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1 EMPLASA CICLO DE EVENTOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO novembro de 2006 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO Roberto Meizi Agune - José Antônio Carlos FUNDAP.

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1 1 EMPLASA CICLO DE EVENTOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO novembro de 2006 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO Roberto Meizi Agune - José Antônio Carlos FUNDAP - Fundação para o Desenvolvimento Administrativo

2 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 2 Dados sobre São Paulo Introdução Quadro Preocupante Rumo ao I–Gov Recomendações e Conclusões

3 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 3 Dados sobre São Paulo Introdução Quadro Preocupante Rumo ao I–Gov Recomendações e Conclusões

4 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 4 O Estado de São Paulo em números... – População de 40 milhões de habitantes – Território com km² (Brasil ,3 km2) – 645 municípios (Brasil ) – PIB de 279,2 US$ bilhões – Orçamento anual de R$ 81 bilhões – Orçamento anual de TI é de R$ 500 milhões – servidores públicos – unidades administrativas

5 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 5 LINHA DO TEMPO

6 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 6 Dados sobre São Paulo Introdução Quadro Preocupante Rumo ao I–Gov Recomendações e Conclusões

7 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 7 Após mais de 10 anos de investimentos, os resultados do E-Gov ficaram abaixo das expectativas. Esse quadro evidencia que o simples aumento continuado dos gastos em tecnologia, é apenas uma parte da solução. Na era do conhecimento, o maior desafio para modernização dos governos está nas dimensões não tecnológicas. Somente cuidando dela, construiremos o Governo da Inovação – I-Gov. Em outras palavras, a população não dispõe, hoje, de um elenco de serviços on-line, compatível com os gastos feitos. Prometeu-se mais do que realmente foi entregue.

8 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 8 Dados sobre São Paulo Introdução Quadro Preocupante Rumo ao I–Gov Recomendações e Conclusões

9 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 9 Um alentado estudo, recém concluído, coordenado pelo Professor Norberto Torres, Chefe do Depto. de Informática da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo, sobre o Grau de Desenvolvimento do Governo Eletrônico Municipal no Brasil, mostra resultados bastante impactantes.

10 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 10 Grau médio de E-Gov (por meio de websites) é muito baixo. Nem tamanho do município, nem seu nível de atividade econômica, determinam o nível de E-Gov promovido. Os municípios do Sul e Sudeste são os melhores em governo eletrônico. Pouco se atingiu em termos de transações on-line e é insignificante o avanço da integração aberta com a sociedade. (E-Democracia). Grau muito baixo de oferta de serviços mais abrangentes e integrados. Fonte: Análise do Desenvolvimento do Governo Electrônico Municipal no Brasil - Professor Norberto Torres Chefe do Depto. de Informática da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo e Diretor do TecGov, 2006

11 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 11 Outro importante trabalho sobre a efetividade do Governo Eletrônico, este no âmbito do administração federal, foi realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU.

12 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 12 Fonte: Relatório de Auditoria da Natureza Operacional voltada para as atividades desenvolvidas no Programa de Governo Eletrônico, relatado pelo Ministro Valmir Campelo, acórdão 1386/2006 – Plenário, processo / O governo não tem conseguido usar a internet para evitar filas e melhorar o atendimento a mais de 30 milhões de usuários com acesso à rede mundial. A maioria das páginas destinadas a serviços públicos apresentam problemas de navegação, penalizando o usuário que tenta buscar atendimento. Além disso, a maioria dos serviços eletrônicos oferecidos não permite que os mesmos sejam totalmente executados pela rede. Muitos dos recursos originalmente dedicados ao Governo Eletrônico, programa essencialmente transversal, são desviados para suprir demandas específicas dos ministérios. Os progressos ocorridos são, em grande parte fruto de esforços isolados de alguns gestores e não reflexo de uma política pública mais compreensiva sobre o tema. Não há, ademais, campanhas consistentes de estímulo ao uso da internet para realização de serviços. Os programas vinculados ao Governo Eletrônico não possuem caráter continuado sendo desativados ou superpostos, ao sabor de interesses políticos.

