A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atuação do Psicólogo em Saúde Pública. Componentes: Erica Portela –A274502 Louise Tavares – A223584 Priscila Carvalho – T838FJ0 Raquel Picorone – A33BCE5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atuação do Psicólogo em Saúde Pública. Componentes: Erica Portela –A274502 Louise Tavares – A223584 Priscila Carvalho – T838FJ0 Raquel Picorone – A33BCE5."— Transcrição da apresentação:

1 A atuação do Psicólogo em Saúde Pública. Componentes: Erica Portela –A Louise Tavares – A Priscila Carvalho – T838FJ0 Raquel Picorone – A33BCE5 Thaís Araújo – A200CA8

2 Psicologia em Diálogo com o SUS: Prática Profissional e Produção Acadêmica. O psicólogo deve estar ciente das ideias dos SUS para poder atender as demandas e se distanciar dos efeitos negativos da clinica tradicional. Mas independente da orientação teórica os psicólogos apontam uma necessidade de se adequar as demandas dos usuários de serviços públicos.

3 Aspectos considerados por Dimenstein (1998) como pontos fundamentais que devem estar presentes no trabalho do psicólogo no SUS, particularmente em UBSs: Identificar os problemas que requerem atenção prioritária na comunidade Propor ações de saúde em parceria, mediante participação da comunidade, oferecendo procedimentos terapêuticos diversos. Executar atividades a partir de temas significativos para o mundo do adolescente e do seu perfil socioeconômico e epidemiológico do publico alvo. Tornar a UBS um local de referencia para a comunidade.

4 S AÚDE DO T RABALHADOR NO Â MBITO DA S AÚDE P UBLICA : R EFERENCIAS PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGOS. A atuação desse psicólogo dentro da instituição de saúde vem com um olhar mais humano frente a essa demanda que antes não era dado a devida atenção É solicitada a participação do Trabalhador junto as ações promovidas. A atuação desse profissional de psicologia não deve se restringir a apenas a instituições e sim se estender mais diversos serviços do SUS, como unidades de atenção básica, ambulatórios de especialidades, CAPS, hospitais e serviços de vigilância em saúde.

5 Atividades Desenvolvidas Para Implantação e Implementação de ação na área de saúde do trabalhador: A notificação dos agravos e das situações de risco para a saúde dos trabalhadores A notificação tem se colocado como um dos principais desafios à rede de atenção à saúde dos trabalhadores. Informação: produção e organização de dados há carência de dados nos serviços de saúde relativos ao adoecimento produzido pelo trabalho, mapeamento dos riscos no trabalho etc. Ações de assistência e promoção da saúde: uma abordagem Interdisciplinar. As perspectivas de atenção, tratamento e reabilitação na área da Saúde do Trabalhador incluem abordagens mais amplas do que a reabilitação para o trabalho, o que possibilita um viver criativo apesar da presença da doença

6 Análise dos processos de trabalho e vigilância As ações de vigilância em Saúde do Trabalhador incluem a identificação, o controle e a eliminação dos riscos nos locais de trabalho Educação em saúde Trata-se do desenvolvimento de cursos, seminários e estágios para técnicos, gestores e trabalhadores, com a finalidade de capacitar. O estabelecimento do nexo causal: um grande desafio que se apresenta ao psicólogo no campo da Saúde do Trabalhador Um grande desafio que se apresenta ao psicólogo, nesse campo, consiste no estabelecimento do nexo causal entre os transtornos mentais e os aspectos organizacionais do trabalho


Carregar ppt "A atuação do Psicólogo em Saúde Pública. Componentes: Erica Portela –A274502 Louise Tavares – A223584 Priscila Carvalho – T838FJ0 Raquel Picorone – A33BCE5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google