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Avaliação Externa do Desempenho Docente: Dimensão científica e pedagógica observação de aulas Paulo Reis pmjreis@gmail.com 2018.

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1 Avaliação Externa do Desempenho Docente: Dimensão científica e pedagógica observação de aulas
Paulo Reis 2018

2 Intervenção do avaliador externo
Procedimentos Intervenção do avaliador externo Instrumentos

3 Nota Intervenientes no desenvolvimento do processo de observação de aulas: Coordenador da bolsa Avaliado Avaliador externo Serviços administrativos Diretor Avaliador interno

4 Procedimentos do avaliador externo do desempenho docente

5 Procedimentos de avaliação externa
Preparação Observação de aulas Procedimentos de avaliação externa Autoavaliação Classificação

6 Informação dos procedimentos
Procedimentos de avaliação externa do desempenho docente ETAPA PROCEDIMENTOS LEGISLAÇÃO PREPARAÇÃO Agenda de observação Cabe ao coordenador da bolsa de avaliadores externos calendarizar os procedimentos da avaliação externa. DN nº 24/2012, de 26 de outubro Artigo 3º; ponto 2;alínea b) Informação dos procedimentos Cabe ao coordenador da bolsa de avaliadores externos apoiar os avaliadores e monitorizar o processo de avaliação externa. DN nº 24/2012, de 26 de outubro Artigo 3º; ponto 2; alínea d) Estruturação da aula Cabe ao avaliado dar conhecimento ao avaliador externo da estruturação da aula a observar. O avaliado envia o documento ao avaliador externo, por , antes da aula observada, de acordo com o prazo definido pelo coordenador da bolsa (5 dias), com conhecimento a este último. A contextualização e a organização previstas para a aula facilitam a observação. Desp. nº 13981/2012 de 26 de outubro; Artigo 6.º; ponto 2

7 Procedimentos – Preparação – Estruturação da aula
Avaliador externo 5 dias antes da aula observada 5 dias antes da aula observada Avaliado Coordenador

8 Procedimentos – Observação de aulas – Recolha de dados
ETAPA PROCEDIMENTOS LEGISLAÇÃO OBSERVAÇÃO DE AULAS Recolha de dados Cabe ao avaliador externo, para cada aula observada, proceder obrigatoriamente ao respetivo registo, tendo por referência os parâmetros nacionais (Anexo III). O registo das observações pode ser efetuado no instrumento previsto no Anexo I ou em registo próprio, desde que respeite os parâmetros nacionais e as respetivas especificações. DR nº 26 /2012, de 21 de fevereiro; Artigo 18.º; ponto 3 DN nº 24/2012, de 26 de outubro; Artigo 4.º Desp. nº 13981/2012 de 26 de outubro; Artigo 7.º

9 Procedimentos – Observação de aulas – Recolha de dados
Avaliador externo Não observado. Revela… Utiliza… Nada a referir. Fornece… Nada a registar. Nada a reportar. Promove…

10 Autoavaliação Procedimentos - Autoavaliação
ETAPA PROCEDIMENTOS LEGISLAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO Autoavaliação Compete ao avaliado elaborar um documento de reflexão sobre a atividade desenvolvida, incluindo a prática letiva. O relatório de autoavaliação é entregue em duplicado, em data definida de acordo com o estabelecido no art.º 12.º do DR nº 26/2012, nos serviços administrativos da escola do avaliado, em envelopes fechados, com a indicação de CONFIDENCIAL. Um destinado ao avaliador interno e outro ao avaliador externo. O diretor da escola faz a entrega dos relatórios ao avaliador interno e ao coordenador da bolsa que, por sua vez, encaminha ao avaliador externo. DR nº 26/2012, de 21 de fevereiro; Artigo 16.º e 19.º

11 Procedimentos de avaliação externa do desempenho docente
Avaliador interno Serviços administrativos Coordenador Avaliador externo

