

10 Discussões e Conclusões
- O MER unificado dos métodos de otimização do preço de Venda: Método de Custeio, Baseado em Atividades (ABC), método baseado no Custo Pleno, método SEBRAE, método do Custo Marginal e método ROIC, foi gerado permitindo integrar-se ao framework que está em desenvolvimento.

11 Discussões e Conclusões
- Pode-se concluir que o MER unificado atende as necessidades dos 5 métodos que constituirão a base de dados do framework.

12 Agradecimentos FUNTEF Campus Ponta Grossa: pelo apoio financeiro
COINF : laboratórios de informática DEPOG Atualmente o projeto está sendo financiado pela Fundação Araucária.

13 Obrigado! Perguntas???


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