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ABDIB ABIEC ABIOVE APEX AVIC II Banco do Brasil Bank of China Baosteel Benxi BM&F Bradesco Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos Câmara Chinesa de Têxteis.

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1 ABDIB ABIEC ABIOVE APEX AVIC II Banco do Brasil Bank of China Baosteel Benxi BM&F Bradesco Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos Câmara Chinesa de Têxteis CBMM CCECC Cenibra Chalco China Aluminium Group China Harbour Engineering China International Forestry Group China National Machinery & Equipment Imp/Exp Chinatex CITIC COFCO Comexport Construtora Norberto Odebrecht CREC Embraco Embraer Felsberg Advogados FIEMG FIESC FIESP FIRJAN Fundação Dom Cabral Genertech Gree Huawei Itaú BBA Jiangyin Chengxin KPMG Minmetals Norinco Nuctech PriceWaterhouseCoopers do Brasil Sadia Sertrading Shanghai Anxin Flooring Shanxi Dajin International Shanxi Foreign Investment & Trade Shanxi Dajin International Shunye Iron & Steel Sinopec Suzano SVA Trench, Rossi e Watanabe Advogados Usiminas Vale Veirano Advogados Weg Indústrias Yankuang ZTE ABDIB ABIEC ABIOVE APEX AVIC II Banco do Brasil Bank of China Baosteel Benxi BM&F Bradesco Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos Câmara Chinesa de Têxteis CBMM CCECC Cenibra Chalco China Aluminium Group China Harbour Engineering China International Forestry Group China National Machinery & Equipment Imp/Exp Chinatex CITIC COFCO Comexport Construtora Norberto Odebrecht CREC Embraco Embraer Felsberg Advogados FIEMG FIESC FIESP FIRJAN Fundação Dom Cabral Genertech Gree Huawei Itaú BBA Jiangyin Chengxin KPMG Minmetals Norinco Nuctech PriceWaterhouseCoopers do Brasil Sadia Sertrading Shanghai Anxin Flooring Shanxi Dajin International Shanxi Foreign Investment & Trade Shanxi Dajin International Shunye Iron & Steel Sinopec Suzano SVA Trench, Rossi e Watanabe Advogados Usiminas Vale Veirano Advogados Weg Indústrias Yankuang ZTE ABDIB ABIEC ABIOVE APEX AVIC II Banco do Brasil Bank of China Baosteel Benxi BM&F Bradesco Câmara Chinesa de Máquinas e Eletrônicos Câmara Chinesa de Têxteis CBMM CCECC Cenibra Chalco China Aluminium Group China Harbour Engineering China International Forestry Group China National Machinery & Equipment Imp/Exp Chinatex CITIC COFCO Comexport Construtora Norberto Odebrecht CREC Embraco Embraer Felsberg Advogados FIEMG FIESC FIESP FIRJAN Fundação Dom Cabral Genertech Gree Huawei Itaú BBA ::Conselho Empresarial Brasil – China::

2 Fundamentos da economia chinesa

3 :: Fundamentos da economia chinesa :: Fonte: FMI, World Economic Outlook database, abril de 2008 Economia chinesa deve se aproximar da economia dos EUA (em PPP) já na próxima década.

4 Crescimento do PIB chinês – Var. (%) Fontes: Escritório Nacional de Estatísticas da China e JP Morgan Composição do crescimento do PIB chinês Em 2008, investimentos em ativos fixos (FAI) foi o principal motor da economia e responsável por 48% do crescimento do PIB, superando o consumo em apenas 1,1 p.p., de acordo com JP Morgan. Contudo, no segundo semestre, o índice registrou desaceleração expressiva. A queda do fluxo de capital internacional, combinada a medidas que vinham sendo implementadas pelo governo chinês com intuito de frear o crescimento econômico, foram responsáveis pela acentuação do quadro de desaceleração de investimentos – este já esperado em razão da natural redução de investimentos após as Olimpíadas. Na zona urbana, o setor primário registrou maior crescimento em volume de investimentos, de 54,5%, seguido pelo setor industrial com 28,0% e de serviços com 24,1%. Já em termos de distribuição por região, oeste e centro do país registraram maior aumento, respectivamente de 26,7% e 33,5%. :: Panorama macroeconômico 2008 ::