12 Procedimentos de avaliação externa do desempenho docente
ETAPA PROCEDIMENTOS LEGISLAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Parecer do avaliador externo sobre o relatório de autoavaliação Cabe ao avaliador externo emitir parecer sobre o relatório, relativamente às aulas observadas. O avaliador externo adita o parecer ao relatório de autoavaliação do avaliado, no prazo de dez dias úteis, a partir da data da receção do mesmo, e envia ao coordenador da bolsa em envelope fechado que por sua vez o reenvia ao diretor da escola do avaliado. DR nº 26 /2012, de 21 de fevereiro; Artigo 16.º DL nº 6/96, de 31 de janeiro, Artigo 71. Articulação entre avaliador externo e avaliador interno O avaliador externo aguarda convocatória do diretor da escola do avaliado, com conhecimento ao coordenador da bolsa, para articular com o avaliador interno, na escola do avaliado. O avaliador externo entrega a classificação (instrumento de registo e anexo II) em envelope fechado, nos serviços administrativos da escola do avaliado, endereçado ao diretor, com a indicação de CONFIDENCIAL. Despacho normativo nº 24/2012, de 26 de outubro Artigo 4.º Despacho nº 13981/2012, de 26 de outubro Artigo 7.º

13 Parecer do avaliador externo sobre o relatório de autoavaliação
Procedimentos – Parecer do avaliador externo sobre o relatório de autoavaliação Avaliador externo Coordenador CONFIDENCIAL

14 Articulação entre avaliador externo e avaliador interno
Procedimentos – Articulação entre avaliador externo e avaliador interno Bom dia. Está um dia de sol. Nada a declarar. Avaliador interno Serviços administrativos Avaliador externo Diretor

15 Avaliação externa Instrumentos

16 Instrumentos a utilizar na avaliação externa
Avaliado Avaliador externo (Anexo III) PARÂMETROS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS, INDICADORES E NÍVEIS DE DESEMPENHO Estruturação de aula (CF) D n.º 13981, art.º 6.º, ponto2, alínea a) Relatório de autoavaliação (MEC) DN n.º 26/2012, art.º 19.º Anexo I - Guião de observação (MEC ou CF) D n.º 13981, art.º 7.º, ponto 5 Parecer sobre o relatório de autoavaliação (CF) DN n.º 26/2012, art.º 16.º, alínea c) Anexo II - Classificação da observação de aulas (MEC) D n.º 13981, art.º 7.º, ponto 7

17 Instrumentos (Anexo III) PARÂMETROS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS,
INDICADORES E NÍVEIS DE DESEMPENHO

18

19 Conteúdos disciplinares Elementos didáticos
Parâmetros Níveis de desempenho 1. Científico 2. Pedagógico Tendo em conta Os conteúdos disciplinares (40%). 1.2. Os conhecimentos que enquadram e agilizam a aprendizagem dos conteúdos disciplinares (10%). Nota: Caso 1.2. não se aplique o 1.1.passará a ter a ponderação de 50%. 2.1. Os aspetos didáticos que permitam estruturar a aula para tratar os conteúdos previstos nos documentos curriculares e alcançar os objetivos selecionados; verificar a evolução da aprendizagem, orientando as atividades em função dessa verificação, acompanhar a prestação dos alunos e proporcionar-lhes informação sobre a sua evolução (40%).  2.2. Os aspetos relacionais que permitam assegurar o funcionamento da aula com base em regras que acautelem a disciplina; envolver os alunos e proporcionar a sua participação nas atividades; estimulá-los a melhorar a aprendizagem (10%). D n.º 13981, ANEXO III - Parâmetros científicos e pedagógicos e níveis de desempenho Conteúdos disciplinares Elementos didáticos Conhecimentos de língua portuguesa Elementos relacionais (D n.º 13981, art.º 5, ponto 1 e 3) (D n.º 13981, art.º 6, ponto 1 e 3) Conhecimentos funcionais D n.º 13981, ANEXO III

