A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

::Conselho Empresarial Brasil – China::

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "::Conselho Empresarial Brasil – China::"— Transcrição da apresentação:

1 ::Conselho Empresarial Brasil – China::
ABDIB  ABIEC  ABIOVE  APEX  AVIC II  Banco do Brasil  Bank of China  Baosteel  Benxi  BM&F  Bradesco  Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos  Câmara Chinesa de Têxteis  CBMM  CCECC  Cenibra  Chalco  China Aluminium Group  China Harbour Engineering  China International Forestry Group  China National Machinery & Equipment Imp/Exp  Chinatex  CITIC  COFCO  Comexport  Construtora Norberto Odebrecht  CREC  Embraco  Embraer  Felsberg Advogados  FIEMG  FIESC  FIESP  FIRJAN  Fundação Dom Cabral  Genertech  Gree  Huawei  Itaú BBA  Jiangyin Chengxin  KPMG  Minmetals  Norinco  Nuctech  PriceWaterhouseCoopers do Brasil  Sadia  Sertrading  Shanghai Anxin Flooring  Shanxi Dajin International  Shanxi Foreign Investment & Trade  Shanxi Dajin International  Shunye Iron & Steel  Sinopec  Suzano  SVA  Trench, Rossi e Watanabe Advogados  Usiminas  Vale  Veirano Advogados  Weg Indústrias  Yankuang  ZTE  ABDIB  ABIEC  ABIOVE  APEX  AVIC II  Banco do Brasil  Bank of China  Baosteel  Benxi  BM&F  Bradesco  Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos  Câmara Chinesa de Têxteis  CBMM  CCECC  Cenibra  Chalco  China Aluminium Group  China Harbour Engineering  China International Forestry Group  China National Machinery & Equipment Imp/Exp  Chinatex  CITIC  COFCO  Comexport  Construtora Norberto Odebrecht  CREC  Embraco  Embraer  Felsberg Advogados  FIEMG  FIESC  FIESP  FIRJAN  Fundação Dom Cabral  Genertech  Gree  Huawei  Itaú BBA  Jiangyin Chengxin  KPMG  Minmetals  Norinco  Nuctech  PriceWaterhouseCoopers do Brasil  Sadia  Sertrading  Shanghai Anxin Flooring  Shanxi Dajin International  Shanxi Foreign Investment & Trade  Shanxi Dajin International  Shunye Iron & Steel  Sinopec  Suzano  SVA  Trench, Rossi e Watanabe Advogados  Usiminas  Vale  Veirano Advogados  Weg Indústrias  Yankuang  ZTE  ABDIB  ABIEC  ABIOVE  APEX  AVIC II  Banco do Brasil  Bank of China  Baosteel  Benxi  BM&F  Bradesco  Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos  Câmara Chinesa de Têxteis  CBMM  CCECC  Cenibra  Chalco  China Aluminium Group  China Harbour Engineering  China International Forestry Group  China National Machinery & Equipment Imp/Exp  Chinatex  CITIC  COFCO  Comexport  Construtora Norberto Odebrecht  CREC  Embraco  Embraer  Felsberg Advogados FIEMG  FIESC  FIESP  FIRJAN  Fundação Dom Cabral  Genertech  Gree  Huawei  Itaú BBA  1

2 Fundamentos da economia chinesa
2

3 :: Fundamentos da economia chinesa ::
Economia chinesa deve se aproximar da economia dos EUA (em PPP) já na próxima década. Fonte: FMI, World Economic Outlook database, abril de 2008

4 :: Panorama macroeconômico 2008 ::
Crescimento do PIB chinês – Var. (%) Composição do crescimento do PIB chinês Em 2008, investimentos em ativos fixos (FAI) foi o principal motor da economia e responsável por 48% do crescimento do PIB, superando o consumo em apenas 1,1 p.p., de acordo com JP Morgan. Contudo, no segundo semestre, o índice registrou desaceleração expressiva. A queda do fluxo de capital internacional, combinada a medidas que vinham sendo implementadas pelo governo chinês com intuito de frear o crescimento econômico, foram responsáveis pela acentuação do quadro de desaceleração de investimentos – este já esperado em razão da natural redução de investimentos após as Olimpíadas. Na zona urbana, o setor primário registrou maior crescimento em volume de investimentos, de 54,5%, seguido pelo setor industrial com 28,0% e de serviços com 24,1%. Já em termos de distribuição por região, oeste e centro do país registraram maior aumento, respectivamente de 26,7% e 33,5%. Fontes: Escritório Nacional de Estatísticas da China e JP Morgan 4