13 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 13 Estudo correlato realizado em 686 municípios distribuídos entre Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Espanha, México, Portugal e Venezuela,, comandado pelo Professor José Esteves, diretor da cátedra software AG Alianza Sumaq em Governo Eletrônico, mostra números não menos eloqüentes.

14 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 14 Fonte: Análise do Desenvolvimento do Governo Electrónico Municipal. Professor José Esteves, Director da cátedra software AG Alianza Sumaq en e-government Grau desenvolvimento muito baixo! Pouquíssimas cidades atingem um nivel de excelência em E- Gov. municipal. Poucas cidades oferecem todos os E-Serviços considerados básicos. Poucas cidades oferecem E-Serviços de participação cidadã. Muitas cidades oferecem operações on-line mas a maioria não podem ser realizadas completamente on-line. Quase todas as cidades tem , mas isto não significa que o cidadão obtenha respostas aos seus s… Falta de uma estratégia nacional para governo eletrônico municipal, como ocorre, por exemplo, na Inglaterra.

15 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 15 Pouca atenção aos aspectos extra-tecnológicos envolvidos. É importante frisar que não se muda o governo sem tecnologia. Só com tecnologia, também não. O governo só ingressará na era do conhecimento e da inovação (I-Gov) quanto a questão for tratada de forma estratégica. Isto significa colocar o problema na agenda política. Uma infra- estrutura de banda larga é tão ou mais importante do que uma estrada, por exemplo, mas poucos têm plena consciência disso, fora do escalão técnico. Os sistemas e aplicativos do mundo pré-web tendo sido simplesmente transplantados para o ambiente pós-web, sem os redesenhos necessários. É preciso, antes, entender melhor os desafios de uma sociedade pós-industrial, a sociedade do conhecimento. A modernização governamental não pode ficar circunscrita a um único setor ou saber. Ela é intrinsicamente intersetorial e multidisciplinar. Por que não tem dado certo?

16 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 16 Dados sobre São Paulo Introdução Quadro Preocupante Rumo ao I–Gov Recomendações e Conclusões

17 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 17 O conhecimento sempre foi um fator de produção.

18 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 18 Hoje, ele é o fator de produção. Comanda todos os demais.

19 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 19 Fonte dos Elementos Básicos: Angeloni, Maria Teresa. 6ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. Florianópolis, maio mil anos 300 anos algumas décadas ondas do músculo ondas do intelecto ? Organização BurocráticaOrganização em Rede Músculo X Intelecto

20 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC % 17% 25% A evolução recente da receita externa norte-americana de bens intangíveis evidencia a crescente importância monetária do produto conhecimento. Vejamos os números: Principais itens desta pauta: Software, Patentes, Royalties, Serviços de Consultoria, Bens Culturais. Fonte: Institute for the Future O Valor do Conhecimento

21 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 21 Os valores de 2002 são ainda mais expressivos se ampliarmos o conceito anterior e adicionarmos bens tangíveis, que têm, no entanto, o seu custo formado pelo conhecimento neles embutidos. Observemos as cifras: Esta pauta inclui, em adição à anterior, bens tais como: aviões, computadores, robôs, entre outros. Fonte: Institute for the Future 70% 25% 2002 O Valor do Conhecimento

22 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 22 Microprocessadores Software Informática de Consumo Internet Tecnologia Globalização Sofisticação Competição Mudança Cultural Sociedade MARCAS DA NOVA ERA

23 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 23 Trabalho sem qualificação Organizações grandes e lentas Produção padronizada Profusão de níveis hierárquicos EM BAIXA

24 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 24 Visão compreensiva, criatividade, agilidade Organizações enxutas e inovadoras Produção flexível Organização em rede EM ALTA

25 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 25 O FUTURO NA SOCIEDADE INDUSTRIAL Extrapolação do Passado Repetição Alguma novidade? Nada. Aquela monotonia de sempre.

26 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 26 O FUTURO NA SOCIEDADE CONHECIMENTO Ruptura com o passado Mudança Força todo mundo, senão o barco vira!

27 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 27 O Governo, como qualquer organização, ou percebe essa transformação, ou perde a corrida.

