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Gestão da Tecnologia e Inovação Profa. Ms. Marinete A. Martins

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Apresentação em tema: "Gestão da Tecnologia e Inovação Profa. Ms. Marinete A. Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Tecnologia e Inovação Profa. Ms. Marinete A. Martins
Pesquisa básica e Pesquisa aplicada Profa. Ms. Marinete A. Martins Slide 2

2 Mafalda 2 Slide 2

3 O problema geral O relacionamento entre pesquisa básica e pesquisa aplicada é uma das questões fundamentais de política científica e tecnológica em todas as áreas de conhecimento. 3 Slide 2

4 O problema geral Essencialmente, esta questão tem a ver com as motivações do pesquisador e com o destino, ou a apropriação social dos frutos de seu trabalho. 4 Slide 2

5 Envolve verdades e interesses universais;
Pesquisa básica Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista; Envolve verdades e interesses universais; 5 Slide 2

6 Pesquisa básica É feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que se tenha na pesquisa uma aplicação imediata; Aplica o conhecimento pelo conhecimento; Busca o conhecimento para a difusão deste na comunidade. 6 Slide 2

7 Exemplo de pesquisa básica
A pesquisa básica em educação consiste: produção de conhecimentos sobre educação em ciências; busca de respostas a perguntas sobre ensino, aprendizagem, currículo e contexto educativo em ciências e sobre o professorado de ciências e sua formação permanente, dentro de um quadro epistemológico, teórico e metodológico consistente e coerente, no qual o conteúdo específico das ciências está sempre presente. 7 Slide 2

8 Exemplo de pesquisa básica
Linhas de pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba: Cotidiano escolar; Educação superior; História e historiografia: políticas e práticas escolares. 8 Slide 2

9 Pesquisa aplicada Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas/objetivos específicos; 9 Slide 2

10 Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Pesquisa aplicada É realizada com objetivo de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo; 10 Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Slide 2

11 Pesquisa aplicada É realizada ou para determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado; 11 Slide 2

12 Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) – Campinas/SP
Pesquisa aplicada É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos; 12 Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) – Campinas/SP Slide 2

13 Pesquisa aplicada Envolve conhecimento disponível e sua ampliação;
Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - Campinas/SP Único acelerador de partículas do hemisfério sul 13 Slide 2

14 Pesquisa aplicada Aplica o conhecimento visando utilidade econômica e social; Busca o conhecimento pela apropriação do "know how" e/ou patentes. 14 Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – Campinas/SP Slide 2

15 Os modelos de ação O modelo de ação mais comumente difundido na sociologia da ciência é o da "Republica da Ciência", ou da "cidade científica”. Neste modelo, a atividade científica e essencialmente uma atividade voltada para a busca do conhecimento, com um sistema de prêmios, recompensas e punições baseado no maior ou menor sucesso nesta busca. 15 Slide 2

16 Os modelos de ação As razões pelas quais as pessoas buscam o conhecimento são irrelevantes para o modelo: o que importa é que o conhecimento seja algo cuja posse seja considerada importante em si mesmo, e não para outros fins. 16 Slide 2

17 Cidade Científica no Vale do Silício/USA
Os modelos de ação As “cidades científicas” controlam suas próprias instituições - centros de pesquisa, revistas especializadas, institutos - e distribuem internamente seus recursos. 17 Cidade Científica no Vale do Silício/USA Slide 2

18 Os modelos de ação O segundo modelo de ação pode ser denominado de "modelo do progresso técnico". A principal premissa deste modelo é que a atividade científica, como qualquer outra forma de conhecimento humano, tem por objetivo resolver problemas práticos e utilitários vividos pelas sociedades em suas diversas etapas ou formas de desenvolvimento. 18 Slide 2

19 Os modelos de ação O pesquisador escolherá sua área e seu tema de pesquisa em função de sua utilidade social, e esta utilidade determinará sua recompensa. 19 Slide 2

20 Os modelos de ação Esta recompensa, ou remuneração, pode consistir tanto em prestígio e poder social quanto em remuneração financeira em função da utilidade do produto do conhecimento. 20 Slide 2

21 Os modelos de ação O produto do conhecimento tem, por definição, um valor de mercado que pode ser estimado e que transcende seu mero "valor de uso" como conhecimento em si. Ele pode, assim, ser trocado por outros valores - na forma de licença, royalties ou exploração dos produtos. 21 Slide 2

22 Os modelos de ação O terceiro modelo, finalmente, vê a atividade científica essencialmente como parte das atividades complexas das grandes organizações contemporâneas. 22 Slide 2

23 Instituto Butantan – São Paulo/SP
Os modelos de ação Sua referencia histórica não é a ciência artesanal, individualizada, nem a tecnologia do inventor isolado, mas as grandes organizações técnico-científicas contemporâneas. 23 Instituto Butantan – São Paulo/SP Slide 2

24 Os modelos de ação Instituições voltadas para a produção industrial, por exemplo, tenderiam a sancionar trabalhos mais aproximados ao modelo de progresso técnico, enquanto que instituições mais especificamente de pesquisa tenderiam a valorizar trabalhos mais próximos ao modelo acadêmico. 24 Slide 2

25 Modelos típicos da atividade científica
República da Ciência Progresso Técnico Tecno-burocracia valores buscados conhecimento pelo conhecimento utilidade econômica e social por via técnica crescimento e fortalecimento organizacional. sistema de aferição de qualidade pelo consenso da comunidade científica pela aceitação do produto no mercado pela valorização do trabalho na organização recompensa prestígio acadêmico e benefícios decorrentes valor de venda do produto poder burocrático-organizacional apropriação do produto pela difusão na comunidade pela apropriação do "know how" pela organização tipo de ciência produzida ciência "acadêmica" ciência "'aplicada" ciência "básica". 25 Slide 2

26 Pesquisa básica x Pesquisa aplicada
A questão da pesquisa básica versus pesquisa aplicada ou pesquisa acadêmica versus pesquisa tecnológica não é nova e certamente não se esgotará agora. Ela envolve o governo de uma nação, o dinheiro dos contribuintes e as prioridades que a administração no poder procura dar à sua atuação. A questão tem se repetido ciclicamente, de modo que os resultados começam a ser previsíveis. 26 Slide 2

27 Mafalda 27 Slide 2


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