A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tirapelli Questões e Problemas Anátomo-clínicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tirapelli Questões e Problemas Anátomo-clínicos"— Transcrição da apresentação:

1 Tirapelli Questões e Problemas Anátomo-clínicos
Anatomia topográfica dos membros superiores RCG Tirapelli

2 CASO CLÍNICO 1 Uma mulher de 44 anos é diagnosticada com câncer de mama. Após mastectomia e dissecção dos linfonodos axilares, o paciente é incapaz de elevar o braço acima da cabeça. Qual nervo foi provavelmente danificado? Nervo torácico longo Ramo peitoral lateral Nervo supraescapular Nervo toracodorsal Nenhuma das anteriores.

3 Resposta 1 A abdução da articulação do ombro em um ângulo reto requer a ação dos mm. supra-espinhal e deltóide. Elevar o braço além, sobre a cabeça, requer que a escápula seja girada pelos mm. serrátil anterior e trapézio, com a contribuição maior do m. serrátil anterior nesse movimento. A paralisia do m. serrátil anterior explica porque o paciente experimentou dificuldade em pentear o cabelo. Outra função importante desse m. é manter a escápula aplicada à parede torácica. A paralisia do m. serrátil anterior (lesão do nervo torácico longo) resultou na “escápula alada”.

4 QUESTÃO 1 Qual sinal clínico não estaria associado com lesão do nervo ulnar em virtude de fratura do epicôndilo medial? Hipestesia da parte proximal da metade medial da palma da mão Hipestesia do dedo médio Hipestesia do anular Fraqueza na flexão dos dedos anular e mínimo Fraqueza na flexão do punho (carpo).

5 Resposta 2 O sinal clínico não associado à lesão do n. ulnar é a hipestesia do dedo médio (alternativa B), pois a sensibilidade da pele relacionada a esse dedo é atribuída ao n. mediano (face palmar do dedo médio e dorsal do leito ungueal) e ao nervo radial (no restante da parte dorsal desse dedo).

6 N. Radial C5 a T1 N. Axilar C5 e C6 CASO CLÍNICO 2 Um paciente de 35 anos vai a uma clínica de ortopedia se queixando de fraqueza no membro superior. O exame físico indica comprometimento do fascículo posterior do plexo braquial. Qual ação não seria afetada? Extensão do cotovelo Flexão do cotovelo Pronação Abdução do ombro Extensão do punho (carpo).

7 Resposta 3 Não seria afetada a pronação (alternativa C), uma vez que essa função é realizada pelos mm. pronadores redondo e quadrado que estão localizados no compartimento anterior do antebraço, inervado pelo n. mediano (com origem a partir dos fascículos lateral e medial do plexo braquial).

8 CASO CLÍNICO 3 Um homem com 52 anos sofre cirurgia no manguito rotador para reparar o músculo supra-espinhal. Durante o procedimento, a artéria supra-escapular é identificada. Que outros vasos contribuem para a circulação colateral da escápula? Circunflexa da escápula e circunflexa posterior do úmero Dorsal da escápula e circunflexa da escápula Toracoacromial e dorsal da escápula Torácica lateral e circunflexa da escápula Nenhuma das anteriores.

9 Resposta 4 A alternativa B é a única alternativa que cita duas artérias que participam da anastomose ao redor da escápula, envolvendo ramos da artéria subclávia e axilar: a. dorsal da escápula (ramo da a. subclávia) e a. circunflexa da escápula (ramo da artéria subescapular da a. axilar).

10 CASO CLÍNICO 4 Uma mulher de 33 anos chega à clínica de ortopedia se queixando de fraqueza na mão direita (mão dominante). Durante o exame físico, você pediu a ela que segurasse um pedaço de papel firmemente entre as faces adjacentes do indicador e do dedo médio. No entanto, você descobre que é fácil, comparado com a mão esquerda, tirar o papel dentre os dedos dela. Quais músculos estão comprometidos? Primeiro interósseo dorsal e primeiro interósseo palmar Primeiro interósseo dorsal e segundo interósseo palmar Primeiro lumbrical e segundo interósseo dorsal Primeiro interósseo palmar e segundo interósseo dorsal Nenhuma das anteriores.

11 Resposta 5 A alternativa D é alternativa que explica a perda de força nos dedos indicador e médio ao segurar uma folha de papel entre esses dedos. Essa tarefa é realizada pela ação dos músculos: primeiro interósseo palmar (que aduz o dedo indicador) e pelo segundo interósseo dorsal (que abduz o dedo médio). O movimento conjunto dos dois músculos aproximam os dois dedos.

12 CASO CLÍNICO 5 Enquanto patinava, um jovem de 25 anos, cai sobre o punho (carpo) direito estendido. O exame físico no serviço de emergência revela dor intensa na palpação da “tabaqueira anatômica”e estudos radiológicos confirmam a fratura. Qual osso foi provavelmente fraturado? Cabeça do primeiro metacarpal Semilunar Escafóide Trapezóide Processo estilóide da ulna.

13 Resposta 6 O osso escafóide foi fraturado (alternativa C). O sintoma de dor intensa a partir da palpação na tabaqueira anatômica é clássica da fratura desse osso, já que o escafóide está no assoalho da tabaqueira. Esse osso é comprimido entre os ossos do carpo e o grande processo estilóide da epífise distal do rádio, nas quedas sobre o punho distendido. Isso exclui a fratura de Colles como diagnóstico, ou seja, a fratura da epífise distal do rádio, já que quando isso ocorre, não há dor na tabaqueira anatômica e a mão em garfo é característica.

