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A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM PÚBLICO. A VOZ humana: Um elemento de grande valor nas relações interpessoais, porque ela declara, revela, anuncia o que.

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1 A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM PÚBLICO

2 A VOZ humana: Um elemento de grande valor nas relações interpessoais, porque ela declara, revela, anuncia o que a própria pessoa é, suas potencialidades, suas deficiências; reflete a personalidade, e isto tem enorme influência no aprendizado do outro.

3 A rigor, quando estamos falando, o receptor está a nossa disposição, sob o nosso controle. O som vocal tem poderes inimagináveis: pode aproximar, mas também afastar; pode alegrar, mas também entristecer; pode afagar, mas também agredir...

4 A ORATÓRIA A ORATÓRIA é a arte de proferir discursos. Parece simples, mas não é. As atividades humanas, as ciências e as artes mantêm relações recíprocas. Assim, a oratórias tem como auxiliares: a Filosofia, a Ética, a Psicologia, a História, a Antropologia, a Sociologia, a Fisiologia, a Linguística, a Fonética e o bom senso.

5 Por que as pessoas falam em público discursando tão mal? Por que, tendo tudo para agradar, terminam por afastar as pessoas da idéia central? Por que para uns falar apresentam um problema e para outros uma satisfação? A oratória está em desuso? ALGUNS QUESTIONAMENTOS

6 A oratória não está em desuso, o problema é questão técnica. 3 Princípios podem nos ajudar: 1.preparar a estrutura intelectual do discurso; 2.arquitetar a forma de falar ; 3.conhecer as características de cada auditório e se informar sobre o tipo de público.

7 ORADOR REAL X ORADOR IDEAL CARACTERÍSTICA DO ORADOR REAL Dono da verdade: fala como se detivesse o controle das situações. A história e o tempo são muito generosos, fornecendo elementos apenas para ele. Os demais nada entendem. Por isso fala... fala... e não agrada ninguém. Arrogante: Impõe-se com soberba e insolência, como quem se presume o mais hábil, intelectual informado, elegante e controlador.

8 *Complicador: Sobrecarrega seu discurso com excesso de assuntos sem levar em consideração se o público vai ou não receber bem suas informações. Para ele tanto faz, o que importa é emitir suas idéias... *Não planificador: Aquele tipo que fala inspirado. As idéias surgem na hora, perde a forma e se afasta do essencial.

9 *Gritador: O tom da voz é sempre agudo, intenso, rápido, desrespeitando as mais elementares regras de comunicação. *Desatualizado: Está sempre fazendo referências ao passado; nutre-se de informações tendenciosas, preconceituosas, de gosto duvidoso. Sua biblioteca não é variada e nem atualizada. Vive do passado, alheio ao presente e negando o futuro. *

10 *Assim, são os oradores reais. Pode não parecer, mas vivemos entre eles. O que mais causa surpresa e pesar é a resistência que eles têm para mudar, atualizar e contextualizar. Por isso, estão e continuarão limitados e empobrecidos da graça do saber.

11 CARACTERÍSTICAS DO ORADOR IDEAL Investe em si mesmo:consulta especialistas, lê bons livros, faz bons cursos, é um bom ouvinte. Está com os pés no presente e os olhos no futuro. Tem cuidado com a sua voz: Treina sempre a sua voz, atualiza-se, muda os tons e intensidade, o ritmo; Tem domínio sobre a voz e dificilmente tem problemas vocais, além de estar sempre bem disposto.

12 *Pesquisador: Sabe suprir todos com informações seguras e contextualizadas; lê sobre tudo e retém o melhor para que seus liderados sejam privilegiados. *Informador: Procura ouvir seus liderados com freqüência; analisa antes o que vai fazer; sabe trabalhar em equipe; entende que sozinho não pode fazer nada. Por isso, mantém um fluxo de informações.

13 Assim são o orador real e o ideal. Seria interessante fazer uma auto- avaliação sobre o comportamento em oratória: A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM BÚBLICO. Estamos na era da Informática, da comunicação digital, dos crescimentos pessoal e interpessoal. É salutar cada mudança que gera maturidade e eficácia nos relacionamentos humanos e na comunicação.

14 SETE CAMINHOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

15 Apresentar sete caminhos para uma comunicação eficaz ObjetivosObjetivos Promover a auto- análise e a sensibilização para uma comunicação clara, objetiva e segura.

