A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kraemer CCNA Exploration Ethernet. kraemer Cronograma Introdução Controle de Link Lógico (LLC) MAC História do Ethernet O quadro Endereço MAC do Ethernet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kraemer CCNA Exploration Ethernet. kraemer Cronograma Introdução Controle de Link Lógico (LLC) MAC História do Ethernet O quadro Endereço MAC do Ethernet."— Transcrição da apresentação:

1 kraemer CCNA Exploration Ethernet

2 kraemer Cronograma Introdução Controle de Link Lógico (LLC) MAC História do Ethernet O quadro Endereço MAC do Ethernet Unicast, multicast e broadcast Controle de acesso ao meio Ethernet Processo CSMA/CD Sincronização Ethernet Visão geral da camada física Ethernet Futuras opções Hubs e Switches Switches – encaminhamento seletivo Operação do switch Processo ARP Resumo e revisão

3 kraemer Introdução

4 kraemer Introdução A primeira LAN do mundo foi a versão original da Ethernet. Robert Metcalfe e seus colegas da Xerox a projetaram há mais de 30 anos. O primeiro padrão Ethernet foi publicado em 1980 por um consórcio da Digital Equipment Corporation, Intel e Xerox (DIX). Metcalfe queria que a Ethernet fosse um padrão compartilhado com o qual todos pudessem se beneficiar e, portanto, ela foi lançada como um padrão aberto. Os primeiros produtos desenvolvidos no padrão Ethernet foram vendidos no início da década de 80.

5 kraemer Introdução Em 1985, o comitê de padrões do Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica - IEEE) para Redes Locais e Metropolitanas publicou padrões para LANs. Tais padrões começam com o número 802. O padrão para a Ethernet é 802.3. O IEEE desejava garantir que seus padrões fossem compatíveis com os da International Standards Organization (ISO) e o modelo OSI. Para garantir a compatibilidade, os padrões IEEE 802.3 tinham que atender às necessidades da Camada 1 e da parte inferior da Camada 2 do modelo OSI. Como resultado, algumas pequenas modificações no padrão Ethernet original foram feitas no 802.3. A Ethernet opera nas duas camadas inferiores do modelo OSI: a camada de Enlace de Dados e a camada Física.

6 kraemer Introdução O sucesso da Ethernet se deve aos seguintes fatores: Simplicidade e facilidade de manutenção Capacidade de incorporar novas tecnologias Confiabilidade Baixo custo de instalação e atualização A introdução da Gigabit Ethernet levou a tecnologia LAN original para distâncias que fazem da Ethernet uma Metropolitan Area Network (MAN) e um padrão WAN.

7 kraemer Introdução

8 kraemer Controle de Link Lógico (LLC) Implementado em software. Independe do meio físico

9 kraemer MAC

10 kraemer História do Ethernet A primeira versão já incorporava o CSMA/CD

11 kraemer História do Ethernet Cabo coaxial 10Base5 e 10Base2 Cabo par-trançado Ethernet Legada (10BaseT)

12 kraemer História do Ethernet

13 kraemer História do Ethernet

14 kraemer O quadro

15 kraemer O quadro O padrão original Ethernet definia o tamanho mínimo de quadro como 64 bytes e o máximo como 1518 bytes. Isso incluía todos os bytes do campo Endereço MAC de Destino até o campo Frame Check Sequence (Seqüência de Verificação de Quadro - FCS). Os campos Preâmbulo e Delimitador de Início de Quadro não são incluídos quando se descreve o tamanho de um quadro. O padrão IEEE 802.3ac, emitido em 1998, ampliou o tamanho máximo permitido do quadro para 1522 bytes. O tamanho do quadro aumentou para acomodar uma tecnologia chamada Rede Local Virtual (VLAN). As VLANs são criadas dentro de uma rede comutada e serão apresentadas em um curso posterior. Se o tamanho de um quadro transmitido for inferior ao mínimo ou superior ao máximo, o dispositivo receptor descarta o quadro. Quadros descartados provavelmente são o resultado de colisões ou outros sinais indesejados e, portanto, são considerados inválidos.