5 Pacote de estímulo econômico Fontes: Escritório Nacional de Estatísticas da China e JP Morgan Diante agravamento da crise creditícia internacional e seus latentes efeitos sob a economia da China no último trimestre de 2008, parcela significativa de instituições revisaram previsões de crescimento para o país asiático em Na tentativa de recuperar ritmo similar de crescimento econômico de anos anteriores, o governo central divulgou em novembro de 2008 pacote de estímulo de cerca de US$ 580 bilhões, dos quais 56% priorizarão infraestrutura – especialmente de transporte e energia, reconstrução de regiões afetadas pelo terremoto de maio de 2008 e melhorias na zona rural. Contudo, parcela significativa já estava prevista para 2009 e 2010 antes da crise. Previsão de crescimento do PIB para 2009 :: Panorama macroeconômico 2008 ::

6 Fontes: Economist Intelligence Unit e Escritório Nacional de Estatísticas da China Investimento em ativos fixos (US$ bilhões) :: Fundamentos da economia chinesa ::

7 Fonte: Dragonomcs Rápida urbanização :: Fundamentos da economia chinesa :: Números de cidades por habitantes

8 O que explica a competitividade comercial chinesa?

9 Outros fatores que garantem a competitividade chinesa Economia de escala Disponibilidade de capital Investimento em tecnologia Baixo custo de mão de obra Infra-estrutura do setor exportador Sistema tributário simples e carga tributária reduzida Câmbio Investimento em educação Vizinhança asiática :: Competitividade ::

10 Remuneração média anual por unidades Em dólares Remuneração média anual por setor Em dólares Fonte: China Labor Statistical Year Book :: Competitividade ::

11 Elevação dos custos de mão de obra (2006) :: Competitividade ::

12 Reordenamento produtivo – IED Canadá: Japão: EUA: Brasil Operações: Aeromot, Arezzo, Coteminas, Embraco, Embraer, Marcopolo, Tramontina, Vale, Votorantin, Weg... Escr. Rep: BB, BM&F Bovespa, Comexport, Gerdau, Gradiente, Itaú BBA, Petrobras, Sadia, Selenium, Sertrading, Suzano, Vicunha... Em julho de 2007, o número de empresas de capital estrangeiro operando em território chinês foi de , tendo o montante de investimento externo dessas empresas totalizado US$ 720 bilhões. :: Competitividade ::

13 Principais fontes de IED na China em 2008 Fonte: Invest in China :: Competitividade ::

14 Comércio exterior chinês

15 Evolução do comércio exterior da China por região Fonte: Dragonomics :: Competitividade :: Total comercializado 1996: US$ 353 bilhões 2007: US$ 2,2 trilhões

16 Fonte: Ministério do Comércio da China :: Competitividade :: * Dados de janeiro a outubro de 2008

17 Exportações chinesas por origem do capital Fonte: Dragonomics :: Competitividade :: Importações chinesas por origem do capital As empresas com a totalidade do capital controlado por estrangeiros responderam por cerca de 40% do total importado pelo país em As empresas com a totalidade do capital controlado por estrangeiros responderam por cerca de 40% do total exportado pelo país em 2008.

18 Composição da pauta de exportação e importação da China em 2008 – Em US$ bilhões Fonte: Dragonomics :: Competitividade :: A série histórica de exportações e importações da China apresenta expressivas mudanças na composição do comércio chinês. As exportações de produtos industrializados leves, ainda que mantenham crescimento em valor, estão sendo deslocadas em participação pelo crescimento de bens da indústria pesada. Já nas importações, o acentuado crescimento na demanda por matérias primas ao longo da década, bem como a valorização das mesmas no mercado internacional, foram responsáveis pelo aumento significativo da participação desses produtos no total comprado pela China do mundo.