16 1.Comunicação humana e Autoconhecimento 2.Conhecimento das Barreiras 3.Plano de Ação 4.Aplicação das Técnicas de Comunicação 5.A Assertividade 6.A Arte de escutar 7.Celebrar as conquistas e buscar novos desafios 7 Caminhos para uma Comunicação Eficaz 7 Caminhos para uma Comunicação Eficaz

17 1 - Comunicação humana e autoconhecimento Comunicação Eficaz: a arte da interação e do encontro. A arte de tornar comum uma mensagem Símbolo de poder e autoridade

18 Somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos Somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos Ter coragem de comunicar-se é estar disponível para o contato social Ter coragem de comunicar-se é estar disponível para o contato social A conversa é a cola que une o relacionamento A conversa é a cola que une o relacionamento FALAR É FALAR-SE FALAR É FALAR-SE

19 IMAGEMDefinição: Imagem é a impressão que as pessoas tem de vocêImagem é a impressão que as pessoas tem de você O importante é que sua imagem seja um reflexo do que você éO importante é que sua imagem seja um reflexo do que você é A imagem deve ser uma expressão genuína de você mesmo, mas essa expressão deve ser adequada à situação, ao ambiente ou à cultura em que você está inserido.A imagem deve ser uma expressão genuína de você mesmo, mas essa expressão deve ser adequada à situação, ao ambiente ou à cultura em que você está inserido.

20 A Imagem é uma combinação de 3 percepções A Imagem é uma combinação de 3 percepções - Como eu me vejo - Como os outros me vêem - Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?

21 Fontes de Informações Expressões Faciais Gestos Trajes Tom de Voz Vocabulário 1 - Comunicação Humana e Autoconhecimento

22 2 - Barreiras nas comunicações Egocentrismo Egocentrismo EgocentrismoTimidez Timidez Timidez Dificuldade de expressão Dificuldade de expressão Dificuldade de expressão Excesso de intermediários Excesso de intermediários Excesso de intermediários Preconceitos Preconceitos Preconceitos Status Status Status Escolha inadequada: receptor; receptor; momento, local e meio. momento, local e meio.

23 3 - Plano de Ação Determinar o tempo para con- quistar os objetivos propostos. Determinar o tempo para con- quistar os objetivos propostos. Planejar estratégias facilitadoras. Planejar estratégias facilitadoras. Identificar as necessidades. Identificar as necessidades. Criar objetivos para superação dos obstáculos. Criar objetivos para superação dos obstáculos. Avaliar os resultados. Avaliar os resultados.

24 4 – Aplicação do recurso V.I.P. V – VONTADE I – INFORMAÇÃO P – PRÁTICA

25 V – VONTADE 4 – Aplicação do recurso V.I.P. De:. Planejar. Apresentar. Avaliar a mensagem

26 I - INFORMAÇÃO I - INFORMAÇÃO 4 – Aplicação do recurso V.I.P. Todos os conhecimentos necessários para uma mensagem eficaz: público-alvopúblico-alvo conteúdoconteúdo técnicas de comunicação verbal e não-verbaltécnicas de comunicação verbal e não-verbal técnicas de controle da emoçãotécnicas de controle da emoção

27 a aplicação dos conhecimentosa aplicação dos conhecimentos o treino das habilidades de comunicação verbal e não-verbalo treino das habilidades de comunicação verbal e não-verbal a percepção do outroa percepção do outro a coragem para a auto-análisea coragem para a auto-análise 4 – Aplicação do recurso V.I.P. P - PRÁTICA:

28 Na comunicação verbal EVITE 7 Pronunciar mal as palavras; 7 falar muito baixo ou muito alto; 7 falar muito depressa ou muito devagar; 7 respirar mal; 7 usar vícios de linguagem como tá?, né?, ok, certo?, entendeu?, percebe?, é isso aí!, tipo assim, a gente, acho que e outros; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

29 Na comunicação verbal EVITE falar como robô, em tom monocórdio; 7cometer erros gramaticais; 7engolir esses e erres; 7falar com estridência; 7ser prolixo ou monossilábico; 7expressar-se sem objetividade e clareza; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

30 Na comunicação verbal EVITE 7usar termos técnicos para público leigo; 7contar piadas e usar chavões; 7usar argumentos inconsistentes; 7perder-se em detalhes; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

31 Na comunicação verbal EVITE 7baixar a voz no final das frases; 7não destacar as idéias principais; 7não aliar a técnica à naturalidade na comunicação. 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