5 Pacote de estímulo econômico Previsão de crescimento do PIB para 2009
:: Panorama macroeconômico 2008 :: Pacote de estímulo econômico Previsão de crescimento do PIB para 2009 Diante agravamento da crise creditícia internacional e seus latentes efeitos sob a economia da China no último trimestre de 2008, parcela significativa de instituições revisaram previsões de crescimento para o país asiático em 2009. Na tentativa de recuperar ritmo similar de crescimento econômico de anos anteriores, o governo central divulgou em novembro de 2008 pacote de estímulo de cerca de US$ 580 bilhões, dos quais 56% priorizarão infraestrutura – especialmente de transporte e energia, reconstrução de regiões afetadas pelo terremoto de maio de 2008 e melhorias na zona rural. Contudo, parcela significativa já estava prevista para 2009 e 2010 antes da crise. Fontes: Escritório Nacional de Estatísticas da China e JP Morgan 5

6 :: Fundamentos da economia chinesa ::
Investimento doméstico e poupança % PIB, 30 40 50 1979 1985 1990 1995 2000 2004 Formação bruta de capital doméstica Poupança nacional Investimento em ativos fixos (US$ bilhões) Fontes: Economist Intelligence Unit e Escritório Nacional de Estatísticas da China 6

7 :: Fundamentos da economia chinesa ::
Rápida urbanização Números de cidades por habitantes Fonte: Dragonomcs 7

8 O que explica a competitividade comercial
chinesa?

9 Outros fatores que garantem a competitividade chinesa
Economia de escala Disponibilidade de capital Investimento em tecnologia Baixo custo de mão de obra Infra-estrutura do setor exportador Sistema tributário simples e carga tributária reduzida Câmbio Investimento em educação Vizinhança asiática

10 :: Competitividade :: Remuneração média anual por unidades Em dólares
Remuneração média anual por setor Em dólares Fonte: China Labor Statistical Year Book

11 :: Competitividade :: Elevação dos custos de mão de obra (2006)

12 Reordenamento produtivo – IED
:: Competitividade :: Em julho de 2007, o número de empresas de capital estrangeiro operando em território chinês foi de , tendo o montante de investimento externo dessas empresas totalizado US$ 720 bilhões. Reordenamento produtivo – IED Canadá: Japão: EUA: Brasil Operações: Aeromot, Arezzo, Coteminas, Embraco, Embraer, Marcopolo, Tramontina, Vale, Votorantin, Weg ... Escr. Rep: BB, BM&F Bovespa, Comexport, Gerdau, Gradiente, Itaú BBA, Petrobras, Sadia, Selenium, Sertrading, Suzano, Vicunha ...

13 :: Competitividade :: Principais fontes de IED na China em 2008
Fonte: Invest in China

14 Comércio exterior chinês

15 Evolução do comércio exterior da China por região
:: Competitividade :: Evolução do comércio exterior da China por região 1996 Total comercializado 1996: US$ 353 bilhões 2007: US$ 2,2 trilhões 2008 Fonte: Dragonomics

16 :: Competitividade :: * Dados de janeiro a outubro de 2008
Fonte: Ministério do Comércio da China

17 :: Competitividade :: Exportações chinesas por origem do capital
As empresas com a totalidade do capital controlado por estrangeiros responderam por cerca de 40% do total exportado pelo país em 2008. Importações chinesas por origem do capital As empresas com a totalidade do capital controlado por estrangeiros responderam por cerca de 40% do total importado pelo país em 2008. Fonte: Dragonomics

18 :: Competitividade :: Composição da pauta de exportação e importação
da China em 2008 – Em US$ bilhões A série histórica de exportações e importações da China apresenta expressivas mudanças na composição do comércio chinês. As exportações de produtos industrializados leves, ainda que mantenham crescimento em valor, estão sendo deslocadas em participação pelo crescimento de bens da indústria pesada. Já nas importações, o acentuado crescimento na demanda por matérias primas ao longo da década, bem como a valorização das mesmas no mercado internacional, foram responsáveis pelo aumento significativo da participação desses produtos no total comprado pela China do mundo. Fonte: Dragonomics