20 O quadro de referência da avaliação externa:
parâmetros e níveis de desempenho Parâmetros Níveis de desempenho 1. Científico 2. Pedagógico 1.1. Conteúdos disciplinares (40%). 1.2. Conhecimentos de língua portuguesa (10%). 2.1. Aspetos didáticos (40%). 2.2. Aspetos relacionais (10%). Excelente (9 a 10 valores) Domínio pleno dos conteúdos disciplinares Domínio pleno de conhecimentos funcionais. Segurança inequívoca em termos didáticos. relacionais. Muito bom (8 a 8,9 valores) Muito bom domínio dos conteúdos Muito bom domínio de conhecimentos Muito boa segurança em termos pedagógicos. Relacionais. Bom (6,5 a 7,9 valores) Bom domínio dos conteúdos Bom domínio de conhecimentos Boa segurança em termos Boa segurança em termos relacionais Regular (5 a 6,4 valores) Domínio regular dos conteúdos Domínio regular de conhecimentos Segurança regular em termos Segurança regular em termos relacionais. Insuficiente (1 a 4,9 valores) Falhas graves evidentes nos conteúdos disciplinares. Falhas graves evidentes nos conhecimentos funcionais. Falhas graves evidentes nos aspetos pedagógicos. Falhas graves evidentes nos aspetos relacionais.

21 1. Científico 2. Pedagógico
1.1. Conteúdos disciplinares (40%). 1.2. Conhecimentos de língua portuguesa (10%). 2.1. Aspetos didáticos (40%). 2.2. Aspetos relacionais (10%). Utiliza a língua portuguesa de forma a enquadrar e agilizar a aprendizagem dos conteúdos disciplinares; art.º 5, ponto 2 Estrutura a aula de forma a lecionar os conteúdos e a alcançar os objetivos previstos nos documentos curriculares; anexo III; art.º 6, ponto 2, alínea a) Promove a evolução da aprendizagem e orientando as atividades em função dessa verificação; anexo III; art.º 6, ponto 2, alínea b) Acompanha a prestação dos alunos e proporcionar- lhes informação sobre a sua evolução; anexo III; art.º 6, ponto 2, alínea c) Orienta a sua ação em benefício da aprendizagem dos alunos; art.º 3, alínea a) Seleciona as melhores abordagens de ensino. art.º 3, alínea b) Promove o funcionamento da aula com base em regras que acautelem a disciplina; anexo III; art.º 6, ponto 3, alínea a) Envolve os alunos na participação nas atividades; anexo III; art.º 6, ponto 3, alínea b) Estimula os alunos com vista à melhoria das suas aprendizagens; anexo III; art.º 6, ponto 3, alínea c) Cria um ambiente educativo assente em valores comummente reconhecidos, tratando os alunos com a dignidade que esses valores preconizam e assegurando que eles procedam do mesmo modo; art.º 3, alínea d) Tem presente a especificidade dos papéis de «aluno» e de «educador/ professor», não deixando de considerar as fronteiras que lhe são inerentes. art.º 3, alínea e)

22 Dimensões Domínios Indicadores
Quadros de referência na avaliação da prática profissional Dimensões Domínios Indicadores Vertente profissional, social e ética Compromisso com a construção do conhecimento profissional Compromisso com a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e cívico dos alunos Compromisso com o grupo de pares e com a escola Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Preparação e organização das atividades letivas Realização das atividades letivas Relação Pedagógica com os alunos Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos Participação na escola e relação com a comunidade educativa Contributo para a realização dos objetivos e metas do PE e do Plano Anual de atividades Participação nas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e nos órgãos de administração e gestão Dinamização de projectos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa e sua correspondente avaliação Desenvolvimento e Formação Profissional ao longo da vida Formação contínua e desenvolvimento profissional

