A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO ÁUREO Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c).Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c). VERDADE PRÁTICA Nada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO ÁUREO Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c).Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c). VERDADE PRÁTICA Nada."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO ÁUREO Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c).Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c). VERDADE PRÁTICA Nada poderá calar a Igreja de Cristo, nem a própria morte.

2 (I. introdução) ESMIRNA significa AMARGURA OU SOFRIMENTO.Esta palavra corresponde à substância MIRRA, que tornou-se símbolo da morte do Senhor (Jo 19.30). Esta igreja nos oferece um paradoxo: Esmirna era uma cidade rica e opulenta, mas a igreja era pobre e padecia das mais sórdidas calúnias e perseguições. Não obstante isso, era rica espiritualmente (Mas tu és rico, v.9). Sofria perseguição pelos que se diziam judeus, mas aos olhos daquele que tudo vê, apreciada e elogiada. A perseguição jamais cessou, ela continua impiedosa, quer culturalmente, quer institucionalmente. Compartilhemos o testemunho de Esmirna. Mesmo pressionada pelo inferno, soube como manter-se nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

3

4 Esmirna, a cidade. A) (Gr.Σμύρνη/Smýrni), atua Izmir, situada no sudoeste da atual Turquia, na região do Mar Egeu, a 56 quilômetros ao norte de Éfeso. Atualmente, é a terceira maior cidade da Turquia. A cidade conta mais de cinco mil anos de história, sendo uma das cidades mais antigas da bacia do Mediterrâneo. A cidade original foi estabelecida por volta do terceiro milênio a.C., quando compartilhou com Tróia a cultura mais importante da Anatólia. B) Foi a primeira cidade da Ásia a construir um templo para a adoração da cidade (deusa) de Roma (195 a.C.). Em 26 d.C., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Na condição de centro religioso, em Esmirna eram adorados os deuses Cibele, Apolo, Asclépio, Afrodite e Zeus. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra). C) Na época do Novo Testamento, Esmirna provavelmente tinha uma população de aproximadamente habitantes. Por ser um porto excelente, facilitando o comércio entre a Ásia e a Europa, era uma cidade próspera.

5 Significado e importância do nome ESMIRNA (Gr.Σμύρνη/Smýrni), significa CHEIRO SUAVE, vem da palavra Mirra. O nome Mirra por sua vez, irá ser sinônimo do sofrimento e perseguição que esta igreja irá padecer. Porém, com uma promessa; está que será esmagada pelas provações irá, tal como a mirra, exalar o doce perfume de Cristo Jesus. Mirra (commiphora myrrha) era planta que era usada para extrair uma enzima que exalava um doce perfume quando se esmagavam a folhas, galhos e casca. Da mesma sorte os cristãos de Esmirna partilhariam perfeitamente e na integra as palavras do Apóstolo Paulo Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. 2 Coríntios 2:15-16

6 Esmirna, a igreja. Informa Lucas que, durante o período em que Paulo ficou em Éfeso, na sua terceira viagem evangelística, todos os habitantes da Ásia ouviram o evangelho de Jesus (At 19.10). Pedro incluiu os eleitos e forasteiros da Ásia entre os destinatários de sua primeira carta (1Pe 1.1). É bem possível que a igreja em Esmirna, esteja incluída nestas citações. Mas, a primeira vez que ela é identificada por nome é nas citações no Apocalipse. Por isso, não temos informações específicas sobre esta igreja, além dos quatro versículos desta carta ao anjo da igreja em Esmirna. O pouco que sabemos é positivo. Esta carta elogia e encoraja, sem oferecer nenhuma crítica dos cristãos em Esmirna.Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Policarpo ( d.C). Diante do carrasco romano, não negou a fé em Cristo.