14 N. Axilar C5 e C6 CASO CLÍNICO 6 Uma mulher de 45 anos chegou à emergência com luxação da articulação do ombro direita. Pediu-se que uma estudante sênior de medicina examinasse a paciente e fizesse um relatório sobre as possíveis lesões nervosas. Ela examinou cuidadosamente o braço à procura de defeitos neurológicos dos nervos mediano, ulnar, radial e musculocutâneo, mas não encontrou nada de anormal. Então, se lembrou do nervo axilar e de sua íntima relação com a face inferior da articulação do ombro. Também se lembrou que este nervo supre o músculo deltóide, que abduz a articulação do ombro. Ela pediu à paciente para tentar abduzir o ombro deslocado; ela naturalmente não pôde, por causa da dor severa. A estudante de medicina relatou para o residente que ela era incapaz de testar o nervo axilar à procura de uma deficiência neurológica. Que teste você teria realizado, usando seu conhecimento de Anatomia?

15 Resposta 6 O nervo axilar, possui função motora apenas na movimentação de dois músculos: deltóide e redondo menor. Para testá-los a abdução do braço seria uma forma correta; porém, o paciente estava sentindo muita dor e não conseguiu atender ao pedido da aluna de medicina. Assim, outra forma simples de testar a integridade desse nervo era passando um algodão sobre a pela lateral e superior do braço sobre o deltóide para testar a integridade da inervação cutânea do nervo cutâneo lateral superior do braço (ramo sensitivo ou cutâneo terminal do n. axilar).

16 CASO CLÍNICO 7 Uma mulher de 56 anos queixando-se de “formigamento” na mão e nos dedos laterais visitou seu médico. A condição estava se tornando progressivamente pior. Ela disse ter dificuldade de abotoar roupas quando as vestia. No exame físico, a paciente apontou o polegar, os dedos indicador, médio e anular como as áreas onde ela sentia o desconforto. Nenhum dano objetivo da sensação pôde ser detectado naquelas áreas. Os músculos da eminência tenar pareciam estar funcionando normalmente, e não havia perda de força ou enfraquecimento da eminência tenar. Que estrutura anatômica estava enferma neste paciente? Nervo ulnar Nervo musculocutâneo Nervo mediano Ramo superficial do nervo radial Nervo supra-escapular.

17 Resposta 7 Este paciente está sofrendo da síndrome do túnel do carpo, em que há pressão exercida sobre o tronco principal do nervo mediano, quando ele passa abaixo do retináculo dos flexores. A sensação alterada foi sentida nas áreas da pele supridas pelos ramos digitais do nervo mediano. Embora os músculos tenares, que são supridos pelo nervo mediano, não pareçam estar enfraquecidos, está claro, a partir de sua declaração, a respeito da dificuldade que experimentou ao abotoar aas roupas, que os músculos de fato, não estavam agindo normalmente.

18 QUESTÃO 2 Os tendões dos seguintes músculos formam o manguito rotador, exceto:
O m. redondo menor O m. supra-espinhal O m. subescapular O m. redondo maior O m. infra-espinhal.

19 Resposta 8 O músculo redondo maior não faz parte do manguito rotador, constituído pelos tendões dos músculos que estabilizam a articulação do ombro. O músculo redondo maior tem sua inserção mais distal à articulação do ombro (no sulco intertubercular do úmero) e; portanto, não atravessa essa articulação.

20 QUESTÃO 3 Com um ferimento na mão e após avaliação do médico, descobre-se que um paciente teve lesão do compartimento central da mão. Nesse tipo de lesão o paciente pode comprometer: Os músculos hipotenares A bainha sinovial para o tendão do músculo flexor longo do polegar O músculo adutor do polegar Os músculos interósseos dorsais e palmares Os músculos lumbricais.

21 Resposta 8 Os músculos lumbricais são os únicos presentes no compartimento central. Os demais estão localizados, respectivamente, nos compartimentos tenar, hipotenar, do adutor do polegar e dos mm. interósseos.

22 QUESTÃO 4 Todas as seguintes afirmações são verdadeiras a respeito do plexo braquial, exceto:
As raízes C8 e T1 se unem para formar o tronco inferior As raízes, os troncos e as divisões não estão localizadas na axila O nervo que inerva o m. serrátil anterior é um ramo do tronco superior Os fascículos são nomeados de acordo com sua posição relativa à à segunda porção da artéria axilar Nenhum nervo se origina como ramo das suas divisões anteriores ou posteriores.

23 Resposta 9 O “nervo que inerva o m. serrátil anterior é um ramo do tronco superior”. Esta frase está incorreta porque o nervo torácico longo (que inerva esse músculo) tem sua origem dos ramos ventrais de C5, C6 e C7 e não como um ramo do tronco superior do plexo braquial.

24 QUESTÃO 5 A principal união ligamentosa entre a clavícula e o restante do membro superior é:
O ligamento coracoacromial O ligamento costoclavicular O ligamento esternoclavicular O ligamento coracoclavicular O ligamento intertubercular.

25 Resposta 10 O ligamento coracoclavicular (alternativa D) com suas divisões (ligamento trapezóide e conóide) representa o principal ligamento de fixação da clavícula, embora também seja um ligamento clavicular, a alternativa C (ligamento esternoclavicular).

26 OBRIGADO!


Carregar ppt "Tirapelli Questões e Problemas Anátomo-clínicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google