23 Quadros de referência na avaliação da prática profissional
D1 - Regularidade, adequação e rigor da avaliação diagnóstica, formativa e sumativa das aprendizagens, incluindo a sua apresentação em tempo útil aos alunos D2 - Utilização dos resultados da avaliação dos alunos na preparação, organização e realização das atividades letivas D3 - Observância na avaliação dos alunos dos critérios indicados pela administração educativa ou aprovados pelos órgãos competentes do Agrupamento/Escola D4 - Promoção da autoavaliação dos alunos A1 - Correção científico-pedagógica e didática da planificação das atividades letivas A2 - Adequação das estratégias de ensino e aprendizagem aos conteúdos programáticos, ao nível etário e às aprendizagens anteriores dos alunos A3 - Adaptação da planificação e das estratégias de ensino e aprendizagem ao desenvolvimento das atividades letivas A4 - Diversidade, adequação e correção científico-pedagógica das metodologias e recursos utilizados C1 - Promoção de um clima favorável à aprendizagem, ao bem-estar e ao desenvolvimento afetivo, emocional e social dos alunos C2 - Concessão de iguais oportunidades de participação, promoção da integração dos alunos e da adoção de regras de convivência, colaboração e respeito C3 - Disponibilidade para o atendimento e apoio aos alunos C4 - Equilíbrio no exercício da autoridade e adequação das ações desenvolvidas para a manutenção da disciplina na sala de aula B1 - Cumprimento dos objetivos, orientações e programas das disciplinas ou áreas curriculares lecionadas B2 - Capacidade de comunicação e estímulo do interesse dos alunos pela aprendizagem B3 - Utilização de recursos inovadores incluindo as tecnologias de informação e comunicação B4 - Promoção do trabalho autónomo dos alunos e da aquisição de métodos de estudo

24 Anexo III (Anexo III) PARÂMETROS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS, INDICADORES E NÍVEIS DE DESEMPENHO (Doc 1)

25 Indicadores Classificação
2. Da observação à classificação: 2.2 Interpretação dos dados registados Níveis de desempenho Dispersão semântica Indicadores Classificação O docente evidencia profundo conhecimento científico Excelente O docente evidencia elevado conhecimento científico Muito Bom O docente evidencia conhecimento científico Bom O docente evidencia lacunas no conhecimento científico Regular O docente evidencia lacunas graves no conhecimento científico Insuficiente

26 Conteúdos disciplinares Correção científica
2. Da observação à classificação: 2.2 Interpretação dos dados registados Níveis de desempenho Parâmetros Especificações Critérios Indicadores Classificação Científico (Domínio) Conteúdos disciplinares Correção científica Seleciona corretamente os conteúdos a abordar, de acordo com os documentos curriculares; Revela correção científica no desenvolvimento dos conteúdos trabalhados; Clarifica os conteúdos científicos face às dúvidas dos alunos. Excelente Muito Bom Bom Regular Não evidencia correção científica no desenvolvimento dos conteúdos disciplinares Insuficiente conhecimentos que enquadram e agilizam a aprendizagem dos conteúdos disciplinares Conhecimentos de língua portuguesa Utiliza com correção a língua portuguesa para comunicar; Utiliza um discurso claro, adequado e eficaz oralmente/por escrito; Promove o gosto pelo uso correto da língua portuguesa. Não evidencia o uso correto da língua portuguesa

27 Indicadores Classificação
2. Da observação à classificação: 2.2 Interpretação dos dados registados Níveis de desempenho Subtração sucessiva de indicadores Indicadores Classificação Evidencia conhecimento científico Planifica com rigor Promove articulação Implementa estratégias de avaliação Utiliza processos de monitorização Excelente Muito Bom Bom Regular Insuficiente

28 Instrumentos Estruturação da aula

29 Observação de aulas: instrumentos
Estruturação de aula (CF) 1. Contextualização (escola, turma e unidade didática) 2. Conteúdos disciplinares de natureza científica “[…] conteúdos disciplinares que o docente [irá lecionar]” D n.º 13981, art.º 5, ponto 1 3. Elementos didáticos D n.º 13981, art.º 6, ponto 1 3.1 Estrutura da aula / Orientação das atividades de aprendizagem “a) Estruturação da aula para se lecionarem os conteúdos previstos nos documentos curriculares e alcançarem os seus objetivos; “b) Evolução da aprendizagem e orientação das atividades em função dessa verificação;” D n.º 13981, art.º6, ponto 2, alínea a) e b) 3.2 Acompanhamento da prestação dos alunos (avaliação) “c) Acompanhamento da prestação dos alunos e informação aos mesmos sobre a sua evolução.” D n.º 13981, art.º 6, ponto 2, alínea c) 4. Formas de participação e envolvimento dos alunos “b) Envolvimento dos alunos e a sua participação nas atividades; “c) Estímulos com vista à melhoria da aprendizagem dos alunos.” D n.º 13981, art.º 6, ponto 3, alínea b) e c)