32 Na comunicação não-verbal EVITE 7gestos que conotem nervosismo e inibição; 7ajeitar a gravata; 7manusear chaveiro, caneta; 7ajeitar o cabelo ou os óculos; 7coçar-se, pigarrear ou bocejar; 7apoiar-se ora numa perna ora em outra; 7fixar os olhos no chão, no teto ou numa só pessoa da platéia. 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

33 Na comunicação não-verbal EVITE 7olhar através das pessoas; 7ficar parado como estátua ou com as pernas abertas; 7movimentar as mãos excessivamente; 7estufar o peito ou cruzar os braços; 7mascar ou roer unhas; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

34 Na comunicação não-verbal EVITE 7esfregar as mãos ansiosamente; 7pôr as mãos nos bolsos; 7olhar para o vazio; 7pôr as mãos na cintura; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

35 Na comunicação interpessoal EVITE 7usar a comunicação como forma de poder; 7esquecer o valor da empatia; 7ser irônico e sarcástico; 7apresentar-se sem estar preparado; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

36 Na comunicação interpessoal EVITE 7chegar atrasado; 7ter gestos, atos e palavras incoerentes; 7ser inflexível; 7não saber administrar conflitos interpessoais; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

37 Na comunicação interpessoal EVITE 7falar do que não conhece; 4 – Aplicação do recurso V.I.P.

38 5º Caminho - A Assertividade Definição: o termo assertividade origina-se de asserção, fazer asserção quer dizer afirmar,do latim afirmare, tornar firme,consolidar,confirmar e declarar com firmeza. o termo assertividade origina-se de asserção, fazer asserção quer dizer afirmar,do latim afirmare, tornar firme,consolidar,confirmar e declarar com firmeza. Assertividade é o ingrediente dos relacionamentos saudáveis. Assertividade é o ingrediente dos relacionamentos saudáveis.

39 6o Caminho – A arte de escutar Curiosidades: –Ouvimos 4 ou 5 vezes mais depressa do que falamos –Falamos em média 90 a 120 palavras por minuto –80% do nosso tempo gastamos em comunicação: Lendo 4% Lendo 4% Escrevendo 11% Escrevendo 11% Falando 22% Falando 22% Ouvindo 63% Ouvindo 63%

40 Nós: Nem sempre escutamos o que outro fala;Nem sempre escutamos o que outro fala; Ouvimos o que o outro não está dizendo;Ouvimos o que o outro não está dizendo; Ouvimos o que queremos ouvir;Ouvimos o que queremos ouvir; Ouvimos o que já imaginávamos o que o outro iria falar;Ouvimos o que já imaginávamos o que o outro iria falar; Ouvimos apenas o necessário para responder;Ouvimos apenas o necessário para responder; Ouvimos só o que não queremos ouvir ou...Ouvimos só o que não queremos ouvir ou... Simplesmente não escutamos !Simplesmente não escutamos ! 6o Caminho – A arte de escutar

41 Para ouvir bem: *Tenha em mente o porquê ouvir; Procure concentrar-se em quem fala;Procure concentrar-se em quem fala; Evite interferências ou interrupções;Evite interferências ou interrupções; Procure o sentido e a verdadeira intenção de quem fala;Procure o sentido e a verdadeira intenção de quem fala; Aguarde para responder;Aguarde para responder; Responda o que representa para você o objetivo principal da conversa.Responda o que representa para você o objetivo principal da conversa. 6o Caminho – A arte de escutar

42 7º Caminho Celebrar as conquistas e buscar novos desafios

43 EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO 1. Num ninho de mafagafos tem cinco mafagafinhos. Tem também magafaços, maçagafas, maçagafinhos, mafafagos, magaçafas, maçafagas, magafinhos, magafafos e magafagafinhos. 2. Tenho um pé de cafanguito. Quem o descafanguitar; bom descafanguitador será. Como eu descafanguitei, bom descafanguitador serei. 3. Bagre branco, branco bagre, bagre branco, branco bagre. (Repita 5 vezes). 4. A frota de frágeis fragatas, fretada por um franco frustrado, enfreado de frio, naufragou na refrega, por frêmitos flecheiros africanos.

44 5. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades, que deveriam ser desinquivincavacadas. 6. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la, porquanto parecem pressupostos primários permissíveis, para propugnar pelo presente pleito, pois prejulgamos pugna pretérita perfeitíssima. EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO

45 7. Vem o vento Ruth Salles Vem o vento, e o verde vale vibra. Voa a vela ao vento vindo. Verde vespa vara o vento, vence o vento e vai! Velhas vozes vivas vêm Varrem vale e vila! Vidros vibram! Vento verga varas verdes. - Vira a vista e vê!


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