19 :: Competitividade :: Evolução da sofisticação tecnológica das exportações 2005 2000 1990 1978 1985 Intensidade tecnológica Petróleo Tecidos Eletrônicos, ind. naval Audio e vídeo Biotec. Aeroespacial Carvão Vestuário Autos Linha branca Manufaturas simples Insumos elétricos Computadores Nano Telecom Fármacos 19

20 Comércio sino-brasileiro
20

21 :: Comércio sino-brasileiro ::
676 1.085 1.902 2.520 4.532 5.444 6.834 8.399 16.403 10.749 20.040 7.989 5.352 3.700 2.147 1.554 1.328 1.222 865 12.618 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Exportação Importação Saldo comercial Fluxo de comércio entre Brasil e China US$ milhões 1.482 410 574 966 -189 -137 1.195 1.744 -1.869 -3.637 Fonte: MDIC

22 :: Comércio sino-brasileiro ::
Fluxo de comércio entre Brasil e China US$ milhões

23 :: Comércio sino-brasileiro ::

24 :: Comércio sino-brasileiro ::

25 :: Comércio sino-brasileiro ::
Exportações brasileiras por destino em 2008 Importações brasileiras por destino em 2008 Var. (%) anual da corrente de comércio brasileira por parceiros No acumulado de 2005 a 2008, a corrente de comércio sino-brasileira registrou crescimento de 199,0%, equivalente a crescimento médio anual de 49,7%. No mesmo período, Argentina e Estados Unidos apresentaram, respectivamente, aumento de 90,9% e 50,7%. Fonte: MDIC 25

26 :: Comércio sino-brasileiro ::
Composição das exportações brasileiras em 2008 * * Dados do comércio Mundo – China são referentes ao período jan-out 2008 e consideram semimanufaturados e manufaturados como categoria única. Fonte: MDIC 26

27 :: Comércio sino-brasileiro ::
Importações brasileiras de produtos chineses 2009 Fonte: MDIC 27

28 Agenda China 28

29 Oportunidades para diversificação da pauta de exportação
:: Agenda China :: Oportunidades para diversificação da pauta de exportação Identificamos 619 PRODUTOS PRIORITÁRIOS que representaram 67% do total das importações da China em 2007, cuja pauta abrangeu produtos. A decomposição dos produtos aqui mencionados foi realizada com base no Sistema Harmonizado de 6 dígitos (SH6), uma vez que este é o maior detalhamento comum entre os dois países. Fonte: MDIC 29

30 Oportunidades para diversificação da pauta de exportação
:: Agenda China :: Oportunidades para diversificação da pauta de exportação Tendo como base os 619 PRODUTOS PRIORITÁRIOS identificados pelo SISTEMA RADAR COMERCIAL, foram selecionados 147 produtos – com base no Sistema Harmonizado de seis dígitos (SH6) –, os quais tiveram exportações totais superiores a US$ 17 milhões em 2007 e registraram, no mesmo período, alguma exportação para a China. Os PRODUTOS SELECIONADOS, em sua maioria, foram classificados como PRODUTOS PRIORITÁRIOS NO CURTO PRAZO pelo SISTEMA RADAR COMERCIAL, indicando que são produtos em que o Brasil tem competitividade internacional e são altamente demandados pela China. Em 2007, a China importou US$ 218,5 bilhões desses 147 PRODUTOS SELECIONADOS, sendo que US$ 173,4 bilhões foram provenientes de outros países que não o Brasil (PIE). O total importado somente desses PRODUTOS SELECIONADOS representou 22,8% de todas as importações chinesas. Fonte: MDIC 30