30 Instrumentos Relatório de autoavaliação

31 A prática letiva 3 – Relatório de autoavaliação
2. Da observação à classificação: 2.1 - A recolha de dados 3 – Relatório de autoavaliação “Deve ter um máximo de três páginas, não lhe podendo ser anexados documentos” (DL n.º 26/2012, art.º 19. Ponto 4). A prática letiva As atividades promovidas A análise dos resultados obtidos O contributo para os objetivos e metas fixados no projeto educativo do agrupamento A formação realizada e o seu contributo para a melhoria da ação educativa

32 Instrumentos Parecer sobre o relatório de autoavaliação

33 Parecer sobre o relatório de autoavaliação
2. Da observação à classificação: 2.1 - A recolha de dados Parecer sobre o relatório de autoavaliação Identificação do avaliador Nome: Identificação do avaliado Escola/Agrupamento: Grupo de recrutamento: Escalão: Ciclo avaliativo: 1 – Condições de avaliação Ano letivo: 2 – Parecer sobre o relatório de autoavaliação Data: O avaliador:

34 Instrumentos Anexo I - Guião de observação

35 Os avaliadores recolhem a informação através da observação;
2. Da observação à classificação: 2.1 - A recolha de dados Os avaliadores recolhem a informação através da observação; Os avaliadores procedem ao registo de dados de cada aula observada com a ajuda do Anexo I; Os instrumentos de registo não são ferramentas de classificação; Só na fase final é que os registos são interpretados e transformados em classificação. DGAE

36 Anexo I - Guião de observação (Doc 2)
Anexo I – Exemplos (Doc 3,4 e 5)

37 “Estruturação da aula” “Relatório de autoavaliação”
Relação entre o “Anexo I” e os documentos, “Estruturação da aula” “ e “Relatório de autoavaliação” Anexo I “Estruturação da aula” D n.º 13981, art.º 6.º, ponto2, alínea a) “Relatório de autoavaliação” DR n.º 26/2012, art.º 19.º,ponto 6 Dimensões da avaliação DR n.º 26/2012, art.º 4.º Natureza da aval. DR n.º 26/2012, art.º 7.º, ponto 1 Parâmetros D n.º 13981, art.º 4 Especificações Científica e pedagógica alínea a) Interna Preparação e organização das atividades letivas A prática letiva Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos Externa ponto 3 Científico art.º 5 Conteúdos disciplinares art.º 5, ponto 1 2. Conteúdos disciplinares de natureza científica Conhecimento de LP art.º 5, ponto 2 Pedagógico art.º 6 Elementos didáticos art.º 6, ponto 2 3.1 Estrutura da aula / Orientação das atividades de aprendizagem 3.2 Acompanhamento da prestação dos alunos (avaliação) Elementos relacionais art.º 6, ponto 3 4. Formas de participação e envolvimento dos alunos Participação na vida da escola e relação com a comunidade educativa alínea b) Contributo para a realização dos objetivos e metas do PEA e do PAA As atividades promovidas O contributo para os objetivos e metas fixados no PE alínea c) Participação nas estruturas de coordenação educativa Dinamização de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa Relação com a comunidade educativa Formação contínua e desenvolvimento Profissional Formação contínua A formação realizada e o seu contributo para a melhoria da ação educativa alínea d) Desenvolvimento Profissional A análise dos resultados obtidos Alínea e)

38 Instrumentos Anexo II - Classificação da observação de aulas

39 Especificação e ponderação (e aplicação da respetiva ponderação)
2. Da observação à classificação: 2.3 – Classificação ANEXO II Avaliação externa do desempenho docente Classificação da observação de aulas  Agrupamento de Escolas/ Escola _____________________________________________________________________________ Docente __________________________________________________; Grupo de recrutamento ______________________ Parâmetros Especificação e ponderação Descrição Classificação Científico (50%) Conteúdo(s) disciplinar(es) 40% Conhecimentos que enquadram e agilizam a aprendizagem do(s) conteúdo(s) disciplinar(es) 10% Pedagógico Aspetos didáticos Aspetos relacionais Apreciação global: Recomendações: O avaliador Classificação final (Escala: 1 a 10) Nível: _____/____/_______ Registo utilizado na descrição, baseado no Instrumento de Registo/Anexo I, deve contemplar a linguagem do Anexo III, para inferir uma classificação Excelente Muito Bom Bom Regular Insuficiente ESCALA : de 1 a 10 (e aplicação da respetiva ponderação)

