A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renato Dagnino Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renato Dagnino Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas."— Transcrição da apresentação:

1 Renato Dagnino Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas

2 Que será que estão esperando que eu fale? Renato Dagnino Que a segunda está impedindo a primeira? Pois é o que eu acho...

3 coisas que os inexatos podem ajudar os desumanos a entender sobre extensão Renato Dagnino

4 Extensão? Já sei... a universidade deve estender à sociedade a tecnologia que detém... tecnologia, sociedade.. ah, fala sério, cara! Renato Dagnino

5 Por que a Extensão Universitária estápatinando? Porque ela, ou os que os que estamos aqui entendemos por ela, pretende aproximar a universidade pública dos mais pobres. E porque os setores que por distintos motivos se opõem a esta mudança possuem maior poder na elaboração da política de C&T (e de educação)

6 os que estão aqui têm… um coração vermelho desejam uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente sustentável

7 eles não perceberam ainda que o conhecimento que possuem, utilizam e difundem é excludente: tende a reproduzir a exclusão social… a maior parte dos que têm … têm a mente cinza

8 Eles acham que a universidade não deve se envolver com a Extensão a ponto de alterar radicalmente a forma como produz (Pesquisa) e dissemina (Docência) conhecimento. A Extensão pode se limitar à face social da universidade.

9 Que setores se opõem a essa aproximação?cinza Há os que têm o coração cinza, que consideram que a universidade deve seguir produzido e disseminando conhecimento armazenado em suas mentes cinzas para os mais ricos. Eles seguirão se opondo e há que neutralizá- los. Eu não me vou ocupar deles.

10 VERMELHO CINZA VERMELHA ? coração mente

11

12 VERMELHO CINZA VERMELHA coração mente CV- MC

13 Esses, que me atrevo a provocar chamando-os de equivocados são os meus interlocutores. É deles que depende a aproximação que queremos!

14

15 Para saber como dialogar com eles é necessário conhecer melhor os corações-vermelhos-com-mente- cinza. E entender por que consideram que não é necessário alterar a forma como fazemos pesquisa e docência, e como entendemos a tecnociência, para lograr a aproximação que querem.

16 E como eles não são iguais, elaborei uma taxonomia tendo por base a resposta à pergunta de como o que fazemos na universidade pode, via extensão, melhorar a sociedade?

17 Esses corações-vermelhos-com- mente- cinza não são iguais. Por isso, elaborei uma segunda taxonomia...

18 Renato Dagnino BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnologia é a aplicação da ciência (verdade que avança) para produzir mais, melhor, mais barato e beneficiar a sociedade Mas se usada a sociedade usá-la para o mal, sem ÉTICA, estamos fritos... TIPO 1

19 Renato Dagnino BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnologia é a aplicação da ciência (verdade que avança) para produzir mais, melhor, mais barato e beneficiar a sociedade ÉTICA ?? Que nada! só com a REVOLUÇÃO resolve!! TIPO 2

20 A ÉTICA RESOLVESÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE

21 A ÉTICA RESOLVE

22

23 ética

24 Otimismo liberal/positivista/ moderno no progresso: Produzida em busca da verdade e da eficiência e submetida ao controle externo e a posteriori da ÉTICA, a tecnociência pode ser usada para satisfazer infinitas necessidades da sociedade

25 para os CV-MC que acreditam que a ética resolve, vou mostrar algumas evidências e tentar desfazer alguns mitos... Renato Dagnino

26 Renato Dagnino vamos ver para quê a tecnociência vem sendo desenvolvida

27 1. para os mais ricos

28 e isso quem diz é a Dra. Amy Smith do MIT... 90% da P&D feita no mundo está orientado à criação de tecnologias para os 10% mais ricos

29 2. para fins militares

30 nos EUA, país que gasta a metade do que se gasta no mundo na área militar, 70% do gasto público em P&D chegou a estar orientado diretamente para ela … outros 15%, para as áreas nuclear e aeroespacial… e sobraram 15% para o resto (saúde, agricultura, energia, etc…)

31 3. para empresas

32 EMPRESA Inovação conhecimento sociedade (cidadania) impactos positivos sociedade (universidade) VISÃO TRADICIONAL: A EMPRESA E O CONHECIMENTO

33 O conhecimento, para chegar à sociedade, tem que passar pela empresa Se a empresa for inovadora e competitiva, gerará crescimento, bons empregos, produtos bons e baratos, desenvolvimento... -

34 do que se gasta em pesquisa hoje no mundo, 70% é na empresa e, deste, 70% é em transnacionais e os 30% restantes estão também a serviço do interesse empresarial

35 As 20 empresas que mais gastam em pesquisa no mundo gastam mais do que dois países... E eles não são Bangladesh e Burma... São França e Grã-Bretanha

36 4. para aumentar a produtividade

37 jobless growth economy: a produção aumenta, mas o emprego diminui....