31

32 :: Agenda China :: CALÇADOS E SUAS PARTES No triênio 2005 a 2007, o total das importações da China do PRODUTO SELECIONADO do setor de “Calçados e suas partes” sofreu aumento de US$ 111,9 milhões para US$ 221,7 milhões, isto é, crescimento de 98,0%. Em 2007, os maiores fornecedores à China foram Vietnã (17,8%), Indonésia (15,4%), Itália (14,0%) e Tailândia (6,2%). No mesmo ano, as exportações brasileiras para o mundo do referido produto alcançaram US$ 1 bilhão, decréscimo de 5,0% em relação a Vale salientar que os principais destinos das vendas brasileiras foram Estados Unidos (44,0%), Reino Unido (14,8%), Itália (7,2%) e Venezuela (3,6%) em Para a China, as vendas do PRODUTO SELECIONADO foram de US$ 797,3 mil, equivalente a participação de 0,3% no referido mercado. O total do PIE do PRODUTO SELECIONADO foi de US$ 158,8 milhões em Quanto à representatividade no total de bens do setor importado pela China, o PRODUTO SELECIONADO correspondeu a 31% da pauta no mesmo ano.

33 :: Agenda China :: TÊXTEIS De 2005 a 2007, as compras totais da China dos PRODUTOS SELECIONADOS do setor de “Têxteis” obtiveram aumento de 15,1%, de US$ 3,8 bilhões para US$ 4,4 bilhões. No ranking de fornecedores, destacaram-se Estados Unidos (36,2%), Índia (19,6%), Uzbequistão (6,7%), Hong Kong (6,2%), Austrália (3,8%) e Burkina Faso (3,5%) em As vendas externas brasileiras atingiram US$ 678,3 milhões no mesmo ano, acréscimo de 2,1% no triênio. Os principais destinos dessas exportações foram Indonésia (14,7%), Paquistão (13,8%), Argentina (11,6%), Coréia do Sul (10,3%) e Japão (5,3%). Para a China, as vendas alcançaram US$ 34,4 milhões com participação de 0,8% no mercado chinês. Os PRODUTOS SELECIONADOS apresentaram total de US$ 4,6 bilhões de PIE, que equivale a 41% do total potencial dos PRODUTOS PRIORITÁRIOS do setor. No mesmo ano, os PRODUTOS SELECIONADOS corresponderam a 17% do total de bens do setor importado pela China, enquanto os demais PRODUTOS PRIORITÁRIOS equivaleram a 29%.

34 Mercado consumidor chinês

35 :: Poder de consumo :: Poder de consumo na China
Cerca de 20% das famílias urbanas chinesas tem significativo poder de consumo, totalizando 110 milhões de pessoas; O poder de consumo desse contingente equivale a cerca de 16% do mercado japonês e 5% do mercado norte-americano; Até 2015 a classe consumidora crescerá para cerca de 37% das famílias urbanas ( 270 milhões de pessoas) e o gasto médio em consumo será de cerca de US$ por ano, pouco menos de 1/4 do atual consumo familiar médio nos Estados Unidos.

36 Algumas estimativas para "classe média" chinesa
:: Poder de consumo :: Algumas estimativas para "classe média" chinesa Fonte: Dragonomics

37 :: Poder de consumo :: Crescimento do consumo na China

38 :: Poder de consumo :: Consumo por despesas

39 :: Poder de consumo :: Consumo na China

40 Cenários futuros

41 :: Cenários futuros :: Os três mais prováveis cenários - 2025
Promessa não cumprida Sem conseguir implantar reformas estruturais, compromete desenvolvimento econômico, social e ambiental Nova rota da seda Conquista desenvolvimento econômico sustentável, com base na integração global sem fronteiras. Retomada de forte influência cultural no mundo Laços regionais Lidera crescimento com foco regional asiático, fruto de política protecionista Fonte: Fórum Econômico Mundial

42 :: Cenários futuros :: Os três mais prováveis cenários – Evolução do PIB 2020/2025 Fonte: Fórum Econômico Mundial

43 :: Cenários futuros :: O crescimento do PIB mundial sob impacto dos 3 cenários:

44 O Conselho 44

45 Carta da China a newsletter do CEBC
As principais notícias sobre China comentadas Publicação mensal Solicite a sua em 45

46 Macro China o boletim macroeconômico do CEBC
Síntese gráfica do comércio bilateral e do desempenho macroeconômico chinês Publicação trimestral Solicite a sua em 46

47 Obrigado! 谢谢


Carregar ppt "::Conselho Empresarial Brasil – China::"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google