40 Especificação e ponderação (e aplicação da respetiva ponderação)
2. Da observação à classificação: 2.3 – Classificação ANEXO II Avaliação externa do desempenho docente Classificação da observação de aulas  Agrupamento de Escolas/ Escola _____________________________________________________________________________ Docente __________________________________________________; Grupo de recrutamento ______________________ Parâmetros Especificação e ponderação Descrição Classificação Científico (50%) Conteúdo(s) disciplinar(es) 40% Domínio pleno… Conhecimentos que enquadram e agilizam a aprendizagem do(s) conteúdo(s) disciplinar(es) 10% Muito bom domínio... Pedagógico Aspetos didáticos Muito boa segurança… Aspetos relacionais Boa segurança… Apreciação global: Recomendações: O avaliador Classificação final (Escala: 1 a 10) Nível: _____/____/_______ ESCALA : de 1 a 10 (e aplicação da respetiva ponderação)

41 Preenchimento do Anexo II, com base no Instrumento de Registo/Anexo I
2. Da observação à classificação: 2.3 – Classificação Preenchimento do Anexo II, com base no Instrumento de Registo/Anexo I Níveis de desempenho Classificação Hipótese 1 Hipótese 2 Hipótese 3 Hipótese 4 Hipótese (…) Excelente (9 a 10) 10 10; 9 9; 9,1; …; 10 10; 9,5 Muito Bom (8 a 8,9) 8 8,9 8; 8,1; …; 8,9 8,9; 8,5 Bom (6,5 a 7,9) 7 7,9 6,5; 6,6; …; 7,9 7,9; 7,5 Regular (5 a 6,4) 6 6; 5 6,4 5; 5,1; …; 6,4 6,4; 6 Insuficiente (1 a 4,9) 3 4; 3; 2 e 1 4,9 1; 1,1; …; 4,9 4,9; 4,5

42 Descrição da avaliação do desempenho docente em conformidade com os indicadores expressos no Anexo III Nível de desempenho Classificação (Valores ) Cumprimento integral de todos os indicadores expressos Excelente 10 • Existem muitas evidências claras e positivas de realização dos indicadores expressos no Excelente. • Um predomínio claro de pontos fortes. • Evidente ação intencional e sistemática. • Procedimentos bastante explícitos e eficazes. Muito Bom 8,9 • Existem evidências de realização dos indicadores expressos no Excelente. • Mais pontos fortes do que fracos. • Ação intencional e sistemática. • Procedimentos explícitos e eficazes. Bom 7,9 • Existem poucas evidências de realização dos indicadores expressos no Excelente. • Mais pontos fracos do que fortes. • Ação pouco intencional e sistemática. • Procedimentos pouco explícitos e eficazes. Regular 6,4 Inexistência de evidências do cumprimento dos indicadores expressos no nível Excelente Insuficiente 4,9

43 Conteúdo(s) disciplinar(es)
Anexo II - Descrição Conteúdo(s) disciplinar(es) Classificação Domínio pleno dos conteúdos disciplinares evidenciados através do cumprimento integral de todos os indicadores expressos para a especificação. Excelente Muito bom domínio dos conteúdos disciplinares que se traduz na existência de evidências claras e positivas de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, um predomínio claro de pontos fortes com evidente ação intencional e sistemática através de procedimentos explícitos, generalizados e eficazes. Muito Bom Bom domínio dos conteúdos disciplinares que se traduz na existência de muitas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fortes do que fracos com regulação intencional e frequente através de procedimentos explícitos e eficazes. Bom Domínio regular dos conteúdos disciplinares que se traduz na existência de poucas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fracos do que fortes, ações com pontos positivos, mas pouco explícitos e sistemáticos e de aperfeiçoamento pouco consistentes e de evolução limitada. Regular Falhas graves evidentes nos conteúdos disciplinares que se traduzem na Inexistência do cumprimento dos indicadores expressos para a especificação. Insuficiente