16 kraemer O quadro

17 kraemer Endereço MAC do Ethernet

18 kraemer Endereço MAC do Ethernet

19 kraemer Endereço MAC do Ethernet

20 kraemer Endereço MAC do Ethernet

21 kraemer Endereço MAC do Ethernet

22 kraemer Unicast, multicast e broadcast unicast

23 kraemer Unicast, multicast e broadcast

24 kraemer Unicast, multicast e broadcast

25 kraemer Controle de acesso ao meio Ethernet

26 kraemer Processo CSMA/CD

27 kraemer Processo CSMA/CD

28 kraemer Processo CSMA/CD

29 kraemer Processo CSMA/CD

30 kraemer Processo CSMA/CD

31 kraemer Processo CSMA/CD

32 kraemer Processo CSMA/CD

33 kraemer Processo CSMA/CD

34 kraemer Processo CSMA/CD

35 kraemer Processo CSMA/CD

36 kraemer Processo CSMA/CD

37 kraemer Processo CSMA/CD

38 kraemer Sincronização Ethernet

39 kraemer Sincronização Ethernet

40 kraemer Sincronização Ethernet

41 kraemer Sincronização Ethernet

42 kraemer Visão geral da camada física Ethernet

43 kraemer Visão geral da camada física Ethernet

44 kraemer Visão geral da camada física Ethernet

45 kraemer Visão geral da camada física Ethernet

46 kraemer Visão geral da camada física Ethernet

47 kraemer Futuras opções CSMA/CD não é mais necessário, já que a maioria das tecnologias são full- duplex

48 kraemer Futuras opções Embora o 1-Gigabit Ethernet esteja disponível e os produtos do 10-Gigabit estejam se tornando mais disponíveis, o IEEE e o 10-Gigabit Ethernet Alliance estão trabalhando em padrões de 40-, 100- ou mesmo 160-Gbps. As tecnologias adotadas dependerão de vários fatores, incluindo as taxas de maturação das tecnologias e padrões, a frequência de adoção no mercado e o custo de produtos emergentes.

49 kraemer Hubs e Switches

50 kraemer Hubs e Switches

51 kraemer Hubs e Switches

52 kraemer Hubs e Switches

53 kraemer Hubs e Switches

54 kraemer Hubs e Switches

55 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

56 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

57 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

58 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

59 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

60 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

61 kraemer Switches – encaminhamento seletivo

62 kraemer Operação do switch

63 kraemer Operação do switch

64 kraemer Operação do switch

65 kraemer Operação do switch

66 kraemer Operação do switch

67 kraemer Operação do switch

68 kraemer Operação do switch

69 kraemer Processo ARP

70 kraemer Processo ARP

71 kraemer Processo ARP

72 kraemer Processo ARP

73 kraemer Processo ARP

74 kraemer Processo ARP

75 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

76 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

77 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

78 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

79 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

80 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

81 kraemer Processo ARP – destino fora da rede local

82 kraemer Processo ARP – remoção do mapeamento

83 kraemer Processo ARP – problemas

84 kraemer Resumo e Revisão Ethernet é um protocolo de Acesso à Rede TCP/IP eficaz e amplamente utilizado. Sua estrutura comum de quadro foi implementada por uma rede de tecnologias de meio físico, cobre e fibra, tornando-o o protocolo LAN mais comum em uso atualmente. Como uma implementação dos padrões IEEE 802.2/3, o quadro Ethernet fornece endereçamento MAC e verificação de erros. Por ser uma tecnologia de meio físico compartilhado, a Ethernet teve que aplicar um mecanismo CSMA/CD para gerenciar o uso do meio físico por vários dispositivos. Substituir hubs por switches em rede local reduziu a probabilidade de colisões de quadros em links half- duplex. Versões atuais e futuras, no entanto, operam basicamente como links de comunicações em full-duplex e não precisam gerenciar a disputa pelo de meio físico ao mesmo detalhe. O endereçamento de Camada 2 fornecido pela Ethernet suporta comunicações unicast, multicast e broadcast. A Ethernet usa o Protocolo de Resolução de Endereço para determinar os endereços MAC dos destinos e mapeá-los para endereços da camada de Rede conhecidos.


Carregar ppt "Kraemer CCNA Exploration Ethernet. kraemer Cronograma Introdução Controle de Link Lógico (LLC) MAC História do Ethernet O quadro Endereço MAC do Ethernet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google