A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERTEDORES - DEFINIÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERTEDORES - DEFINIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 VERTEDORES - DEFINIÇÃO
Os vertedores podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. O termo aplica-se também aos extravasores de represas. Os VERTEDORES devem ser construídos com forma geométrica definida e seu estudo é feito considerando-os como orifícios sem a parte superior.

2 VERTEDORES - EXEMPLO Exemplo de vertedor em chapa metálica, usado em instalações para tratamento de água. Fonte:

3 VERTEDORES - CLASSIFICAÇÃO
Muitos fatores podem servir de base para a classificação dos vertedores. Exemplos: Quanto à forma: Simples (retangulares, trapezoidais, triangulares); Compostos (seções combinadas – duas ou mais formas geométricas).

4 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: FORMA
À esquerda na figura, vê-se um vertedor de forma simples (retangular) utilizado para medir grandes vazões. À direita há um vertedor de seção composta (retangular na parte superior e triangular em baixo). A forma triangular é apropriada para medir vazões pequenas com precisão.

5 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: TIPO DA SOLEIRA
Quanto ao tipo da soleira ou crista: Soleira delgada (chapa metálica ou madeira chanfrada); Soleira espessa (alvenaria de pedras ou tijolos e concreto)

6 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: SOLEIRA DELGADA
Lâmina vertente (também denominada veia líquida) Fundo do canal Soleira chanfrada para que a lâmina vertente a toque num só ponto.

7 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: SOLEIRA DELGADA
Vertedor triangular de soleira delgada

8 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: SOLEIRA ESPESSA
H Soleira Condição: e > 0,66 H

9 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: LARGURA RELATIVA
Quanto à largura relativa da soleira: Vertedores sem contrações laterais; Vertedores com uma contração lateral; vertedores com duas contrações laterais.

10 CLASSIFICAÇÃO DOS VERTEDORES: LARGURA RELATIVA
Vertedor retangular com duas contrações laterais Vertedor sem contrações laterais

11 CÁLCULO DA VAZÃO ATRAVÉS DE VERTEDORES
Para orifícios de grandes dimensões, foi deduzida a seguinte equação: Fazendo-se h1=0 e h2=H, a equação fica:

12 CÁLCULO DA VAZÃO ATRAVÉS DE VERTEDORES
Q = K.L.H3/2 , onde Para o valor médio de Cd = 0,62, temos: K = 2/3 x 0,62 x 4,43 = 1,838 Q = 1,838.L.H3/2 (Fórmula de Francis para vertedores sem contrações laterais) Sendo Q dada em m3/s e L e H em metros.

13 INFLUÊNCIA DAS CONTRAÇÕES LATERAIS
As contrações ocorrem nos vertedores cuja largura é menor que a largura do canal onde estão instalados. INFLUÊNCIA DAS CONTRAÇÕES LATERAIS

14 INFLUÊNCIA DAS CONTRAÇÕES LATERAIS
Quando for necessário construir um vertedor com contrações laterais, deve-se fazer uma correção no valor de L da fórmula de Francis, que passa a ser denominado L’.

15 INFLUÊNCIA DAS CONTRAÇÕES LATERAIS
A presença das contrações faz com que a largura real L atue como se estivesse reduzida a um comprimento menor L’. Para uma contração apenas, L’ = L – 0,1.H Para duas contrações, L’ = L – 0,2.H Para o caso mais comum de duas contrações laterais, a fórmula fica:

16 VERTEDOR CIPOLLETTI L Q1 Q2
Para compensar a redução de vazão produzida pelas contrações laterais, Cipolletti propôs um modelo de vertedor de forma trapezoidal com a seguinte forma: L Q2 Q1 A soleira L continua com a mesma dimensão, mas as vazões Q1 de ambos os lados compensam a redução de vazão. Q = Q2 + 2 Q1

17 VERTEDOR CIPOLLETTI A inclinação das faces deve ser 1:4 (1 na horizontal para 4 na vertical), pois deste modo a vazão através das partes triangulares acrescentadas compensa o decréscimo de vazão provocado pelas contrações laterais. Para o vertedor Cipolletti pode ser aplicada a fórmula de Francis sem a correção para o comprimento da soleira. 4 1 Q = 1,838.L.H3/2

18 VERTEDOR TRIANGULAR Os vertedores triangulares são recomendados para medir pequenas vazões, pois permitem maior precisão na leitura da altura H do que os de soleira plana. São usualmente construídos a partir de chapas metálicas, com ângulo de 90°. 90°

19 VERTEDOR TRIANGULAR

20 VERTEDOR TRIANGULAR

21 VERTEDORES DE SOLEIRA ESPESSA
H Soleira


Carregar ppt "VERTEDORES - DEFINIÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google