44 Anexo II - Descrição Conhecimentos que enquadram e agilizam a aprendizagem do(s) conteúdo(s) disciplinar(es) Classificação Domínio pleno dos conhecimentos de língua portuguesa evidenciados através do cumprimento integral de todos os indicadores expressos para a especificação. Excelente Muito bom domínio dos conhecimentos de língua portuguesa que se traduz na existência de evidências claras e positivas de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, um predomínio claro de pontos fortes com evidente ação intencional e sistemática através de procedimentos explícitos, generalizados e eficazes. Muito Bom Bom domínio dos conhecimentos de língua portuguesa que se traduz na existência de muitas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fortes do que fracos com regulação intencional e frequente através de procedimentos explícitos e eficazes. Bom Domínio regular dos conhecimentos de língua portuguesa que se traduz na existência de poucas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fracos do que fortes, ações com pontos positivos, mas pouco explícitos e sistemáticos e de aperfeiçoamento pouco consistentes e de evolução limitada. Regular Falhas graves evidentes nos conhecimentos de língua portuguesa que se traduzem na Inexistência do cumprimento dos indicadores expressos para a especificação. Insuficiente

45 Aspetos didáticos Classificação
Anexo II - Descrição Aspetos didáticos Classificação Segurança inequívoca em termos didáticos evidenciados através do cumprimento integral de todos os indicadores expressos para a especificação. Excelente Muito boa segurança em termos pedagógicos que se traduz na existência de evidências claras e positivas de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, um predomínio claro de pontos fortes com evidente ação intencional e sistemática através de procedimentos explícitos, generalizados e eficazes. Muito Bom Boa segurança em termos pedagógicos que se traduz na existência de muitas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fortes do que fracos com regulação intencional e frequente através de procedimentos explícitos e eficazes. Bom Segurança regular em termos pedagógicos que se traduz na existência de poucas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fracos do que fortes, ações com pontos positivos, mas pouco explícitos e sistemáticos e de aperfeiçoamento pouco consistentes e de evolução limitada. Regular Falhas graves evidentes em termos pedagógicos que se traduzem na Inexistência do cumprimento dos indicadores expressos para a especificação. Insuficiente

46 Aspetos relacionais Classificação
Anexo II - Descrição Aspetos relacionais Classificação Segurança inequívoca em termos relacionais evidenciados através do cumprimento integral de todos os indicadores expressos para a especificação. Excelente Muito boa segurança em termos relacionais que se traduz na existência de evidências claras e positivas de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, um predomínio claro de pontos fortes com evidente ação intencional e sistemática através de procedimentos explícitos, generalizados e eficazes. Muito Bom Boa segurança em termos relacionais que se traduz na existência de muitas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fortes do que fracos com regulação intencional e frequente através de procedimentos explícitos e eficazes. Bom Segurança regular em termos relacionais que se traduz na existência de poucas evidências de realização dos indicadores expressos para a especificação, assim como, mais pontos fracos do que fortes, ações com pontos positivos, mas pouco explícitos e sistemáticos e de aperfeiçoamento pouco consistentes e de evolução limitada. Regular Falhas graves evidentes nem termos relacionais que se traduzem na Inexistência do cumprimento dos indicadores expressos para a especificação. Insuficiente

47 Considerações Classificação
Anexo II – Apreciação global Considerações Classificação Revela domínio pleno na concretização da dimensão científica e pedagógica. Excelente Revela muito bom domínio na concretização da dimensão científica e pedagógica. Muito Bom Revela bom domínio na concretização da dimensão científica e pedagógica. Bom Revela domínio regular na concretização da dimensão científica e pedagógica. Regular Revela falhas graves evidentes na concretização da dimensão científica e pedagógica. Insuficiente

48 Anexo III Referencial de classificação Anexo I Anexo II

49 Classificação da observação de aulas (Doc 6)
Anexo II Anexo II – Classificação da observação de aulas (Doc 6)


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