19 Intensidade tecnológica Evolução da sofisticação tecnológica das exportações Petróleo Carvão Manufaturas simples Tecidos Vestuário Insumos elétricos Eletrônicos, ind. naval Linha branca Fármacos Audio e vídeo Autos Computadores Biotec. Nano Aeroespacial Telecom :: Competitividade ::

20 Comércio sino-brasileiro

21 ExportaçãoImportaçãoSaldo comercial Fluxo de com é rcio entre Brasil e China US$ milhões Fonte: MDIC :: Comércio sino-brasileiro ::

22 :: Comércio sino-brasileiro :: Fluxo de com é rcio entre Brasil e China 2009 US$ milhões

23 :: Comércio sino-brasileiro ::

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25 Exportações brasileiras por destino em 2008 Fonte: MDIC :: Comércio sino-brasileiro :: Importações brasileiras por destino em 2008 Var. (%) anual da corrente de comércio brasileira por parceiros No acumulado de 2005 a 2008, a corrente de comércio sino-brasileira registrou crescimento de 199,0%, equivalente a crescimento médio anual de 49,7%. No mesmo período, Argentina e Estados Unidos apresentaram, respectivamente, aumento de 90,9% e 50,7%.

26 Fonte: MDIC :: Comércio sino-brasileiro :: Composição das exportações brasileiras em 2008 * Dados do comércio Mundo – China são referentes ao período jan-out 2008 e consideram semimanufaturados e manufaturados como categoria única. *

27 Fonte: MDIC :: Comércio sino-brasileiro :: Importações brasileiras de produtos chineses 2009

28 Agenda China

29 Fonte: MDIC :: Agenda China :: Oportunidades para diversificação da pauta de exportação Identificamos 619 PRODUTOS PRIORITÁRIOS que representaram 67% do total das importações da China em 2007, cuja pauta abrangeu produtos. A decomposição dos produtos aqui mencionados foi realizada com base no Sistema Harmonizado de 6 dígitos (SH6), uma vez que este é o maior detalhamento comum entre os dois países.

30 Fonte: MDIC :: Agenda China :: Oportunidades para diversificação da pauta de exportação Tendo como base os 619 PRODUTOS PRIORITÁRIOS identificados pelo SISTEMA RADAR COMERCIAL, foram selecionados 147 produtos – com base no Sistema Harmonizado de seis dígitos (SH6) –, os quais tiveram exportações totais superiores a US$ 17 milhões em 2007 e registraram, no mesmo período, alguma exportação para a China. Os PRODUTOS SELECIONADOS, em sua maioria, foram classificados como PRODUTOS PRIORITÁRIOS NO CURTO PRAZO pelo SISTEMA RADAR COMERCIAL, indicando que são produtos em que o Brasil tem competitividade internacional e são altamente demandados pela China. Em 2007, a China importou US$ 218,5 bilhões desses 147 PRODUTOS SELECIONADOS, sendo que US$ 173,4 bilhões foram provenientes de outros países que não o Brasil (PIE). O total importado somente desses PRODUTOS SELECIONADOS representou 22,8% de todas as importações chinesas.