28 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 28 Aumento da insatisfação com excessos burocráticos, anacronismo da legislação, morosidade da justiça, só para lembrar alguns; Crescimento dos espaços dominados por máfias, gangues, narcotraficantes, entre outros grupos. Como o governo não pode ir a falência, ficar à margem das mudanças significa perder legitimidade e autoridade, sintomas que se expressam por: O que significa para o governo perder a corrida?

29 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 29 Nova visão de setor público que prioriza a produção e o uso do conhecimento, com vistas a promover melhoria dos processos de governo e valorizar a inovação como prática de trabalho. O que é I-Gov? Idéia + Implementação + Resultados

30 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 30 ESTRUT. ORGANIZAC. PRINCÍPIOSPROCESSOS PESSOAS TIC GESTÃO DA INFORMAÇÃO Visão Tecnocentrada (a ser descartada)

31 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 31 O SETOR PÚBLICO NA ERA DO CONHECIMENTO Visão Integrada TICPESSOAS PRINCÍPIOS PROCESSOS ESTRUT. ORGANIZAC. O SETOR PÚBLICO NA ERA DO CONHECIMENTO

32 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 32 PRINCÍPIOS Ética Transparência Foco na cidadania Orientação para a qualidade Universalização GOVERNO PADRÃO POUPATEMPO

33 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 33 SOCIEDADE Cidadão Parceiro Universidade Governo ESTRUT. ORGANIZAC. Fonte dos Elementos Básicos: Adaptado de Filipe M. Cassapo em apresentação feita na Fundap em 11/07/2006

34 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 34 PESSOAS Estímulo à reflexão e ao espírito crítico Menos chefia e mais liderança Preparado para a solução de problemas complexos Preparado para a aprendizagem continuada

35 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 35 PROCESSOS Máquina de Serviços Públicos Menos burocracia Mais idéias

36 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 36 TIC Internet TV Digital Telefonia Celular Comunicação "Wireless" Computadores Populares CONVERGÊNCIA DIGITAL

37 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 37 Dados sobre São Paulo Introdução Quadro Preocupante Rumo ao I–Gov Recomendações e Conclusões

38 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 38 Criar, dentro de cada órgão, fábricas de inovação no serviço público, utilizando a gestão do conhecimento como modelo conceitual. Estimular o trabalho em equipe, transdisciplinar e intersetorial. Promover profunda revisão legal que facilite o ingresso do setor público na era do conhecimento. Estabelecer novas formas de remuneração vinculadas a produtividade. Utilizar de forma crescente as novas tecnologias para azeitar a máquina pública e agilizar e aprimorar a entrega de serviços à população. Fomentar a profissionalização do serviço público, ampliando o espaço dos cargos de carreira, preenchidos mediante concurso. Recomendações

39 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 39 Na área de criação e utilização do conhecimento, cabe ao governo formular políticas públicas e construir orçamentos compatíveis com a era do conhecimento produzido em massa. As organizações públicas e privadas devem transformar-se em espaços compartilhados de criação de conhecimento. Os governos deverão reinventar-se, tendo com foco a geração de valor para a sociedade e a regulação de mercados com vistas à competitividade. A formação de habilidades para a produção em massa de conhecimento é o principal agente de transformação de uma sociedade e não a aparência de novo trazida pelas TICs. Conclusões Fonte: Understanding Knowledge Societies – In twenty questions and answers with the Index of Knowledge Societies, Department of Economic and Social Affairs, United Nations, New York, 2005.

40 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 40 Os políticos e a elite empresarial, mídia incluída, deverão ser estimulados a entender o alcance das mudanças. Deles depende o ritmo do avanço. A universidade terá importante papel na mudança de paradigmas, que poderá ser estimulado por uma sólida e criativa produção acadêmica sobre os novos tempos. Conclusões À cidadania caberá demandar mudanças. Sem sinais claros e fortes dos cidadãos, os segmentos acima oporão maior resistência às transformações. Fonte: Understanding Knowledge Societies – In twenty questions and answers with the Index of Knowledge Societies, Department of Economic and Social Affairs, United Nations, New York, 2005.

41 I – GOV: O FUTURO É INOVAÇÃO FundapEMPLASA – Ciclo de GC 41 Muito Obrigado a Todos! Roberto Agune - A melhor maneira de prever o futuro, é inventá-lo. Alan Kay


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