38 planejada exacerbado 5. para que as empresas induzam obsolescência planejada e consumismo exacerbado

39 se supunha que com a concorrência intercapitalista a tecnociência das empresas permitiria melhorar e baratear produtos...

40 e recuperaríamos, como consumidores, o que perdíamos como trabalhadores...

41 mas...

42 a oligopolização, a financeirização, a globalização, etc. têm produzido o efeito contrário...

43

44 A ÉTICA RESOLVE

45 mas além de todas essas razões que mostram porque a tecnociência que fazemos na universidade a distancia dos mais pobres, fica a pergunta: mas ela não poderia ser usada para outra coisa?

46 quero usar a tecnociência - com ética - para a inclusão social Pronto, meu amo...

47 SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE

48 o marxismo, explica o desenvolvimento de tecnologia, NO CAPITALISMO, pelo interesse do empresário em elevar a produtividade do trabalho passível de ser apropriada pelo capitalista, em função do contrato social vigente que legitima a propriedade privada dos meios de produção, como lucro

49 mas, no longo prazo para além das especificidades dos modos de produção (escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo, comunismo), o marxismo convencional considera o desenvolvimento das forças produtivas como linear e inexorável...

50 o moinho de vento nos deu o senhor feudal, a máquina a vapor nos dará o capitalista industrial (Marx) o taylorismo é o modo científico como temos que organizar o trabalho no socialismo (Lenin)

51

52 o sócio-pan e o capital gancho

53 revolução

54 Otimismo da esquerda marxista convencional: as forças produtivas empurram linear e inexoravelmente a sociedade mediante exigências de eficiência e progresso que ela própria estabelece Hoje a tecnociência oprime mas amanhã, quando apropriada pela classe trabalhadora, a liberará e conduzirá ao socialismo

55 socialismo

56 Avermelhando mentes

57 nem ÉTICA nem REVOLUÇÃO poderão fazer que a tecnociência que temos deixe de causar exclusão e degradação... acreditar no contrário terá um resultado desastroso...

58 Voltemos à nossa tipologia! Há mais 2 tipos? parece que ainda dá para avermelhar mais…

59 NEUTRA CONTROLÁVEL AUTÔNOMA A ÉTICA RESOLVEA REVOLUÇÃO RESOLVE CONDICIONADA POR VALORES NADA RESOLVE!! POLITIZAÇÃO E REPROJETAMENTO RESOLVEM

60 ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO

61 ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO crítica marxista/pessimista da Escola de Frankfurt: valores e interesses capitalistas incorporados na produção da tecnociência condicionam sua dinâmica e impedem seu uso em projetos políticos alternativos

62 e se o Peter Pan pegar a espada, poderá construir o socialismo... será que a Tecnociência é como a espada do capitão Gancho?

63 ou será que a Tecnociência é como uma vassoura de bruxa? e será que a bruxa boa pode voar com a vassoura da bruxa má?

64 e tentou... uma bruxa boa já tentou...

65 MAS PARECE QUE NÃO TEM JEITO!

66 DEMONIZAR? e agora…?

67 IMPLODIR??

68 INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA postura engajada e otimista: a tecnociência é construção social a ser reprojetada mediante a politização e internalização de valores e interesses alternativos às instituições onde é produzida: pluralidade, controle democrático interno e a priori

69 a questão não é de apropriação do que existe, mas de Adequação Sociotécnica então, a questão não é apropriar-se da tecnologia

70 NEUTRA CONTROLÁVEL AUTÔNOMA A ÉTICA RESOLVEA REVOLUÇÃO RESOLVE CONDICIONADA POR VALORES NADA RESOLVE!! POLITIZAÇÃO E REPROJETAMENTO RESOLVEM

71 nem ÉTICA nem REVOLUÇÃO poderão fazer que a tecnociência que temos deixe de causar exclusão e degradação... acreditar no contrário terá um resultado desastroso...

72

73 mas como transformar desejos em política?

74 começando por sensibilizar os corações-vermelhos-com- mente- cinza! pois vâmo nessa cumpadi!! Renato Dagnino

75 é a espada do capitão gancho ou... vassoura de bruxa? afinal, que é a Tecnociência?

76 afinal, que é Tecnociência?

77 que há dentro da caixa?

78 e não há ética ou revolução que o fará mudar... o palhaço já estava dentro da caixa

79 muito obrigado!


Carregar ppt "Renato Dagnino Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google