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32 CALÇADOS E SUAS PARTES No triênio 2005 a 2007, o total das importações da China do PRODUTO SELECIONADO do setor de Calçados e suas partes sofreu aumento de US$ 111,9 milhões para US$ 221,7 milhões, isto é, crescimento de 98,0%. Em 2007, os maiores fornecedores à China foram Vietnã (17,8%), Indonésia (15,4%), Itália (14,0%) e Tailândia (6,2%). No mesmo ano, as exportações brasileiras para o mundo do referido produto alcançaram US$ 1 bilhão, decréscimo de 5,0% em relação a Vale salientar que os principais destinos das vendas brasileiras foram Estados Unidos (44,0%), Reino Unido (14,8%), Itália (7,2%) e Venezuela (3,6%) em Para a China, as vendas do PRODUTO SELECIONADO foram de US$ 797,3 mil, equivalente a participação de 0,3% no referido mercado. O total do PIE do PRODUTO SELECIONADO foi de US$ 158,8 milhões em Quanto à representatividade no total de bens do setor importado pela China, o PRODUTO SELECIONADO correspondeu a 31% da pauta no mesmo ano. :: Agenda China ::

33 TÊXTEIS De 2005 a 2007, as compras totais da China dos PRODUTOS SELECIONADOS do setor de Têxteis obtiveram aumento de 15,1%, de US$ 3,8 bilhões para US$ 4,4 bilhões. No ranking de fornecedores, destacaram-se Estados Unidos (36,2%), Índia (19,6%), Uzbequistão (6,7%), Hong Kong (6,2%), Austrália (3,8%) e Burkina Faso (3,5%) em As vendas externas brasileiras atingiram US$ 678,3 milhões no mesmo ano, acréscimo de 2,1% no triênio. Os principais destinos dessas exportações foram Indonésia (14,7%), Paquistão (13,8%), Argentina (11,6%), Coréia do Sul (10,3%) e Japão (5,3%). Para a China, as vendas alcançaram US$ 34,4 milhões com participação de 0,8% no mercado chinês. Os PRODUTOS SELECIONADOS apresentaram total de US$ 4,6 bilhões de PIE, que equivale a 41% do total potencial dos PRODUTOS PRIORITÁRIOS do setor. No mesmo ano, os PRODUTOS SELECIONADOS corresponderam a 17% do total de bens do setor importado pela China, enquanto os demais PRODUTOS PRIORITÁRIOS equivaleram a 29%. :: Agenda China ::

34 Mercado consumidor chinês

35 Cerca de 20% das fam í lias urbanas chinesas tem significativo poder de consumo, totalizando 110 milhões de pessoas; O poder de consumo desse contingente equivale a cerca de 16% do mercado japonês e 5% do mercado norte-americano; At é 2015 a classe consumidora crescer á para cerca de 37% das fam í lias urbanas ( 270 milhões de pessoas) e o gasto m é dio em consumo ser á de cerca de US$ por ano, pouco menos de 1/4 do atual consumo familiar m é dio nos Estados Unidos. Poder de consumo na China :: Poder de consumo ::

36 Algumas estimativas para "classe média" chinesa :: Poder de consumo :: Fonte: Dragonomics

37 :: Poder de consumo :: Crescimento do consumo na China

38 :: Poder de consumo :: Consumo por despesas

39 :: Poder de consumo :: Consumo na China

40 Cenários futuros

41 Promessa não cumprida Sem conseguir implantar reformas estruturais, compromete desenvolvimento econômico, social e ambiental Nova rota da seda Conquista desenvolvimento econômico sustentável, com base na integração global sem fronteiras. Retomada de forte influência cultural no mundo Laços regionais Lidera crescimento com foco regional asiático, fruto de política protecionista Fonte: Fórum Econômico Mundial Os três mais prováveis cenários :: Cenários futuros ::

42 Fonte: Fórum Econômico Mundial Os três mais prováveis cenários – Evolução do PIB 2020/2025 :: Cenários futuros ::

43 O crescimento do PIB mundial sob impacto dos 3 cenários:

44 O Conselho

45 Carta da China a newsletter do CEBC As principais notícias sobre China comentadas Publicação mensal Solicite a sua em

46 Síntese gráfica do comércio bilateral e do desempenho macroeconômico chinês Publicação trimestral Solicite a sua em Macro China o boletim macroeconômico do CEBC

47 Obrigado!


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