7 APRESENTAÇÃO DE CRISTO O Primeiro e o Último Primeiro (Gr. Protos; superlativo de pros: antes de, acima de), significando o primeiro de todos - em tempo, lugar, ordem e importância. Último (Gr. Eschatos, o extremo mais distante, com sentido de lugar e tempo). A expressão grega ho prótos kai ho eschatos, o Primeiro e o Último, com referência ao Messias glorificado, encerra o sentido de eternidade.Primeiro (Gr. Protos; superlativo de pros: antes de, acima de), significando o primeiro de todos - em tempo, lugar, ordem e importância. Último (Gr. Eschatos, o extremo mais distante, com sentido de lugar e tempo). A expressão grega ho prótos kai ho eschatos, o Primeiro e o Último, com referência ao Messias glorificado, encerra o sentido de eternidade. Esteve morto e tornou a viver Quase igual a afirmação de 1:18, esta frase destaca a vitória sobre a morte na ressurreição. Na situação dos discípulos de Esmirna, encarando perseguições difíceis, seria especialmente importante lembrar-se da ressurreição de Jesus. O Senhor deles não fracassou diante da morte; ele a venceu! Eles, sendo fiéis, teriam a mesma esperança.Quase igual a afirmação de 1:18, esta frase destaca a vitória sobre a morte na ressurreição. Na situação dos discípulos de Esmirna, encarando perseguições difíceis, seria especialmente importante lembrar-se da ressurreição de Jesus. O Senhor deles não fracassou diante da morte; ele a venceu! Eles, sendo fiéis, teriam a mesma esperança.

8 ELOGIO. A esses cristãos, é dito duas coisas bastante significativas com respeito a seu desempenho 1) Que Cristo está no meio destes 2) Que Cristo sabe do trabalho e esforço destes.

9 POBREZA E RIQUEZA O próprio Senhor reconhece-lhe a extrema pobreza: Conheço a tua (...) pobreza (Ap 2.9). Apesar de morarem numa cidade próspera, os crentes de Esmirna eram materialmente pobres, talvez em virtude da fé abraçada, fosse alvo de discriminação, e assim se tornaram pobres. É bem possível, também, que tivessem sacrificado seus recursos em prol do evangelho, como os macedônios fizeram para ajudar os irmãos necessitados alguns anos antes (2Co 8.1-9). Mas a pobreza material não tem importância quando há riqueza espiritual. Complementa o Cristo: Mas tu és rico. Sim, ela era rica, pois fora comprada por um elevadíssimo preço: o sangue de Jesus (1 Pe 1.18,19).

10 OS FALSOS CRENTES...e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás (Ap. 2:9). A pergunta nesse texto é QUEM SÃO ESSES JUDEUS? Cremos que não sejam simplesmente o povo da Judéia ou os da raiz de Judá, mas também uma classe de pessoas religiosas e legalistas. Esses estão sempre no meio da Igreja tentando de alguma maneira atrapalhar a liberdade que nos é concedida na graça de Deus. Os tais estão sempre inventando alguma doutrina para tirar a paz e o sossego dos irmãos, jogando uns contra os outros.

11 PROFECIA. Tereis uma tribulação de dez dias. Durante o segundo e terceiro século, os imperadores romanos procuraram apagar a igreja mediante perseguição. Eles temiam o cristianismo porque estes estavam penetrando o pensamento popular. Consideravam-no como rival. Certo número de perseguições – dez ao todo – foram instigadas, mas a de Diocleciano foi a pior. Este durou dez anos, de A.D, ou até a subida de Constantino ao trono. Se avaliarmos isto como tempo profético – um dia como um ano literal (Eze. 4. 6; Núm ), então os dez dias da perseguição foram literalmente cumprido.

12 CONSELHO Sê fiel até a morte. Muitas vezes a medida do sofrimento de da perseguição é a morte. As vezes o fim da perseguição é a morte por meio do martírio.

13 PROMESSA Dar-te-ei a coroa da vida. A coroa da realeza só pode ser usada por poucos anos. Mas a coroa da vida poderá ser usada pra sempre. Nas disputas atléticas tão comuns em Esmirna, coroas de louros adornavam a cabeça dos fortes vencedores. Tal honra, entretanto, era de breve duração. Mas há uma promessa de honra e de glória eternas.


Carregar ppt "TEXTO ÁUREO Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c).Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c). VERDADE PRÁTICA Nada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google